sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Lasanha de Vegetais


A minha paixão por vegetais é tão grande que consigo afirmar, com toda a certeza, que o top das minhas preferências de lasanhas vai para esta versão vegetariana!.... A seguir vem a de bacalhau com espinafres, e só em terceiro lugar a tradicional lasanha à bolonhesa. Esta versão levou beringela, courgette e cogumelos frescos: uma trilogia vencedora!... Atrevam-se e ficam fãs!...

Ingredientes (4 pessoas)

Para a lasanha:
4 placas de massa de lasanha fresca
1 beringela
1 courgette
250 gr de cogumelos de Paris frescos
1 cebola
4 colheres de sopa de polpa de tomate
Azeite, noz-moscada, louro moído, sal, manjericão seco

Para o molho béchamel:
1 colher de sopa de margarina
1,5 colheres de sopa de farinha
500 ml de leite (magro)
sal, noz-moscada e sumo de limão
queijo ralado para gratinar

Preparação

Recheio: Numa caçarola grande (ou wok), refogar a cebola picada com um pouco de azeite. Colocar os cogumelos fatiados e saltear por uns minutos. Juntar a courgette e a beringela cortadas em tiras grossas. Juntar a polpa de tomate, um pouco de sal, de noz-moscada, louro e manjericão seco e deixar cozinhar, destapado, por cerca de 20 minutos ou até os vegetais estarem cozinhados e o molho se ter reduzido. Reservar.

Molho béchamel: Num tachinho, deixar derreter a margarina e juntar a farinha, mexendo bem até se formar uma bola. Deitar o leite (deve estar quente) em fio mexendo sempre. Quando terminar, deixar o molho ferver um minuto só até engrossar. Fora do lume temperar com noz-moscada e umas gotas de sumo de limão. Rectificar o sal, se for necessário.

Untar uma assadeira com margarina e colocar uma primeira camada de lasanha, depois um pouco do recheio de vegetais e um pouco de molho béchamel, outra placa de lasanha, repetindo o processo, terminando com uma camada de lasanha. (Para estas quantidades obtém-se 3 camadas de recheio). Cobrir a lasanha com o restante molho béchamel e polvilhar com queijo ralado. Levar ao forno pré-aquecido, nos 180ºC, por 25 a 30 minutos, até estar dourada.


Bom Apetite!


19 comentários:

Dani disse...

que aspecto delicioso bjs

Luisa Alexandra disse...

Gosto imenso de lasanhas, principalmente com este tipo de recheio mais leve.
O aspecto da tua refeição está uma delícia.

De cozinha em cozinha disse...

Babete,
A lasanha ficou com um aspecto excelente. A minha lista de prefer~encias, no que respeita a lasnhas, também começa pela vegetariana e pode seguir-se a de bacalhau e espinafres que acho uma excelente combinação.
Beijinhos

Élia disse...

Fiquei fã do aspecto!Vou levar para testar:)
jinhos

Unknown disse...

Tambem sou fa de lasanha com vegetais e penso que nao tem mais adeptos, pois por vezes as pessoas nao sabem muito bem como dar sabor e cozinhar os vegetais da melhor maneira. A tua sugestao e muito boa.

Beijinhos e bom fds

Suzana Parreira disse...

Babette,

Também sou fã da lasanha vegetariana. Para dizer a verdade nem acho particular graça à tradicional lasanha à bolonhesa e a minha segunda favorita também leva espinafres, vem é com requeijão como companhia. É um prato perfeito para estes dias invernais. :)

Bj e bom fim de semana*

ameixa seca disse...

Sem dúvida que este é o meu tipo de lasanha :)

argas disse...

Que aspecto tão bom!!

Daniana Bittencourt disse...

Que delícia...
Bem nutritiva também.
Fiquei curiosa quanto a lasanha de bacalhau, pois gosto muito deste peixinho...

Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

São Ribeiro disse...

NUNCA COMI LASANHA DE VEGETAIS , MAS A TUA AGRADOU-ME IMENSO.
BJS

moranguita disse...

babette tamebm adoro lasanha
e ato boaaaaaa
mas vege ainda nao fiz
mas deixaste.me cheia de vontade de fazer
beijinhos e bom fim de semana

Mar disse...

Um dos pratos favoritos do meu filho! A ver se experimento dar-lhe a provar a versão vegetariana da babette:)
Depois digo como correu.
Belas fotografias, abrem o apetite!

Bom fim de semana!

Mundo do Sabor disse...

Lasanha é meu prato preferido, vegetais são o meu forte, esta combinação está de matar, esta última foto então....um pecado!!!

www.mundodosabor.blogspot.coom

Beijinhos

Fla disse...

Também adoro lasanha com vegetais e não sinto falta alguma de carne neste prato.
A sua está linda e apetitosa.
Bjs

Mar disse...

Já experimentei! E correu muito bem! Aprovada pelo paladar apurado do meu filho de cinco anos:)
Obrigada por mais uma receita para fazer felizes os outros!
NB: Acrescentei espinafres e cenouras.

Beijo da Mar

Babette disse...

Que bom que foi aprovado aí por casa!...
E ainda por cima num belo "cenário"...
Um beijo
Babette

Daniela disse...

Ando com muita vontade de fazer uma lasanha destas, vou seguir a sua receita! Obrigada!

Feliz Natal :)
BocaGulosa*

Jo disse...

Fiquei com muita vontade de experimentar!

Susana disse...

Foi experimentada esta semana e já está agendada a sua repetição! Divinal mesmo!!

Beijinhos nossos