terça-feira, 30 de novembro de 2010

Pasteis de Ricotta com Recheio de Pescada


Tenho esta receita guardada desde que foi publicada pela Claudia, do blog Sabor Saudade. E sabia que tinha de experimentar esta massa, tão diferente quanto simples!.... Um jantar marcado em cima da hora, peixe cozido no frigorífico e uma embalagem de Ricotta a acompanhá-lo, foi o bastante para saírem da minha cozinha uns belos pasteis de ricotta no forno com recheio de pescada. A massa é de uma leveza surpreendente e foi muito fácil de trabalhar. Experimentem!

Ingredientes

Massa:
300 gr de queijo ricotta
200 gr de farinha
Sal q.b.
1 gema de ovo para pincelar

Recheio:
2 lombinhos de pescada cozidos
1 colher de sopa de farinha
1 colher de sopa de margarina
2,5 dl de água de cozedura do peixe
sal, noz-moscada, limão, salsa

Preparação

Para  Massa: Forrar uma área de trabalho com farinha de trigo e colocar o queijo com uma pitada de sal. Adicionar a farinha aos poucos, misturando e amassando bem até formar uma massa homogénea que se descole facilmente das mãos. Formar uma grande bola e amassar bastante. Dividir a bola em duas bolas menores e reservar um das duas bolas. Abrir a massa até formar um círculo com mais ou menos meio centímetro de espessura. Cortar os pastéis com o bordo de um copo. Fazer o mesmo para a outra metade da massa. O diâmetro do copo usado vai obviamente condicionar a quantidade de pastéis que se obtém; a receita total rende cerca de 50 pastéis (pequenos).

Para o Recheio: Num tachinho colocar a margarina e deixar derreter. Juntar o peixe desfeito em lascas e polvilhar com a farinha. Mexer bem. Aos poucos, regar com o caldo de peixe. Deixar engrossar, mexendo continuamente. Fora do lume, temperar com sal, noz-moscada e umas gotas de limão. Polvilhar abundantemente com salsa picada.

Cortar os círculos de massa, rechear com uma colher de chá de recheio e fechá-los, pressionando a massa com os dedos. Se necessário, colocar água num pires e pincelar com água a borda da massa de um dos lados do pastel, para que cole melhor. Por fim pincelar com gema de ovo e levar a assar a 180ºC (forno pré-aquecido) por 15 a 20 minutos.


Bom Apetite!

18 comentários:

Fa disse...

Bom dia, Babette
Têm excelente aspecto. Logo que possa vou experimentar. bjs

Ana Rita Marreiros disse...

Nunca fiz nada com ricotta mas os pasteis têm um excelente aspecto.


bjinhos,


Rita

De cozinha em cozinha disse...

Babette,
Também fiquei com essa receita debaixo de olho. Ficaram com um óptimo aspecto.
Beijinhos

A Vida no Paraíso disse...

Olá Babette!!
Que pastéis tão lindos e deliciosos! Fiquei com vontade de comer e experimentar! :)
O sabor a queijo da massa é muito acentuado? É que o meu Sal não gosta muito de queijo!
Beijinhos

Filipa disse...

Olá Babette! mas que deliciosa tentação! Eu sou toda salgados, mas geralmente "corto-me" pelo teor de gordura! Adorei esta ideia pois não sendo fritos, fazem-me lembrar dos meus queridos rissóis! Acho que amanhã já vou inventar!!! Um beijinho e bom feriado!

Natacha Rodrigues disse...

mmm que rechio diferente!!! gostei!!

»¤Þ䵣䤫 disse...

Ficaram super lindos esses pastéis, um espetáculo! Parabéns! Bjinhos

Babette disse...

Life in Paradise:
É à confiança!... Não sabe mesmo nada a queijo (até porque o ricotta - que é tipo o nosso requijão - já de si tem um sabor muuuuuito suave). Provem! O Sal nem vai reclamar!
Babette

Anónimo disse...

Beleza!....

Gisela disse...

Babette que pastéis tão originais, a massa deve ser optima e ficaram tão bonitos
beijinhos

Cristina Costa Amaral a.k.a Romã disse...

Que pastéis deliciosos. Eu adoro Ricotta ou em modo nacional, requijão.
Utilizada assim na confecção de massas para pastéis, deixou-me curiosa em esxperimentar :)
Bjnhs e bom feriado :*
Romã

Cristina Costa Amaral a.k.a Romã disse...

As pressas dão mesmo em devagar eheheh. Pois adoro requeijão e vou experimentar a receita em breve ;)

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Também tenho essa massa na lista para experimentar. Deve ser muito boa mesmo.

São Ribeiro disse...

QUE PASTEIS MAIS LINDOS...ADOREI. BJS

Receitas para a Felicidade disse...

Os teus pasteis parecem divinais, parecem não tenho a certeza que o são hummm, ficaram lindos, parabéns e uma beijoka.

A Vida no Paraíso disse...

Obrigado pelo feedback!!
Já copiei a receita, a experimentar um destes dias!
Beijinhos

moranguita disse...

hum que bela ideia que tiveste
os pasteis ficarma muito bonitos
beijinhos babette

Com Duas Pedras de Gelo disse...

Acho que nunca comi nada com ricotta. Estes pastéis deixaram-me com vontade de experimentar. Vou apontar a receita!