quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Lasanha de Abóbora e Beringela Assadas com Ricotta


Apetecia-me lasanha. E apetecia-me uma lasanha de Outono. Com tudo o que há de improvável na combinação de abóbora com beringela. E um creme ligeiro de Ricotta... Ficou uma delícia, esta minha lasanha de Outono. Com cheiros saborosos no ar. Primeiro os legumes a assar no forno, depois o molho de tomate, e por fim o cheiro da lasanha a gratinar. Uma lasanha diferente, mas muito saborosa. De Outono.

Ingredientes (4 pessoas)

4 placas de massa fresca de lasanha
1 beringela grande
750 gr de abóbora butternut
sal, pimenta noz moscada
1 fio de azeite
250 gr de queijo ricotta
queijo mozzarella ralado, a gosto

Preparação

Lavar e descascar a abóbora, partindo-a aos cubinhos. Lavar a beringela e cortar também em cubos. Num tabuleiro de ir ao forno, colocar uma folha de papel vegetal e dispor os legumes. Temeperar com sal, pimenta, noz-moscada e um fio de azeite. Levar ao forno a assar, no 190ºC, por 25 minutos. Colocar o queijo ricotta numa taça, temperar com sal, pimenta, noz-moscada e misturar com um pouco de queijo mozzarella ralado. Envolver bem com um garfo ou uma vara de arames. Numa assadeira, colocar um fio de azeite e colocar a primeira camada de massa. Colocar 1/3 do recheio de vegetais e cobrir com 1/3 do creme de ricotta. Colocar outra camada de massa e repetir o procedimento. Com estas quantidades obtemos 4 placas de massa com 3 camadas de recheio. Cobrir com o molho de tomate, a gosto e polvilhar com queijo ralado. Levar ao forno a 180ºC, a gratinar, por 20 minutos.

Bpm Apetite!



12 comentários:

Babero disse...

hola, ¿qué combinación tan interesante!
su blog es de muy buen gusto.
felicitaciones

Inês Ginja disse...

Adorei esta lasanha. Mesmo ao meu gosto! E eu que tenho uma abóbora dessas à espera de ser usada :)
Um beijinho.

Graça disse...

Excelente sugestão! Sou fã de todos os ingredientes!

Anónimo disse...

Quem bom seria ter esta lasanha em casa à minha espera para o almoço!
Abraço

Lusitana disse...

Lasanha bem exótica esta. Adorava experimentar, isto é, comendo-a. Nada de confusões, não se trata de a cozinhar. Nunca me saiu bem, nas tentativas que fiz. E não gosto de a comer na maioria dos restaurantes, abusam do queijo.
Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

Babette,
A maravilha das lasanhas é podermos variar infinitamente nos recehios e termos sempre um prato saboroso. Gostei muito da abóbora, da beringela nem tanto, mas não dizia que não a uma fatia.
Beijinhos

argas disse...

Que delicia que deve ser!

Lume Brando disse...

Olá Babette!
Uma lasanha de legumes bem diferente:)
Adoro os ingredientes e se dizes que é deliciosa, vou ver se não demoro muito a experimentar...
Um beijinho
Teresa

Sofia.Lopez disse...

Ficou com um aspecto maravilhoso esta lasanha de Outono!
Bjs

Vera Ferraz disse...

Adorei esta combinação! Vou testar, nem que só para mim porque sou a unica apreciadora deste tipo de pratos!

Mar disse...

Eu até sei que as lasanhas têm aquela componente sedutora que as torna irresistíveis. Mas esta tua variante outonal abusa:) Quero-a à minha mesa este fim-de-semana:) Depois ligo-te logo, sim? A dizer que acabou muito rápido. Obrigada por teres inspirado mais uma refeição.

Um beijo da Mar.

Babette disse...

Meninas:
Penso que a descrição da Mar é muito correcta ;) As lasanhas já são de si sedutoras. Esta combinação é uma roupa diferente para um resultado igualmente merecedor da atenção. E dessa sedução. Uma sedução de Outono!
Babette