segunda-feira, 16 de maio de 2011

Cheesecake Light



A história deste Cheesecake light é muito engraçada... A receita foi-me dada pela minha "comadre", a S., que, como toda a gente que a conhece sabe, é muito pouco dada a actividades domésticas, em particular culinárias. Assim, quando disse ao Z. que ia fazer, para o Dia da Mãe, uma receita que a S. me tinha dado (e que costuma fazer!...), o Z. respondeu imediatamente: "Quem?..." Rimo-nos e eu disse que era verdade! Fiz a receita. No Dia da Mãe contei aos meus pais quem ma tinha dado. Diz o meu pai: "Quem?...". Risota outra vez. Mas é verdade!... A "princesa" S. de vez em quando faz esta delícia!... Como disse entretanto a minha mãe: "Se a S. faz é porque é simples e light!..."


Ingredientes


1 pacote de bolacha Maria
90 gr de margarina (usei becel culinária)
1 colher de sopa de leite
1 embalagem de queijo-creme light
1 lata de leite condensado light
sumo de 1/2 limão
5 + 1 folhas de gelatina
compota de morango, a gosto
morangos frescos para enfeitar


Preparação


Na picadora, ralar a bolacha Maria. Misturar, com as mãos, a bolacha com a margarina, que deve estar à temperatura ambiente e a colher de leite. Forrar o fundo de uma tarteira com esta massa e reservar no frigorífico. Demolhar as 5 folhas de gelatina num pouco de água por unas 5 minutos e dissolvê-las num pouquinho de água quente. Numa taça, bater bem o queijo-creme com o leite condensado. Juntar o sumo de limão e a gelatina dissolvida e misturar bem, até se obter um preparado homogéneo. Deitar por cima da base e levar ao frigorífico. Depois de estar solidificado, preparar a cobertura. Demolhar mais uma folha de gelatina em água fria e dissolvê-la num pouco de água quente. Juntar a compota de morango (cerca de 1/2 frasco) e misturar bem. Espalhar por cima do creme de queijo, e levar novamente ao frigorífico até solidificar. Servir bem fresco, enfeitado com morangos frescos.



13 comentários:

Maria disse...

O aspecto da tarte é simplesmente delicioso, para comer sem culpa...
Maria

Mónica Silva disse...

Babette tem um optimo aspecto, eu adoro cheesecake e se for light ainda melhor :)

Beijinho

Fatima disse...

Ficou com um óptimo aspecto e ainda por cima é light!
Beijinhos

Luisa Alexandra disse...

Tem um aspecto mesmo bom!

Anónimo disse...

Tem um aspecto por demais apetitoso... Acho que não devia ter espreitado o teu blog durante hora de almoço (o que é o caso por aqui)

Beijinhos

Mar disse...

Mesmo apetecível, este pecado que não suscita arrependimento ou sentimentos de culpa:)
Gosto muito destes doces. São os que mais evocam os dias quentes de Verão. Especialmente de frutas, por se harmonizarem tão bem com o resto. Receita para um dia de Verão, então.

Um beijo com carinho. A pensar muito em dias de Verão. Com mar.

Mar

ameixa seca disse...

Essa fatia promete :)

Borbols na cozinha disse...

Olá, estou chegando agora e já me tornei seguidora, adorei conhecer seu blog. Essa receita está demais! Parabéns!!! Venha me visitar qnd puder, vou adorar. Bjs

São Ribeiro disse...

SOU LOUCA POR CHEESECAKE E ESSE ALÉM DE LINDO É LIGHT, NÃO DÁ PARA RESISTIR....
BJS

Fla disse...

Deve ter ficado uma delícia, e é light que beleza!
Bjs

Susana disse...

A S., que não é dada a devaneios culinários, encontrou neste cheesecake o seu "porto de abrigo"... E que giro que é surpreender toda a gente! Parabéns pelo texto, comadre.

A "S";)

Ângela Ribau disse...

Olá!!Já experimentei esta receita de Cheesecake e ficou excelente!!Acho que tem a consistência ideal!!É muito bom!!
Ângela

Ângela Ribau disse...
Este comentário foi removido pelo autor.