terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Chutney de Tamarilho e Ananás e Um Feliz Ano Novo!


Mais um chutney da estação, feito a partir de tamarilhos que chegaram à minha cozinha pela mão da I. Um chutney que acompanha especialmente bem queijos fortes e apimentados, pratos de carne ou de caça. Fica a sugestão para acompanhar, quem sabe, o assado da noite de passagem de ano...  

A todos, votos de um Ano de 2014 realmente bom. Com saúde, alegria e o coração quente. Com desejos realizados e surpresas  boas que vos façam felizes. Com esperança. Com amor!


Ingredientes

28 tamarilhos
4 cebolas
4 dentes de alho
4 maçãs
1 chávena de chá de ameixas secas
450 gr de ananás em conserva, aos pedaços
calda do ananás
2 colheres de sopa de gengibre fresco ralado
pimenta caiena
1 colher de sopa (rasa) de sal
2 chávenas de chá de vinagre de sidra
4 a 5 chávenas de chá de açúcar mascavado

Preparação

Escaldar os tamarilhos em água a ferver durante 3 a 5 minutos. Passá-los depois por água fria e tirar a pele. Picar grosseiramente a polpa para um tacho. Descascar e picar as cebolas e os alhos. Descascar e descaroçar as maçãs, partindo-as depois em pedaços. Picar as ameixas ou tâmaras. Num tacho grande e baixo, colocar todos os ingredientes e deixar ferver, mexendo frequentemente, por 40 minutos a 1 hora. Colocar em frascos esterilizados e fechar depois de frios. 

Bom Apetite! 

4 comentários:

Papinha Doce disse...

Feliz Ano Novo!!
Bjos

Mar disse...

Acabei agora mesmo de o pôr na mesa:) esqueci-me de te dizer há pouco que o teu chutney estaria presente. Uma delícia só! Obrigada. Muita felicidade com esperança! Um beijo.

Bombom disse...

Nunca tinha visto nem ouvido falar em Tamarilhos, mas gosto muito de Chutney. Por isso fiquei bem curiosa. Vou estar mais atenta quando for às compras...
Festas Felizes!
Bjs. Bombom

Babette disse...

Papinha,
Obrigada!

Mar,
Nós e a nossa maneira de nos "pormos" à mesa: tu nos verdes das minhas mesas de Natal e de Almoço de Ano Novo (depois vês!...) e eu no chutney da mesa de passagem de ano ;) Que bom que assim é.

Bombom,
Há quem lhe chame tomate brasileiro. É qualquer coisa entre tomate e maracujá ;)
Babette