quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Panquecas de Requeijão



Nesta Quadra festiva, uma sugestão para surpreender e caprichar também no pequeno-almoço ou no lanche!... ou ainda num Brunch de Ano Novo!... Segui as indicações da colher de pau e umas panquecas de requeijão, fofas e delicadas, tornaram o nosso lanche de domingo verdadeiramente especial...

Um beijo muito especial à minha irmã, que faz hoje anos e que tem por lema culinário que "mais vale uma má panqueca que um bom pão...". Confesso que não partilho desta máxima, mas se a opção for entre uma "boa panqueca e um bom pão" ... no mínimo, fico indecisa... Vá, mana, não podia haver hoje um post mais certo para ti: toma lá uma bela panqueca!... E parabéns!

O prato, de porcelana de fino recorte, é do século XIX e pertencia à casa dos meus bisavós. Ficamos em família, portanto.

Ingredientes

1/2 requeijão
1 ovo
2 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de farinha
1 colher de chá de fermento
100 ml de leite (ou um pouco mais)
1 colher de sobremesa de óleo vegetal

Preparação


Esmagar muito bem o requeijão com o açúcar e adicionar o ovo misturando bem. Juntar depois a farinha e o fermento e incorporar o leite a pouco e pouco até se obter uma mistura grossa e homogénea. Juntar o óleo e misturar bem. Levar uma frigideira anti-aderente ao lume, untando-a com um pouco de gordura. Colocar colheradas de massa para formar as panquecas do tamanho que desejar. Quando começarem a formar bolhinhas à superfície estão prontas a virar. Deixar dourar bem dos dois lados e retirá-las depois para o prato de servir. Degustar com compotas a gosto, mel, nutella ou simplesmente com açúcar e canela.
Bom Apetite!

15 comentários:

Fa disse...

Olá, Babette
As suas panquecas são inspiradoras ...Obrigada pela antecipação da resposta à minha possível pergunta sobre a origem do prato. É lindo! Excelente para fotografar, pelo contraste e pelo jogo de sombras que propícia. bjs

Luisa Alexandra disse...

Ficaram mesmo lindas, parabéns à mana.

Catarina Nogueira disse...

As panquecas t~em realmente um excelente aspecto! Parabéns à tua irmã, e já agora, um Feliz Natal!

Élia disse...

Estas panquecas convenceram-me, DIVINAIS!
Jinhos e FELIZ NATAL

Mar disse...

Não dá mesmo para acompanhar o seu ritmo, pois não? Todos os dias coisas boas para partilhar. E para abrir o nosso apetite! A mim, tem-me inspirado muito, o seu blog. Obrigada por isso. E pelas fotografias. E pelos textos plenos de sensibilidade.
E parabéns à irmã:)

Beijo da Mar

ameixa seca disse...

Perfeitas para a tua irmã e para mim, que sou louquinha por tudo que é panqueca :)

argas disse...

Ficaram lindas :) Acho que ela vai gostar :P

Mana disse...

Obrigada maninha!!! São umas panquecas deliciosas. Aliás, tive o privilégio de jantar (sim, jantar!) uma pratada de panquecas quentinhas, feitas pela Babette para mim, antes de uma longa noite de trabalho! Muito, muito, muito obrigada! Adoro-te! E para os teus fãs não pensarem que sou chalupa, aqui fica a minha verdadeira máxima de vida: "Glória não é não cair, mas sim levantarmo-nos no fim de cada queda". Mai' nada!

Angela Escritora disse...

Olá!
Fazendo buscas conheci seu blog. NOme perfeito! passarei a seguir.
Este filme é , certamente, um dos prediletos. Até falei sobre ele no blog que estou mantendo sobre comida e literatura. E vou te linkar!
http://cafezinhocombiscoito.blogspot.com
Até a próxima!

São Ribeiro disse...

MAS ESSAS PANQUECAS FICARAM SUBLIMES, UMA MARAVILHA DE PEQUENO ALMOÇO PARA MIM.
UM SUPER FELIZ NATAL .
BJS

turbolenta disse...

Passei apenas para desejar um Bom Natal.
bjs

moranguita disse...

sabem muito bem entao agora nas ferias quero ver se faço
vai a engorda lol
parabens a tua mana.
beijinhos

Sandra Barradas disse...

Cá em casa domingo é dia de panquecas, depois de começar não se consegue largar....


Um feliz Natal para ti e para toda a familia.

bjinhos
Sandra

Fatias Douradas disse...

Que ricas panquecas!
Festas Felizes!
Beijinhos

Mundo do Sabor disse...

Huuum,Babette,sou admiradora de panquecas, com requeijão na massa não conhecia, está na minha extensa listinha.Aproveito para te desejar muita saúde,paz e realizações em 2011!

Beijos