quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A Viana e ao Gerês volta-se sempre outra vez...



... não é propriamente um ditado, mas cá em casa aplica-se perfeitamente!...  

Num fim-de-semana de Outono e cheio de sol, estivemos em Viana e no Gerês. Ficámos na Pousada de Amares, que é um sítio belíssimo a que apetece sempre voltar.... Óptima comida, bons passeios, muita conversa e muita brincadeira. Foram uns dias perfeitos para armazenar os últimos raios de sol quente e preparar o espírito para receber os dias cinzentos e de Inverno que se aproximam.....


Em Viana, levámos os miúdos a visitar o Navio Hospital Gil Eanes. Adoraram, e eu também!.... Reparem no menú fantástico que foi servido nesse longínquo ano de 1955...


 No Gerês respirámos ar puro, ouvimos os riachos a correrem, apreciámos o silêncio próprio do fim da estação quente. Revimos paisagens e encontrámos novas vistas. Comprámos cebolas, beringelas, mel e abóboras. Viemos felizes!...




15 comentários:

Fa disse...

Bom dia, Babette
Lindas fotografias do norte do país.A ementa é requintada ... nessa altura comia-se bem nos barcos. Esta tarde estarei na sua cidade, mas vou em trabalho, por isso não consigo ter tempo para a convidar a tomar um chá. Numa próxima ida ao Porto, com mais calma, e se estiver de acordo, podemos conhecer-nos pessoalmente. bjs

Turista Ocasional disse...

Um programa deveras interessante e que deve ter feito as delicias de todos.

Olho para essas imagens e penso: eu também quero dias de sol assim, sem estarem associados a muito frio e a uma película de neve a cobrir os telhados, como está actualmente por aqui.
O branco da neve pode tornar as paisagens ainda mais bonitas, mas o frio já não tem tanta piada para quem o sente.

Beijinhos

A Vida no Paraíso disse...

Olá Babette,

Também estive em Viana à pouco tempo e passei pelo Navio Hospital Gil Eanes, agora fiquei cheia de pena de não ter ido visitar!
Fiquei intrigada, o que será "Negrita à Napolitana"?? :)
Beijinhos

Luisa Alexandra disse...

Um passeio mesmo fantástico!

Cinha disse...

A minha Lua de Mel foi em Viana do Castelo(já lá vão 17 anos) por isso sou suspeita!
Adoro todo Minho,acho lindo!
Beijinhos grandes.

Filipa disse...

Olá Babette! Tens razão! Nada como um passeio em família para recuperar de uma semana cansativa....olha podes dizer-me onde é a casa Januário? Um beijinho e Obrigada :)

Suzana disse...

Babette,

Quem é que não vinha feliz de tão belo passeio? Ando a dever uma visita ao Gerês há imenso tempo... As fotografias e o relato aguçaram-me a vontade! :)

Bj grande*

Lusitana disse...

Acho piada ao nome que deu à sua etiqueta " longe da cozinha "...no post de hoje melhor se aplicaria " meter o nariz em cozinha alheia " !
Neste caso a do belo navio-hospital Gil Eanes!
Já agora, essa ementa lembra também as suas, que é afinal quase como uma marca do seu blog!
A propósito será que um dia poderia concretizar este mesmo menú, haveria de ser giro! Caso consiga as receitas, é claro!
Beijinho

São Ribeiro disse...

BELO PASSEIO, A VISITA AO GIL EANES E´MUITO INTERESSANTE, Á POUCO HOUVE LÁ UMAS FILMAGENS PARA UM FILME QUE ESTREOU Á POUCO TEMPO.
O GERES TB E´LINDO.
BJS

Paula Pacheco disse...

Olá Babette, ter sorteio no meu blog, venha participar,
bjs
Paula

Babette disse...

Querida Fa:
Que engraçado... ontem esteve por cá e eu estive por lá!... É verdade, ontem passei o dia em Lisboa, em trabalho. E a agenda não me deixou tempo sequer de espreitar o blog!
Teria o maior prazer em conhecê-la. Fica já combinado: numa próxima vez, que venha com mais calma, tomamos um chá e scones ou no majestic ou na Rota dos Chás! Que bom que vai ser!!!
Babette

Babette disse...

Querida Filipa:
Aqui ficam as "coordenadas" da Casa Januário:
R. do Bonjardim 352
4000 Porto
223 320 153
Fica mesmo atrás do edifício dos correios da Av. dos Aliados
Boas compras!

Querida Lusitana:
Que desafio esse!....Confesso que me aguçou o desejo de recriar este menú. Já o estou a imaginar na minha mesa!... Ideia para maturar...
Babette

Susana Gomes disse...

É tão bom passear pelo nosso país! As paisagens onde nos perdemos indicam-nos sempre o mesmo caminho: deslumbramento. :)
Beijinhos

moranguita disse...

tambem estive ai ha una anos numas ferias
e um sitio lindisimo e tambemm visitamos o navio.
beijinhos

Teresa Rebelo disse...

Oi Babette! Também sou fã do Minho e já almocei na Pousada de Santa Maria do Bouro, é lindo o espaço. E também já levei o meu mais velho ao Gil Eanes! Se gostas de passear por esses lados, recomendo o restaurante Abocanhado, sobretudo pela paisagem, e o Mosteiro de Tibães, nos arredores de Braga. Mas se calhar já conheces! Bjs
Teresa (Lume Brando)