quarta-feira, 25 de maio de 2011

Carolino de Espargos


Estou rendida ao "nosso" arroz carolino!... Está outra vez na moda e com razão: para receitas de arroz malandro, ou levemente caldoso, a goma característica deste arroz, que lembra o arborio ou o carnároli dos risottos, é excelente, permitindo obter um resultado cremoso e cheio de personalidade!... Este arroz carolino de espargos, encheu as medidas num jantar de sexta-feira à noite. O facto de os espargos serem biológicos só veio enriquecer o sabor final. Foi a ponte perfeita entre o final de uma semana de trabalho e o início de um fim-de-semana que se queria calmo e luminoso...

Ingredientes

1 copo de arroz carolino
2,5 copos de água
1 cebola pequena
1 molho de espargos
1 gole de vinho branco
1 caldo de legumes
azeite, sal

Preparação

Arranjar os espargos, lavando-os e retirando a parte de baixo mais fibrosa. Parti-los aos bocados. Num tachinho colocar um fio de azeite e a cebola picada a refogar por uns minutos. Adicionar os espargos e o vinho branco e deixar refogar um pouco, até o vinho evaporar. Juntar a água, o caldo de legumes e rectificar o sal. Quando ferver, adicionar o arroz, reduzir para o mínimo e deixar cozer por 15 minutos. Esperar 2 minutos fora do lume e servir de imediato.

Bom Apetite!


10 comentários:

Sara Ramos disse...

Também é uma das variedades que reina mais cá em casa. Beijinhos

Carla disse...

Babette,
É verdade, temos um arroz carolino de excelente qualidade. Lá em casa quase só entra o carolino, mesmo para o arroz seco.
Este de espargos ficou de fazer água na boca.
Beijinhos

Babette disse...

Carla e Sarinha:
Um elogio ao carolino! Agora também passou a ter lugar cativo cá em casa. Se bem que não dispenso os "irmãos": o agulha, o basmati, o arborio, o de jasmim.... Sim. Sou viciada em arroz!
Babette

Mar disse...

O meu arroz de eleição. O nosso arroz. Que dá aquela consistência cremosa e caldosa a refeições que reconfortam. Ficou muito bonito e acolhedor, o teu arroz carolino de espargos. O meu marido iria adorar, certamente. Gosta mesmo muito de espargos. Eu vou tentando a reconciliação, depois dos enjoos na gravidez:)

Um beijo com carinho.

Da Mar

Babette disse...

Pensei nisso, quando o fiz. Que ainda estás a "fazer as pazes" com os espargos... Mas olha que ficou realmente muito bom!
Um beijo, para mim já um bocadito tarde...
Babette

Filipa disse...

Se algum dia saíu de moda eu nem dei conta! Para mim é indispensável. Um beijinho

Babette disse...

Filipa:
Se calhar nunca saíu de moda! Talvez mais hábitos do que outra coisa. Há muitos anos que não se usa na casa dos meus pais. E eu sou daquelas "filhas" que quando casou continuou a comprar o mesmo detergente que se usava nos pais, o mesmo leite e ... o mesmo arroz! Hábitos, portanto.
Um beijo
Babette

Marta Benicá disse...

Olá, passei para conhecer seu blog e suas receitas e adorei suas idéias. Estarei sempre por aqui. Um abraço, Marta.

moranguita disse...

babette e o meus arroz favorito. fica tao bom nos mais variados pratos. nao dispenso
este arroz esta um mimo
beijinhos

ameixa seca disse...

Foi sempre o arroz cá de casa e pode muito bem fazer-se arroz doce e risoto com ele... os puristas que fiquem com os carnarolis e etc :) Eu como o que é nosso!