Esta receita de Bacalhau Espiritual, do Mestre Silva, é a que se faz na casa dos meus pais. Não sendo uma recordação de infância, é uma memória muito presente dos tempos de adolescente. Era um prato que se servia habitualmente em jantares volantes, dado ser muito prático para comer. Lembro-me de alguns aniversários, meus e da minha irmã, em que este prato foi servido com muito sucesso. Nunca o tinha feito eu, e estava na "to do list" de 2011. Este Almoço de Páscoa pareceu-me o pretexto perfeito. Delicioso, e com doces memórias presentes...
Ingredientes (para 6 pessoas)
600 gr de bacalhau desfiado
60 gr de margarina (usei 50 gr)
400 gr de cenouras (usei 500 gr)
2 cebolas médias
2 dentes de alho
2 pãezinhos demolhados em 2,5 dl de leite quente
1 colher de sopa de queijo ralado (ou pão ralado)
Para o creme:
90 gr de margarina (usei 75 gr)
100 gr de farinha de trigo
1 litro de leite
3 ovos
sal, pimenta e noz-moscada
Preparação
Desfiar o bacalhau mais finamente que se conseguir. Ralar muito finamente as cenouras, partir as cebolas e os alhos muito picadinhos. Embeber os pãezinhos partidos em pedaços pequenos no leite quente. Num tacho grande, colocar a margarina, os alhos, as cebolas e as cenouras e deixar alourar uns minutos. Juntar o bacalhau e ligar bem, deixando apurar mais uns minutos. Adicionar os pãezinhos ao preparado, ligar muito bem sobre o lume e retirar. Reservar. Numa caçarola pequena, preparar o creme: derreter a margarina, juntar a farinha de uma só vez e adicionar, em fio e mexendo sempre, o leite quente. Deixar levantar fervura e retirar do lume, deitando as 3 gemas de ovo e mexendo bem. Temperar de sal, pimenta e noz-moscada, a gosto. Dividir então o creme em duas partes: juntar a primeira ao preparado de bacalhau e envolver bem. Bater as claras em castelo firme e, de forma suave, envolvê-las na segunda parte do creme. Num pirex untado com margarina colocar o creme de bacalhau e alisar. Por cima, colocar o creme com as claras. Polvilhar com queijo ou pão ralado. Levar ao forno previamente pré-aquecido, a 200ºC, por 15 minutos ou até se apresentar bem gratinado. Servir imediatamente com uma boa salada de alface.
Bom Apetite!
19 comentários:
Perfeito...adoro este bacalhau...bjokinhass
Muito, muito, muito bom aspecto. Realmente um bom pretexto para colocar mais um visto na lista dos "to do" de 2011.
(Ainda bem que ainda é muito cedo para almoçar caso contrário terias acordado irremediavelmente o meu apetite)
Beijinhos
É muito bom.
Bjs
Adoro bacalhau!
Este teu prato de bacalhau é uma delicia.
Ficou muito bonito.
Beijinhos
Olá, Babette
Este também era um prato que a minha mãe fazia muito para almoços volantes. A receita é excelente. Um pouco trabalhosa para mim por causa do processo de desfiar o bacalhau. O aspecto do seu bacalhau espiritual é divinal, condizente com o nome.
bjs
Ficou com um óptimo aspecto.
Divinal, para prolongar a palavra da Fa. Um aspecto tão delicioso e espiritual, que apetece antecipar a hora de almoço. Muito trabalhoso, este prato. Mas compensador. Ficou muito bonito, o bacalhau espiritual da tua Páscoa.
Um beijo de bom dia, minha Babette!
Excelente... esse pratinho ficou ui ui... tentador. Beijinhos
Babette eu adoro este bacalhau, fica sempre uma delicia :) como o teu!
Beijinho
Babete: seu blog está cada vez mais especial!
Eu sempre tive vontade de comer este bacalhau, e agora que vc postou, tenho certeza que é muito bom, que vale a pena fazê-lo!
Parabéns por todas as coisas que vc posta aqui!
Bjinhus..
ADOREI este bacalhau!!
Vou levar a receita para os dias inspirados!
Beijinhos
UM BACALHAU MUITO APRECIADO AQUI EM CASA.
O TEU FICOU FANTÁSTICO...ADOREI
BJS
Adoro, simplesmente! Mas, curiosamente, nunca fiz! Receita anotada na minha lista! Um beijinho :)
maravilhoso gostei muito beijinhos
Obrigada a todos pelos simpáticos comentários. É de facto um prato muito saboroso e com uma apresentação irrepreensível!
Babette
...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...
desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ
COMPARTIENDO ILUSION
A FESTA DE BABETTE
CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...
ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE MEMORIAS DE AFRICA , CHAPLIN MONOCULO NOMBRE DE LA ROSA, ALBATROS GLADIATOR, ACEBO CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER ,CHOCOLATE Y CREPUSCULO 1 Y2.
José
Ramón...
babette que belo prato de bacalhau
ate eu me ia babar com este almoço de pascoa
beijinhos
Experimentei o seu bacalhau e tive de passar por aqui a dizer que adorei e que não fiz alteração nenhuma espero que não se importe pois postei-o no meu blog
Bjs Mariana R.
Enviar um comentário