quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Lombinhos de Porco com Castanhas


 Um prato bem saboroso e que condiz com esta altura do ano. Gosto particularmente de assados de forno com castanhas. Como estes lombinhos de porco. Comida de Outono perfeita!


Ingredientes


4 lombinhos de porco
Alho
Sal
Azeite
Massa de pimentão
Polpa de tomate
Vinho Branco
Louro
Salsa
500 gr de castanhas congeladas

Preparação

Numa taça, colocar um dente de alho picado por cada lombinho e duas colheres de chá de sal. Regar com bastante azeite (até cobrir bem os temperos) e mexer o preparado com um garfo. Juntar uma colher de café de massa de pimentão por cada lombinho. Também por cada lombinho, juntar uma colher de sopa de polpa de tomate e uma colher de sopa de vinho branco. Colocar os lombinhos na assadeira e picar a carne com uma faca de cozinha, para que o molho se entranhe bem. Pincelar abundantemente cada lombinho com o molho, de ambos os lados. Verter a marinada restante sobre a carne. Colocar uma folha de louro e um ramo de salsa por lombinho. Fica a marinar por 12 horas. Assar em forno a 180ºC, por 1 hora e 30 minutos. Virar a meio da cozedura para tostar dos dois lados e acrescentar nessa altura as castanhas directamente do congelador, com um pouco de sal, para que tenham tempo de cozer e de adquirirem o sabor do molho onde estão a ser cozinhadas. 

Bom Apetite!

14 comentários:

Mar disse...

E não é que vou ser eu a primeira a comentar?:) A ver se sim. A propósito de mais comida de Outono. Também gosto sempre de incluir castanhas nos assados desta altura do ano. Ligam tão bem com o resto. Fazem tão bem à nossa disposição outonal:). E sabes, um dia hei-de fazer um doce qualquer com castanhas. Um que não fosse assim muito pesado. Ou demasiado doce. Os teus lombinhos devem ter ficado deliciosos. Como tudo o resto:)

Um beijo da tua amiga Mar.

PS: Hoje vou assistir a umas conferências que me fizeram pensar que talvez gostasses. E também me lembrei da tua mãe. Que gosta sempre destas coisas.

Mónica Silva disse...

Sem dúvida um prato com sabor a Outono, ficou com um aspecto delicioso.

Beijinho

Graça disse...

Uma receita a experimentar e uma maneira de aproveitar as castanhas caseiras.

Sofia.Lopez disse...

Gosto muito de juntar castanhas à carne, é uma delícia...
Esta sugestão com sabor a Outono está com um aspecto fantástico.
Beijinho

Diana disse...

Olá!!!Adoro suas receitas!!Aqui no Brasil, principalmente no nordeste, não temos estações do ano delimitadas, então outono, para nós,é uma estação de difícil referencial.Mas, conheço esta época do ano, de folhas marrons-douradas pelo chão, já as vi em outros países e é linda demais!!! Adorei o lombinho assado com castanhas!!As castanhas são portuguesas, não é? Só que aqui as temos somente " in natura "(com casca) , devo cozinhás-la antes e depois empregá-las? Bjs. http://degustarleresonhar.blogspot.com

Emília disse...

Comia muito essas castanhas em doces; deve ficar muito gostoso com lombinhos!
Bjos

Anónimo disse...

Nem a propósito, comprei um lombo de porco e não sabia o que lhe fazer, literalmente...
Tenho de aprender a fazer mais receitas com carne e adorei esta ideia de juntar castanhas, deve ser uma delicia e realmente mesmo própria para esta época.

bjs

Babette disse...

Mar:
A 1ª a comentar. Com castanhas, e comida de forno a confortar. Gosto muito de castanhas, mas curiosamente não gosto muito de sopa de castanhas nem de doces com castanhas. Talvez tu descubras a receita perfeita. Que me faça gostar da castanha em doce (que o marron glacê foi-me uma desilusão...)

Mónica, Graça, Sofia, Emília:
É realmente uma combinação feliz!

Diana:
Sim, é a castanha portuguesa. Depois de descascar leve a escaldar 5 minutos em água e depois utilize-as no forno, nestes mesmos termos.

Ana:
É uma receita boa para introduzir a carne no teu reportório. Vai ficar famoso de certeza!

Babette

Anónimo disse...

Uma opção perfeita esta de incluir as castanhas. Também por aqui se usa e abusa. Coincidentemente queria hoje publicar o ultimo lombinho de porco que fiz. Na minha versão com mostarda. Ficara para breve que agora tenho de fazer uma pausa!
Abraço

Anónimo disse...

Babette, essa receita é ótima pro nosso Natal tropical no Brasil! Só encontramos essas castanhas no final do ano! Adorei saber que posso usá-las para um prato mais elaborado! Beijão!

Katia Bonfadini
www.casosecoisasdabonfa.blogspot.com

Anónimo disse...

hummmmm, como era bom essa receita para o jantar!....

Vera Ferraz disse...

Hum... que delicia!

Excelente sugestão :)

Gisela disse...

Gosto imenso deste prato.
Um beijo

Noêmia - Blog da Nô disse...

Hummm, que pratinho mais apetitoso!!!
:o)