terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Bolo Russo


A minha infância foi passada entre 3 bolos! E chegavam!... Os de festa eram sem dúvida o Bolo Chiffon de Chocolate e a Torta de Ananás ou de Morango. O terceiro era um bolo simples, daqueles que fazem boa companhia a um chá e dão sabor a um qualquer lanche. É um bolo fofo, muito saboroso, e que a mim me sabe sempre a menina.... Nesta Quadra Festiva, pode ser um substituto do tradicional Pão-de-Ló, já que é um bolo de textura semelhante. E fica óptimo com Queijo da Serra, tal como o Pão-de-Ló.....

Ingredientes

6 ovos
150 gr açúcar
1 colher de sopa de açúcar
150 gr de farinha de trigo peneirada
1 colher de chá de fermento em pó
margarina para untar a forma
farinha para polvilhar
50 gr de amêndoa pelada

Preparação


Bater as gemas e o açúcar até obter um creme fofo. Noutro recipiente, bater claras em castelo firme, juntando uma colher de sopa de açúcar logo que levantem, batendo mais um pouco. Misturar o creme das gemas e açúcar com as claras em castelo e o fermento em pó alternando com a farinha, aos poucos. Mexer com cuidado até já estar bem ligado, altura em que se despeja na forma se alisa e se espalham as amêndoas por cima. Levar a cozer em forno pré-aquecido, a 170ºC, por 20 a 25 minuntos. Desenformar após arrefecer um pouco.


Bom Apetite!

16 comentários:

Ana Rita Marreiros disse...

Deve ter ficado super fofinho.
Podes enviar uma fatia para o pequeno almoço?

Bjinhos e Feliz Natal,

Rita

Carla Oliveira disse...

Vou já levar esta fatia!
Beijinhos

Luisa Alexandra disse...

Que bonito, ficou mesmo apetitoso!

Susana Matias disse...

que maravilha e bolo...

Parabéns

Barida disse...

Olá Babette,
Cá em casa também fazemos sempre bolo russo nesta quadra, é um bolo tão bom! Mas costumamos também misturar-lhe nozes picadinhas, fica um bolo mais escuro e também muito saboroso :-) beijinho

Anónimo disse...

que engracado, nunca tinha ouvido falar do bolo russo! e nunca me teria passado pela cabeca que pao de lo combina com queijo da serra! a experimentar, sem duvida! :)
beijinhos
sofia

De cozinha em cozinha disse...

Babette,
Parece-me um bolo excelente, especialmente pelas memórias que traz. Adoro bolos e pratos carregados de memórias: são a melhor partilha que existe.
Beijinhos e umas Boas Festas.

Filipa disse...

Olá! Eu também não conhecia tão distinto bolo! Gostei da receita pela simplicidade e pela história, pois bem sabes que sou pelas histórias! Também gostei do teu paninho....Um beijinho e bons preparativos!

welze disse...

que delícia de massa. parece um bolo que comia na minha infância que era o de fécula de batatas. estou pela primeira vez por aqui e adorei seu blog. quando puder dê uma passadinha no www.gostosurassemtravessuras.blogspot.com, será muito bem vinda.

Chocolate na Cozinha disse...

Perfeito!!! Como tudo o que vc coloca aqui.
Feliz Natal!!
bjs,
Verônica

Natália Eleutério disse...

Desejo-te a ti e toda a família um Feliz Natal e Próspero Ano Novo, bjs

Cantinho da Jana!!! disse...

Oiii...
Bom, como disse no blog,não poderei visitar meus amigos nesses dias pois vou curtir um pouco a minha família que mora longe.
Assim quero passar em alguns cantinhos pra deixar um FELIZ NATAL e um Ano Novo lindo, cheio de realizações e tudo de melhor que o coração de cada um de vocês possa desejar...
Desejo um novo ano abençoado a você e sua família...

bjos
Jana
http://janainamechi.blogspot.com/

Mar disse...

Bolos para chá. Para tardes com amigas. Naquelas conversas intermináveis, que enchem de curiosidade os homens:)
Gosto sempre de fazer destes bolos para essas alturas. Este será, certamente, um dos que vou fazer da próxima vez que juntar amigas em casa.
Obrigada por mais uma receita!

Beijo

Mar

Mónica Pinto disse...

Este é o tipo de bolo, simples mas delicioso que faz parte das recordações de infância de muitos de nós!E essa fatia está uma verdadeira tentação!
Babette, deixo aqui os meus desejos de que passem todos um feliz Natal e de que o novo ano seja um ano fantástico, cheio de coisas boas!
Beijinhos para todos!

Renata disse...

Delicioso, por certo! Bem fofinho, uma maravilha, e o queijo da Serra, que me traz tao boas lembrancas de Portugal...


Te deixo aqui um abraco, e votos de um Feliz Natal!

moranguita disse...

babette fica ebmffoinho pelo que vejo
e simples adoro estes bolos assim e ajudam a nao comer os fritos :-)
beijinhos