terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Bolo de Arroz






O fenómeno da blogosfera tem destas coisas. Uma receita que é publicada, alguém que a recria, mais alguém que a experimenta ... e eu começo a pensar que também tenho de a fazer!... Foi assim que este bolo, publicado primeiro no Publicar para Partilhar, recriado pela Isabel e depois pela Fa, veio parar à minha mesa. Diferente, gluten free, de Inverno...



Ingredientes

2 chávenas de chá de arroz cru demolhado 12 horas
1 chávena de chá de leite 

4 ovos médios
3/4 de chávena de chá de óleo
1,5 chávenas de chá de açúcar
100 gr de queijo flamengo ralado
1 colher de sopa de fermento


Preparação


De véspera, colocar o arroz de molho em bastante água. No dia seguinte, escorrer a água e colocar o arroz, juntamente com o leite e o óleo no liquidificador, batendo muito bem. Juntar os ovos e o açúcar e voltar a bater muito bem. Adicionar o queijo e bater de novo. Por último, acrescentar a colher de fermento e envolver  rapidamente. Levar ao forno a, pré-aquecido, a  180º C, por 45 minutos, numa forma untada e polvilhada. 

Bom Apetite!


17 comentários:

Belocas disse...

Um bolinho de aspecto caseiro mesmo como eu gosto. Huuuummmm!!!
Bjs

De cozinha em cozinha disse...

Bom dia babette,
Ainda ontem parei uns minutos a olhar para esse bolo, já marcada como uma das receitas a experimentar, e mais uma vez olho para ele e digo. está para breve...
Beijinhos

fuat gencal disse...

Hayırlı günler, ellerinize, emeğinize sağlık. Çok leziz ve iştah açıcı olmuş.

Saygılar.

Tuquinha disse...

Vou experimentar novamente...já o testei e saiu-me mesmo muito mal...agora que volto a ver aqui contigo e com este asoecto acho que vou voltar a fazer. Está delicioso
Beijinhos e Um SANTO NATAL

Luisa Alexandra disse...

Que lindo ficou o teu bolo, é uma versão que aprecio imenso.

Tulipa disse...

O arroz deve ficar desfeito ou é só para envolver com os outros ingredientes??

Babette disse...

Tulipa:
Depois de demolhado e de batido no liquidificador, o arroz ficou totalmente desfeito, apesar de a consistência final ser bastante diferente da de um bolo com farinha de trigo.
Babette

Ana Rita Marreiros disse...

Que aspecto humido e fofo que tem essa fatia.
Está belissimo...

Bjinhos e Feliz Natal,

Rita

http://bembons.blogspot.com

ameixa seca disse...

A adição do queijo deixou-me muito curiosa ;)

saboracasa disse...

está com aspecto optimo. Vou tentar no feriado. Quando chegar a casa já coloco o arroz de molho. Obrigada pela Dica

Daniana Bittencourt disse...

Parece tão fofinho e úmido!
Amei essa receita.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Fa disse...

Olá, Babette
Não nos disse se tinha gostado ... Eu adoro este bolo, embora provavelmente a minha versão ainda fique menos convencional por não conseguir desfazer o arroz. bjs

argas disse...

Que textura gulosa!

Babette disse...

Fa,
É muito perspicaz... de facto não foi dos bolos que mais me convenceu, mas não quis influenciar quem quisesse experimentar.... No entanto gostei de ter experimentado a receita, pois a utilização do arroz cru tinha-me deixado curiosa! Um beijo
Babette

Receitas para a Felicidade disse...

A blogoesfera tem realmente destas coisas, partilhar e recriar e novamente partilhar. Parabéns o teu bolo tem realmente um optimo aspecto, fofo e delicioso. Beijos e bom feriado.

Susana Gomes disse...

e eu que ainda não tinha visto a receita, fiquei mesmo com vontade de experimentar.
Parece ter uma consistência bem ao meu gosto. :)

Filipa disse...

Mas que receita curiosa! Gostei mesmo da ideia! Será que aguento esperar pelo próximo fim-de-semana (em que o forno ganha vida!) ? Um beijinho :)