quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Bolo de Chocolate, Requeijão e Frutos Silvestres


Foi a minha primeira experiência com bolos sem ovos!.... Mas estava tão curiosa com a junção do requeijão e frutos silvestres ao chocolate, que avancei ainda que desconfiada. A receita é da Mafalda Pinto Leite, do livro de "Cozinha para quem quer poupar". O Bolo ficou muito bom, húmido e saboroso. A calda por cima, então, é divinal!... Aprovado!...

Ingredientes

Para o Bolo:
1 Requeijão (165 gr)
2 chávenas de chá de farinha
1 colher de chá de fermento
1/4 de chávena de cacau em pó
1 chávena de açúcar
100 gr de margarina derretida
1 chávena de chá de água quente
1 chávena de frutos silvestres (congelados)

Para o Molho:
1/4 de chávena de açúcar
2 colheres de sopa de água
1 e 1/2 chávena de chá de frutos silvestres (congelados)

Preparação

Para o Bolo: Colocar o requeijão num coador por cima de uma tigela. Tapar e guardar no frigorífico por 3 horas (ou de um dia para o outro). Untar e forrar com papel vegetal uma forma de 22 cm sem buraco. Peneirar a farinha, o fermento e o cacau para uma tigela. Adicionar o açúcar, a margarina, a água e o requeijão esfarelado e bater com a batedeira. De seguida, envolver delicadamente os frutos silvestres na massa. Levar a forno pré-aquecido, a 160ºC, por 1 hora.

Para o Molho: Misturar o açúcar e a água numa panela pequena. Levar ao lume por 5 minutos ou até o xarope ficar espesso. Adicionar os frutos silvestres. Assim que voltar a ferver retirar do lume. Deixar descansar por 15 minutos.

Servir o bolo às fatias com a calda por cima. Bom Apetite!

26 comentários:

De cozinha em cozinha disse...

Babette,
Ficou com um belíssimo aspecto. Fiquei bastante curiosa com esta receita.
Beijinhos

Chef Daniel Deywes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Chef Daniel Deywes disse...

Magnifico bolo, nunca vi usar requeijão na massa, achei super legal essa novidade para mim. Só fiquei na dúvida se o que vocês chamam de requeijão é o mesmo que temos aqui. Um tipo de creme de queijo, um tipo de cottage cheese.

abraço
Daniel Moura
http://feitonahora.blogspot.com

Babette disse...

Daniel:
Requeijão é a versão portuguesa do Ricotta! Um queijo branco de textura granulosa e sabor muito suave.
Babette

Vicios e Sabores disse...

Só a foto já apetece comer, está lindo...

Filipa disse...

Olá! Também andava para testar esta troca há algum tempo! Estas tuas fotos deram o empurrão final! Parece ter a textura mais que certa! Um beijinho

Raquel Alabaça disse...

É curiso não levar nem um ovinho, deve ficar muito saboroso com essa calda.

Beijinho

Babette disse...

Rachel:
Nem imaginas as dúvidas existenciais que tive enquanto fazia o bolo. Por diversas vezes estive tentada a pôr nem que fosse só um ovinho.... mas contive-me e ainda bem!...
Babette

Andreia Marques disse...

Olá Babette, Super Babette:
Indescritível! Também me questionei acerca do quase ubiquitário OVO. Esclarecida fiquei com as tuas respostas e aí vou experimentar a receita. A foto está lindíssima: a composição, a cor, a luz.. é quase uma pintura!
Beijinhos da,
Andreia

Paulinha disse...

Esta receita se a tivesse visto ontem iria me dar imenso jeito!
È que estava-me mesmo a apetecer fazer um bolinho de chocolate mas depois reparei que não tinha ovos e desisti da ideia.
Excelente receita e a apresentação 5*.
Beijinhos

Richie disse...

Babette, que fotos lindas!!! O requeijão que usa é o de copo, com consistência cremosa?

Ah, e qto à rosca lá do blog, eh soh batida na colher de pau, a receita. NAo usa batedeira e nao precisa sovar {a massa fica mais mole, nao tem ponto suficiente pra sovar} por isso é facinho de fazer!

bjo, e obrigado pela visita!
Me conta se fizer! :)

São Ribeiro disse...

QUE MARAVILHA DE BOLO , ADOREI A CALDA, GOSTO MUITO DE BOLOS HÚMIDOS, NESTE CASO ACHO QUE O ENSOPAVA BEM .BJ

Cinha disse...

Quando comprei o livro esta foi a 1º receita que experimentei(não fosse eu viciada em chocolate!).
E realmente é magnifico o resultado!
Beijinhos grandes.

Luisa Alexandra disse...

Que fome me deu agora ao olhar para essa fatia!

Turista Ocasional disse...

Que aspecto divinal... e eu que adoro frutos vermelhos (amoras, framboesa e afins)e chocolate, imagino que deve ser mesmo uma combinação demasiado tentadora para passar incólume sem experimentar...

Gisela disse...

Adorei o teu bolo, uma apresentação linda, e de sabor deve ser fantástico,
Gostei mesmo muito
beijinho

Anónimo disse...

Babette,
As tuas receitas são um sucesso!

Sandra Barradas disse...

Adorei, esse bolo assim como está na foto parece querer dizer-me qualquer coisa :)

Bjinhos

susana canhola disse...

Está com um aspecto delicioso, tenho que experimentar.

Natália Eleutério disse...

Eu também já fiz um bolo com requeijão e ficou fantástico em termos de sabor e consistência, o teu está de se comer e chorar por mais, bjs.

ameixa seca disse...

Já fiz bolos sem ovos e ficam excelentes :) Este teu deve ficar com uma consistência fantástica, além de ser lindo!

Teresa Rebelo disse...

Eu também desconfio sempre um bocado do que foge ao tradicional e nunca experimentei bolos sem ovos (era quase como fazer omoletes sem eles...) mas agora vejo que já me posso aventurar :-)
Bjs
Teresa (Lume Brando)

Daniana Bittencourt disse...

A aparência dele é maravilhosa.
As cores estão lindas e com certeza, delicioso.
Abraços,Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

conceicao disse...

Gosto muito de usar queijo ricota, requeijão nos bolos ficam muito bons. O aspecto deste dá vontade de tirar uma fatia :)
Bjs

Miguel disse...

Muito tentador e encoraja-nos também a experimentar excluir os ovos (pelo menos de vez em quando). Tem muito boa apresentação.

Bjinhos
Miguel (Cozinha Sem Tabus)

moranguita disse...

babette ando com dsejso de bolo de chocoalte e vontade de o fazer nenhuma. e depois vejo esta maravilha aqui
nao pode ser:-)
beijocas