sexta-feira, 14 de maio de 2010

Bolo Chiffon de Chocolate com Cobertura de Queijo-Creme



O Bolo Chiffon de Chocolate é, assim por dizer, o bolo de festa da minha família. Desde pequena que aniversários e outras festividades como uma final dos "Jogos Sem Fronteiras" (lembram-se?...) ou um "Festival da Eurovisão" eram assinalados com este bolo. Sempre servido simples. Sempre perfeito. Quem o faz habitualmente é o meu pai e a minha irmã. Muito bem, mesmo! E, talvez por isso, eu nunca me tinha "atrevido" a fazê-lo. Era, como explicar, algo que pertencia ao pelouro deles, e que eu não ousava experimentar. Até ao momento em que criei o Blog. Pronto: aqui está ele, enfeitado (sacrilégio!...) e pronto a servir de bolo de aniversário do meu filho R. (o D. soprou a vela na Tarte de Morangos). Afinal as tradições da família são para perpetuar...

Ingredientes


Para o Bolo:
175 gr de farinha (1 e 3/4 de chávena de chá)
1/2 de chávena de chá de óleo
3/4 de chávena de chá de cacau
2 colheres de chá de fermento
3/4 de chávena de água a ferver
1/4 de colher de chá de bicarbonato
1/2 colher de chá de baunilha
300 gr de açúcar (1 e 3/4 de chávena de chá)
7 ovos
uma pitada de sal fino

Para o recheio e cobertura:
2 embalagens de queijo philadelphia light
2 colheres de sopa de leite
100 gr de açúcar confeiteiro
raspa de um limão
raspas de chocolate


Preparação

Para o Bolo: Dissolver bem o cacau na água a ferver. Na taça da batedeira, colocar a farinha previamente misturada com o fermento, abrir um buraco e juntar todos os ingredientes, à excepção das claras e do bicarbonato. Bater à mão por 30 minutos (outros tempos!...) ou na batedeira por 10 minutos. Bater as claras em castelo com o bicarbonato e envolvê-las delicadamente na massa. Vai ao forno em forma grande (ou duas de 24 cm) sem untar. Levar a cozer por 50 minutos (forma grande) ou 25 minutos (cada forma de 24 cm). Voltar sobre um prato e só desenformar depois de frio.

Para o Recheio e Cobertura: bater na batedeira todos os ingredientes até obter um creme espesso. Rechear o bolo com uma parte do creme. Cobrir com o restante creme e enfeitar com raspas de chocolate.

Bom Apetite!

28 comentários:

Belinha disse...

k belo bolo! Lindo! Esse creme de queijo deve ser delicioso com o chocolate:) bjinho*

Margarida disse...

E digo mais, se as tradições são assim BOAS devem ser perpetuadas e repetidas sempre! ; ) Que maravilha de bolo..
beijinho

Laranjinha disse...

Que maravilha! Também me lembro de toda a família ver os Jogos sem Fronteiras e o Festival da Eurovisão.

Beijinhos

Paulinha disse...

E ainda bem que o fizeste pois ficou lindissimo e bem apetitoso.
Tradições como esta devem ser sempre repetidas e da melhor maneira possível, tal como fizeste!!!

Um beijinho

Turista Ocasional disse...

Este bolo tem óptimo aspecto mesmo, numa outra oportunidade acho que vou experimentar.
Eu hoje tb estou a fazer um bolo de chocolate (o Brigadeirao está neste momento no forno) pois além de chocolate adoro leite condensado e nesse departamento não sou a única cá em casa. O Motivo é simples, amanha o L. regressa a casa e quero fazer-lhe uma singela surpresa para o receber.

Beijinhos e óptimo fim-de-semana a todos os níveis.

Fla disse...

Que delícia de bolo. Já estou levando a receita comigo.
Bjs

® disse...

Esse bolo é a festa!
Maravilhoso....=D e você como sempre muito caprichosa...deixou o q era de seu pai e sua mana ainda mais bonito, viu?!
Gostei demais de ter ensinado...:)
um bejim e uma linda sexta!
Vinni

Cristina disse...

Que giro, também se passa o mesmo com o chiffon de chocolate, que cá em casa pertence ao pelouro da mãe. Tenho a exacta sensação que referes e por isso deixo-o sempre para ela faezr... porque até parece que sabe melhor! Não costumamos recheá-lo, mas ficou lindissimo e para a próxima faz a mãe o bolo e eu trato da cobertura!

Sissamar disse...

Tem um aspecto muito bonito! Acho-o mesmo um bolo muito requintado! ehehehe, a sério, fica lindo e faz um vistão!
Beijinhos
Silvia

Vanuza Pantaleão disse...

Uma parte das nossas lembranças ficam ligadas ao nosso paladar. Isso me ocorre várias vezes! Esse bolo é ótimo! Delicioso! Um grande abraço! Guilherme

Luisa Alexandra disse...

Que lindo, adorei o aspecto.

Efigênia Coutinho ( Mallemont ) disse...

Ola, eu quando voltar para minha casa no Brasil, quero fazer essa delicia, e depois venho aqui dizer o que achei.
ADOREI
este seu cantinho,
Efigenia Coutinho
in New York

Lusitana disse...

E eis que me apeteceu dizer-lhe, Babette, como aprecio esses comentários que precedem a receita... São eles também que desvendam a sua personalidade e os ritmos da sua vida!
As fotografias estão excelentes, apetece ser uma raspinha de chocolate para poder entrar na festa...

Anónimo disse...

Adoro bolo chiffon de chocolate, mas nunca o provei recheado muito menos coberto mas parece-me uma excelente ideia!

Marly disse...

Que visão mais tentadora, a desse bolo! aliás, esse blog é pura tentação; por isso mesmo vou me incluir entre os seguidores nesse instante, rsrs.

Beijinho e bom fim de semana

Salsa Verde disse...

Bom, este bolo pertence mesmo à categoria "pecado da gula" (eheheh)!!!
Fantástico de aspect e até já estou a salivar só de imaginar o sabor de todos estes fantásticos ingredientes.
Lia

manjericota disse...

Eis o bolo chiffon q tanto desejo!

Bjo gde e um ótimo final de semana,
Dani :)

ameixa seca disse...

É bom que receitas assim sejam perpetuadas. Nunca se sabe quando passam a ser adquiridas por outras famílias :)

M. disse...

Ui, essa fatia... Que bolo maravilhoso!!!
Bjs e bom sábado!
Madalena

♥ mesa para 4 disse...

Que bonito e tão bom :*

Anónimo disse...

Este Bolo de Chocolate enquadra-se na minha Galeria das Delícias! Gostei muito da substituição do Chantilly pelo Creme de Queijo Light. E está provado que a Afectividade tem muita influência na Culinária: não há como uma receita de Família para aconchegar o estômago e matar saudades!...Também recordei os tempos em que viamos os filmes, os Festivais e os Jogos Sem Fronteiras em Família... Vão longe esses tempos como longe estão os meus Filhos e netinhos...Venha uma fatia desse Bolo de Chocolate, he,he...Bjs. Bombom

Valentina disse...

Realmente tem coisas nas quais achamos que o terreno eh de outros, ne?! Ainda mais quando eh assim algo da esfera familiar. Mas que bom que voce o fez e o apresentou. Bolo chiffon eh muito bom. e este esta visualmente tao bonito.

a dona do tacho disse...

Lindo
E parabéns pelo aniversário dos seus filhos

Isabel Salvador disse...

que bolo espectacular,uauuuu,jinhoss

Unknown disse...

Este recheio e cobertura está excelente.Optima ideia. Beijinhos

Suzi disse...

Este bolo ficou fenomenal! Beijinhos

Isabel disse...

Uma deliciosa receita de família tão generosamente partilhada!
beijinhos Babette.

Caderninho de Receitas disse...

Mas que delicia, está com um optimo aspecto. Nós aqui em casa adoramos.
O tua receita é igual à da minha sogra que durante anos fez e refez vezes sem conta ara os aniversários de todos nós. Mas recheava e decorava com o que tivesse à mão.
Agora já a neta faz também.
Beijos