sexta-feira, 13 de maio de 2011

Crepes de Bacalhau


Um prato leve e de que eu gosto muito: crepes salgados. Agora me lembro que, a par do tímbale de frango, os crepes salgados foram das minhas primeiras receitas, para receber os primeiros amigos e a família, pouco depois de me casar. Há muito tempo que não fazia uns crepes salgados... Os de bacalhau sempre foram os meus preferidos, pelo que foi a sugestão escolhida para servir neste Dia da Mãe. Como entrada, acompanhados de salada,  ou como prato principal, juntando também um pouco de arroz branco, são sempre uma boa opção. Leve e requintada. 

Ingredientes

Para a massa de Crepes:
125 gr de farinha
1 colher de café de sal
3 ovos
1 colher de sopa de óleo
3,5 dl de leite

Para o Recheio:
250 gr de bacalhau demolhado
1 molho de espinafres
1 cebola
1 dente de alho
azeite, noz-moscada

Para o Molho Aveludado:
20 gr de margarina
1 colher de sopa bem cheia de farinha
25o ml de caldo de peixe
Sal, sumo de limão, noz-moscada


Preparação

Começar por preparar o RecheioCozer os espinafres por 15 minutos, retirar o excesso de água, picar e reservar. Desfiar o bacalhau em crú e refogar com azeite, alho e cebola picados por 5 a 10 minutos. Temperar com um pouco de noz-moscada. Adicionar os espinafres e misturar bem. 

Preparar o Molho AveludadoNum tachinho, deixar derreter a margarina e juntar a farinha, mexendo bem até se formar uma bola. Deitar o caldo de peixe (deve estar quente) em fio, mexendo sempre. Quando terminar o caldo, deixar o molho ferver um minuto só até engrossar. Fora do lume temperar com noz-moscada e umas gotas de sumo de limão. Rectificar o sal, se for necessário.

Envolver o recheio com o molho e reservar.

Para a massa dos Crepes: misturar todos os ingredientes na batedeira ou no liquidificador. Numa frigideira anti-aderente, colocar um pouquinho de margarina e colocar 4 colheres de sopa de massa para fazer cada crepe. Assim que começarem a aparecer bolhinhas à superfície, virar o crepe e deixar cozinhar do outro lado. Devem ser feitos com espessura fina. Reservar num local aquecido.

Rechear cada crepe com um pouco de recheio, fechando-o como se vê na foto. Untar uma assadeira com um pouquinho de margarina. Colocar os crepes e levá-los ao forno, só para aquecer, no 150ºC durante uns 15 minutos. Servir de imediato.

Bom Apetite!

9 comentários:

Sara Ramos disse...

Adoro crepes recheados, são muito versáteis. Ficaram bem bonitos.

Santa Gastronomia disse...

Ai, Babette, que delícia: crepes de bacalhau!!!

Bjinhus..

Tuquinha disse...

Olá Babette...
Obrigada pela visita. Eu tenho andado bastante ausente destas andanças de blog; mas consulto sempre que posso o seu. Não comento muitas vezes porque realmente nem sei que diga...é que desde os pratos culinários á preparação de mesas e loiças,são de tão bom gosto que eu e o meu bloguinho somos uma insignificância...por isso peço desculpa mas daqui para a frente quando puder vou deixar umas palavrinhas.
Desejo um resto de Domingo agradável. Um beijinho

Sérgio Gomes disse...

Gostei mesmo muito da ideia! Acho que vou experimentar!

Beijos.

Paula Pacheco disse...

Humm com bacalhau deve ter ficado uma delicia, eu quando fazia era sempre a bolonhesa, ótima dica,
bjs
Paula

Mar disse...

Era este o post perdido, por causa do apagão do blogger na semana passada:) Tão bonitos, os teus crepes. Mais uma maneira de reinventar a maneira de comer bacalhau. Muito requintada e leve. E ficaram tão bonitos, os teus crepes! Teria sido lamentável terem ficado algures no mundo virtual, sem serem partilhados:)

Um beijo num dia de sol.

Mar

Gisela disse...

Gosto muito de crepes salgados, com uma salada a refeição fica pronta
Um beijinho

moranguita disse...

uma bela refeiçao mesmo, eu sou fa de crepes apesar de la em casa ser raro fazer nao conseguimos resistir hehe
beijinhos

Unknown disse...

EU JÁ GOSTO DE CREPES , AINDA MAIS SE FOR DE BACALHAU, E ESSA ESTA DE ENCHER OS LHOS E DEVE ESTAR MARAVILHOSA!!!
E APROVEITO PARA CONVIDAR VC. A VIM CONHECER MEU BLOG!!!