segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Risotto de Bacalhau com Grelos


5 receitas de bacalhau. Assim será o mote para estes dias. Porque apesar de a minha noite de Consoada ser muito tradicional, servindo à mesa bacalhau cozido com todos e para todos, sei que há quem procure pratos de bacalhau alternativos para esta Quadra. Por isso ficam algumas sugestões, com os votos  de que o fiel amigo possa estar à mesa da maioria dos portugueses…



Ingredientes

2 copos pequenos de arroz para risotto (arborio ou carnaroli)
1 lombo de bacalhau
1 dente de alho
1 chalota
1 molhinho de grelos
manteiga (3 colheres de sobremesa)
azeite
água de cozer o bacalhau (1/2 litro)
água de cozer os grelos (1/2 litro)
1 copo de um bom vinho branco

Preparação

Cozer o bacalhau em água apenas fervente por 17 minutos. Escorrer, guardando a água da cozedura e lascar o bacalhau em pedaços grandes. Cozer os grelos num pouco de água com sal por 15 a 20 minutos, escorrendo de seguida e aproveitando também a água da cozedura. Num tacho largo, colocar o alho picado e a chalota também picada, um fio de azeite e duas colheres de sobremesa de manteiga. Quando aquecer juntar o arroz e mexer bem, até que este mude de cor (cerca de 2 minutos). Deitar o vinho branco e deixar que evapore. Juntar, a pouco e pouco, a água de cozer o bacalhau e a de cozer os grelos, que devem estar quentes, mexendo sempre o arroz até que este absorva o líquido. Adicionar, a meio do processo de cozedura, o bacalhau lascado e os grelos. Continuar a juntar os caldos quentes até que acabem. No final deste processo o arroz deve estar cozido (mais ou menos 20 a 25 minutos). Já fora do lume, juntar uma colher de sobremesa de manteiga e envolver bem. Deixar tapado por uns 3 minutos antes de servir.

Bom Apetite!

5 comentários:

Um toque de canela disse...

Um risotto delicioso, mesmo a cheirar a natal!
Beijinhos

Mar disse...

Ainda ontem falávamos de risottos. Mais especificamente do risotto do Shis. Sempre naquele ponto.
Uma alternativa pode bem ser esta que deixas hoje. Embora em casa dos meus pais o Natal seja bem tradicional:)

Um beijo.

Mar

Ilídia disse...

Gostei desta fusão entre o risotto italiano e o nosso bacalhau com grelos! Belíssima sugestão, embora por cá também se coma bacalhau com todos na noite de Natal.

Um beijo,
Ilídia

Anónimo disse...

Uma excelente sugestão!

Babette disse...

E porque não? Comida de fusão à mesa dos dias de Natal!...
Beijos!
Babette