segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Creme de Couve-flor com Croutons



Esta semana vão aparecer propostas para servir nesta Quadra Festiva, sem contudo serem as sugestões mais habituais. Uma sopa, uma sobremesa, uma sugestão para um pequeno-almoço, ou lanche, ou brunch diferentes e um acompanhamento que até pode ser prato principal. Porque o meu Natal  é feito sobretudo de tradições, mas também guardo espaço para algo novo e que possa ser especial...

Um creme bem suave que pode servir como entrada de um dia de Festa, como o Dia de Natal ou o Jantar de Passagem de Ano. Tem a vantagem de poder ser confeccionado com antecedência (até de véspera, guardando depois no frigorífico) e aquecida a quantidade pretendida do creme mesmo antes de servir.


Ingredientes


1 couve-flor
1 alho francês
2 cebolas
1/2 couve branca
1 cenoura
2 batatas grandes
1 nabo
cerca de 1 litro de caldo de legumes
sal, azeite
para servir: azeite, salsa picada, croutons


Preparação


Cortar os legumes em pedaços muito pequenos. Numa panela, deitar os legumes, cobrir com o caldo de legumes (ou o necessário para cobrir todos os legumes) e, depois de ferver, cozer em lume brando por 40 minutos. Passar na varinha mágica e rectificar o sal. Regar com um fio de azeite. Colocar a sopa no prato de servir, regar com um fio extra de azeite, salsa picada e croutons. Servir de imediato!


Bom Apetite!


9 comentários:

Ana Rita Marreiros disse...

Aqui em casa tb tenho sopinha de entrada, até porque as crianças comem sempre uma conchinha.

Bjinhos e Feliz Natal,

Rita

Bichinha disse...

Mas que bela sopinha. Já não via essas tacinhas de repolho há alguns anos. Engraçado como continuam a fazer uma vistaça com uma sopinha lá dentro contrariando as mais modernas. Boa semana

Filipa disse...

E que rica sugestão! Aliás, como sempre! Tens toda arazão: o Natal é feito de tradições....as nossas e a dos outros! Em minha casa todos os anos temos sempre gente de nacionalidades, ou regiões do País diferentes e por isso vamos incorporando mais e mais tradições! Qualquer dia é mais comida que gente! Um beijinho :)

ameixa seca disse...

O frio não nos larga, as sopas são uma óptima sugestão sempre :)

São Ribeiro disse...

É UMA ÓPTIMA SUGESTÃO E QUE SABE TÃO BEM , FICOU COM UM ASPECTO TÃO BOMMMMMMMMM.
HÁ BASTANTE TEMPO QUE NÃO VIA DESSAS TAÇAS.
BJS

Mar disse...

Que belas fotografias! Adorei a introdução das tigelas em forma de couve, até há pouco tempo consideradas um pouco kitsch, mas que agora se tornaram numa espécie de must have. Eu sempre gostei muito desta loiça. Um pormenor que diz da dedicação de quem transformou uma coisa tão básica como uma sopa, num momento que terá sido, certamente, de guardar. Obrigada pelo espaço de partilha que é este blog.

Beijo da Mar

moranguita disse...

no almoço de natal ha sempre sopinha. ajuda a controlar para quando vem os doces hehe
a sopinha esta uma maravilha
beijinhos

Susana Gomes disse...

Foi precisamente a sopa que servi no jantar de dia 25! :)
Depois de tantos doces e desvarios, soube mesmo bem uma sopa quente e cremosa. :)

Susana disse...

Esta sopa marcou o início do nosso jantar de dia 24 e a minha mãe (que adora sopa) aprovou-a.
Deliciosa... para a próxima experimento o liquidificador, tal como sugeriste.

Bjs