sexta-feira, 27 de maio de 2011

Scones de Gengibre




Passou a ser a minha receita preferida de scones. Têm a textura e o sabor perfeitos. Com manteiga, com queijo, com fiambre, com mel ou compota.  Fazem-se nuns minutos. Ideais quando apetece um lanche diferente. Ou ao pequeno-almoço de domingo, usados como isco para atrair uns olhinhos preguiçosos pelo cheiro de forno quente... Deliciosos! Deliciada fiquei também ao estrear o meu primeiro prato de pé alto. Em bicos de pés...


Ingredientes (para 10 a 12 scones)
(Receita do blog Trem Bom)


225 gr de farinha
1 colher de chá rasa de fermento
35 gr de açúcar
1/2 colher de chá de gengibre moído
1 pitada de sal
50 gr de margarina gelada, em pedacinhos
125 gr de iogurte natural (usei grego)
1 gema de ovo


Preparação


Numa taça, peneirar a farinha, juntar o fermento, o açúcar, o gengibre e o sal. Adicionar os cubinhos de margarina e, com as pontas dos dedos, misturar bem até obter uma farofa grossa. Abrir um buraco e, no meio, colocar o iogurte. Mexer primeiro com uma faca, do meio para fora, até ligar um pouco os ingredientes. Amassar então com as mãos, só até obter uma massa homogénea e moldável. Espalmar a massa com a palma da mão e, com um cortador ou com o bordo de um copo, cortar discos de massa. Colocá-los num tabuleiro que primeiro foi forrado com papel vegetal. Pincelá-los com gema de ovo. Levar a forno quente (180ºC) por 13 a 15 minutos. Deixar esfriar numa rede de bolos. Servir mornos. A qualquer hora do dia...


Bom Apetite!




17 comentários:

Lusitana disse...

E nada melhor para nos fazer feliz que uma ninharia como a que conta: estrear um pratinho BP que há muito se ambiciona e AQUELA receita de scones que vai destronar a anterior. Beleza de fotografias!
Beijinho

Sandra Barradas disse...

Têm sido o meu lanche rápido ultimamente, quando tenho mais tempo lá sai um bolo mas regra geral faço scones sempre que eu e a pequena temos visitas.Tb experimentei um ade gengibre adorei. as a receita que mais tenho usado tem sido a do ultimo livro da Mafalda Pinto Leite, são super leves..

bjinhos

Luisa Alexandra disse...

Gosto imenso do toque do gengibre, estou certa que vou adorar experimentar esta receita!

Guidinha disse...

Que óptimo aspecto :)
O prato de pé alto é lindo de morrer!

Receitas para a Felicidade disse...

Vou ter de testar esta receita e por isso já a levo comigo, espero que não te importes. Ficaram lindos.

beijinhos e bom fim de semana!!

Mar disse...

Eu já gostava de scones. E também do ritual de os fazer. De pôr a mesa para o chá, enquanto estão no forno. Mas com gengibre, ainda mais. Vou gostar ainda mais. Obrigada por me lembrares que é tempo de fazer scones com o meu filho. Para ficarmos todos cheios de farinha:)
E sabes, tenho um prato de pé alto igual ao teu. Bordallo Pinheiro, não é?

Um beijo de bom fim-de-semana.

Mar

Fa disse...

Olá, Babette
Gostei dos muito dos pratos (branco de pé e rosa), assim como da receita. Adoro scones. Só não faço com mais frequência porque os como todos de forma pouco racional. Mas vou experimentar estes.
bjs

Deborah Martin Salaroli disse...

Oi, Babette
Esse seus scones devem ter ficado saborosíssimos.
Parabéns!

***Ah, você sabia que eu te sigo e que seu blog está nos meus favoritos? Venha me visitar tb...
Bjs

Laranjinha disse...

Olá Babette,
os scones são uma delícia. Parabéns.

Valentina disse...

Babette, os teus scones ficaram lindos! e a tua louca eh simplesmente maravilhosa. Fiquei muito satisfeita de que a receita te tenha agradado. super abraco e bom finde.

Ilídia disse...

Gosto imenso de scones. Não os costumo fazer para o chá, mas para o pequeno-almoço. Estes parecem-me perfeitos. Experimento-os um dia destes. Obrigada pela partilha. Beijinho

Suzana Parreira disse...

Babette,

Estes scones de gengibre da Valentina também me ficaram na retina. Têm de ser deliciosos! E uma fornada de scones a sair é um conforto sem par. :))

Beijo e um óptimo fim de semana*

Sérgio Gomes disse...

Acho que Estes scones vão fazer parte do meu pequeno almoço amanha.

Beijos.

Babette disse...

Obrigada a todos pelos comentários tão simpáticos. Uma fornada de scones é realmente um consolo para a alma (e para a barriga)!

Mar:
Bordallo Pinheiro, sim senhora. Ofereceram-mo na Páscoa.

Fa:
Os pratos rosa também são Bordallo Pinheiro. O que é nacional é bom!

Babette

ameixa seca disse...

Babette, foi uma pena não teres podido comparecer no Sábado. Vimos muitas peças Bordallo Pinheiro, terias adorado e acho que também terias gostado da companhia, talvez :) Ainda não tenho nenhum prato de pé alto, esse é bastante bonito e os scones, vindos do Trem Bom, só podem ter ficado perfeitos :)

Babette disse...

Ameixinha:
Tive realmente pena, mas se a maior parte dos sábados são calmos este foi particularmente concorrido! Um almoço fora, a tarde a receber um amiguinho dos meus filhos e ainda uma outra festa a que já nem conseguimos ir.
Onde viram essas peças todas?... deixaram-me curiosa! Pelas peças e pelas meninas todas que se juntaram na invicta!
Babette

moranguita disse...

acabadinhos de sair do forno sao o pequeno almoço ideal para mim
beijinhos