terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Uma espécie de Meia Desfeita de Bacalhau


Gosto muito de bacalhau com grão! Parece que este era um prato tipicamente lisboeta e que se comia nas tabernas às doses e às meias doses. Como o prato se chamava "desfeita de bacalhau", quando se pedia meia dose, pedia-se "meia de desfeita", que rapidamente se transformou em "meia desfeita" . Independentemente da sua origem, esta é uma combinação de ingredientes deliciosa! 



Ingredientes

1 lombo de bacalhau
400 gr de grão de bico 
2 ovos
azeite
sal
salsa

Preparação

De véspera, demolhar o grão de bico em bastante água. No dia seguinte, cozer em água com um pouquinho de sal, por 45 a 55 minutos ou até estar bem cozido. Escorrer e reservar. Cozer o lombo de bacalhau em água apenas fervente, por 17 minutos e lascá-lo grosseiramente. Cozer 2 ovos e cortar às rodelas. Numa travessa de ir à mesa, colocar o grão de bico cozido, as lascas de bacalhau e as rodelas de ovo. Polvilhar com salsa picada e temperar generosamente com um bom azeite.

Bom Apetite!

4 comentários:

Anónimo disse...

Meia é mesmo só de nome! Está formidável.

Papinha Doce disse...

Ficou divinal, fantástico. bj

Mar disse...

Sabes que não gostava nada de grão, quando era pequena? A minha mãe utilizava muito. De muitas maneiras. Eu reclamava quase sempre, mesmo que não adiantasse nada:) E agora gosto tanto. Ainda ontem, no jantar em modo preparação-flash, enquanto falávamos.
E gosto muito assim. Em versões bem tradicionais, sem grandes reinvenções. Uma sugestão: acrescenta cebola bem picadinha e um dente de alho, se quiseres. Dá-lhe uma alma muito especial.

Um beijo.

Mar

Babette disse...

O grão é tão rico, tão saciante. Também gosto muito. Cada vez mais!
Babette
PS. Vou experimentar os teus melhoramentos, Mar ;)