terça-feira, 23 de novembro de 2010

Queques de Milho e Framboesas para a Moira


Quem me conhece sabe que não sou de atrasos.... gosto de cumprir horários e de não fazer ninguém esperar. Tinha planeado ira à Festa da Manuela, que festejou no sábado 3 anos de Tertúlias de Sabores, mas trocaram-me as voltas e não cheguei a tempo. Mas ela que é uma festivaleira, e que gosta de festa (como eu), continua a receber os convidados de braços abertos. E eu que estava envergonhada pelo atraso, arrisquei tocar à campaínha... E não ia de mãos a abanar!... Decidi oferecer à Moira uma receita “importada” da Mónica. Afinal na blogosfera, partilha e inspiração são dois lados da mesma moeda!.... Uns queques que se fazem num abrir e fechar de olhos e que se comem à mesma velocidade!... A farinha de milho dá-lhes uma consistência muito própria e uma cor muito bonita. Os miúdos e os graúdos cá de casa aprovaram! Ideais para um pequeno almoço ou para um lanche diferente, acompanhados de um chá bem quente…. Manuela, tratas do chá?...


Ingredientes


150 gr de farinha de milho branca
200 ml de leite
1 colher de sopa de margarina
1 ovo
100 gr de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó royal
1 pitada de sal fino
Framboesas q.b.


Preparação


Começar por untar as formas de queque com manteiga e enfarinhá-las, retirando o excesso. Pré-aquecer o forno a 170º. Numa taça, misturar a farinha, o açúcar, o sal e o fermento. Numa outra taça bater o ovo e juntar o leite. Juntar de seguida a margarina derretida e envolver bem. Ligar então muito bem os secos com os líquidos. Encher as formas praticamente até cima e colocar 3 framboesas em cada uma sem as enterrar totalmente na massa. Levar ao forno, a 170ºC, por 25 a 30 minutos, até estarem cozidos e dourados.


Bom Apetite!

21 comentários:

Isabel Salvador disse...

Que lindos ficaram amiga perfeitos para nossa Moira encantada,bjokinhas

Lusitana disse...

Que hei-de fazer? A primeira coisa que me "prende" a atenção são sempre os seus pormenores de decoração!! Neste caso, é claro que para além da estupenda receita, penso: como é possível encontrar um tecido mesmo feitinho a pensar na cor das framboesas? Babette, viva o bom gosto!
Beijinho

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Ora aqui estou eu, o chá está feito, a mesa está posta que venham os bolinhos que diga-se: estão perfeitos!
Era uma receita que já tinha debaixo de olho e que ao vê-los de novo fiquei com a certeza de que tenho que os fazer.
Também adorei essas forminhas, são mesmo giras.
Beijinho e obrigada por teres participado.
Moira

Luisa Alexandra disse...

Os teus queques estão muito bonitos.

Susana Matias disse...

Que maravilha de queques...

Mais uma receitinha para experimentar...

São sempre todas muito boas...

jinhos

Figos & Funghis disse...

Que delicia de bolinhos Babette! E como ficam lindos!
Beijos

Paulinha disse...

Lindos! E certamente que apetitosos!
E com eles uma excelente participação no aniversário da Manuela.
Beijinhos

Gisela disse...

Uma delicia de queques, com um chá torna o lanche perfeito
beijinho

Filipa disse...

Que maravilha! Além de bonitos devem ser óptimos! Nunca usei farinha de milho na confecção dos queques....já fiquei a morrer de vontade! Também gostei das forminhas...onde compraste? Um beijinho :)

Babette disse...

Filipa:
Sem querer tornar-me repetitiva, comprei uma vez mais na Casa Januário!
Babette

Cinha disse...

Que lindos queques!
Vou levar a receita...adoro essas formas, mais prático não há!!!!
Desde que as experimentei não quero outra coisa;)
Beijinhos grandes e bom lanche.

ameixa seca disse...

Tenho esta receita guardada para experimentar, ficaram lindos :)

Daniana Bittencourt disse...

Deliciosos!
Ficaram mimosos nestas forminhas.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

argas disse...

Comprei farinha de milho muito recentemente para experimentar! :) Ficaram lindos!

Piri - piri disse...

Babette,
Está um mimo!

Ana Rita Marreiros disse...

Belos queques!! APosto que a Moira não se importa se partilhares um conosco!!!


Bjinhos,


Rita


http://bembons.blogspot.com

São Ribeiro disse...

QUE MARAVILHA DE QUEQUES ,FICARAM LINDOS, ADORAVA PROVAR UM.
BJS

Miguel disse...

Ai que delícia devem ser... Também ofereci framboesas à Moira, mas uma coisa com menos "comer", mais para degustar. Os teus queques dão um bom lanche. Já fazia uma ceia!

Bjs.

moranguita disse...

que queques tao bonitos.
e eu adorava comer um com o mecha:-)
as formas sao o maximo.
beijocas

Mónica Pinto disse...

Olá Babette,
os queques ficaram lindos!
Só de olhar, fiquei com vontade de os comer novamente. Ainda bem que aí em casa todos gostaram!
Um grande beijinho

Teresa Rebelo disse...

Os teus queques parecem flores, por isso parecem-me o presente perfeito para a ocasião ;-)
Bjs
Teresa (Lume Brando)