segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Parabéns à Mãe e um Bolo de Aniversário





Parabéns Mãe! Hoje o post é em directo e dedicado a ti. Como se fosse uma breve carta. Sei que daqui a uns minutos estás a ligar o computador para ver o que a tua filha Babette terá publicado. O primeiro presente é este. O teu bolo de aniversário, que mais logo estaremos a provar. Claro que não ia cometer o pecado de abrir o bolo para fotografar o interior, por isso amanhã acrescento a imagem ... Quero que tenhas um dia feliz, com sol e coisas boas. E quero que saibas que te adoro e que tenho muito orgulho em ti. Mais tarde estaremos juntos, com a mana e os meninos e lá iremos nós colocar neste bolo a vela da "família" que já canta sózinha os parabéns, ainda que num tom cada vez mais arrastado... Um beijo grande. E muitos parabéns!...  


Ingredientes
(Receita da D.ª Benilde, mãe da minha amiga X., ligeiramente adaptada) 


"Bolo de Aniversário da Benilde"
6 ovos
12 colheres de sopa de açúcar (coloquei 10)
6 colheres de sopa de farinha
um pouco de sumol de ananás
+
3 ovos
6 colheres de sopa de açúcar (coloquei 5)
2 colheres de sopa da farinha
1 colher de sopa de chocolate em pó
1 colher de sopa de cacau em pó


Recheio e Cobertura
400 gr de queijo-creme light
100 gr de açúcar em pó
2 colheres de sopa de sumol de ananás


Raspas de chocolate
Nozes para enfeitar


Preparação


Bater muito bem 6 gemas de ovos com 10 colheres de sopa de açúcar. Noutra taça, bater as claras em castelo. Juntar à mistura de gemas e açúcar, de forma alternada, a farinha peneirada e as claras. Untar 2 formas redondas de 22 cm e dividir a mistura pelas duas formas. Levar cada forma a cozer em forno pré-aquecido, a 180ºC, por 12 minutos. Retirar e desenformar, deixando arrefecer.
Peneirar para uma taça a farinha, o chocolate e o cacau. Bater muito bem 3 gemas de ovos com 5 colheres de sopa de açúcar. Noutra taça, bater as claras em castelo. Juntar à mistura de gemas e açúcar, de forma alternada, a farinha com o chocolate e as claras. Untar 1 forma redonda de 22 cm e levar a cozer em forno pré-aquecido, a 180ºC, por 12 minutos. Retirar e desenformar, deixando arrefecer.
Para o recheio e cobertura, bater na batedeira o queijo, o açúcar e o sumol de ananás, até obter um creme homogéneo e espesso. Usar este creme para rechear os bolos e para cobrir. 
No prato de servir, colocar um dos bolos "brancos", picar com um garfo e regar com um pouco de sumol de ananás. Barrar com um pouco do recheio de queijo-creme. Colocar o bolo de chocolate e voltar a barrar com o recheio de queijo-creme. Colocar o terceiro bolo, picá-lo com um garfo e regar com um pouco mais de sumol. Cobrir o bolo com o restante queijo-creme. Enfeitar generosamente com raspas de chocolate e nozes. Servir frio.


Bom Apetite!







17 comentários:

São Ribeiro disse...

PARABÉNS A SUA MÂE.
O BOLO FICOU LINDO.
BOA SEMANA
BJS

Anónimo disse...

Um super feliz aniversário para a mãe da Babette.

Espero que o dia de aniversário seja tão bom, delicioso e preenchido, como o será certamente com o aspecto que tem, o bolo no qual serão cantados os Parabéns.

Beijinhos para a mãe e para a filha, neste dia que espero seja quente de Verão (por aqui o dia é de chuva e de temperaturas a rondarem os 7ºC)

De cozinha em cozinha disse...

Ui, Babette que maravilha. Muitos parabéns á mãe que festejou com um doce tão lindo.
Os 12 minutos são mesmo suficientes para o bolo cozer bem?
Beijinhos

Sara Ramos disse...

Está lindo o bolo. Ficou delicioso de certeza. Beijocas

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

esse bolo ficou fantastico!
muitos parabens á mãe cheia de sorte por ter uma filha assim...
um beijinho

Santa Gastronomia disse...

Que bolo encantador! Vou aguardar o post com ele cortado, hehe..
Parabéns a sua mãe, que ela e vocês, tenham uma linda festa nesta noite!

Mas, Babette, só não sei o que seria 'sumol de ananás'. O pouco que pesquisei na internet, me pareceu ser um refrigerante - é isso? E o que eu poderia substituí-lo, já que muito me interessa a receita.

Bjus e saúde a todos!

Luisa Alexandra disse...

Muitos Parabéns à Mãe!

Mónica Pinto disse...

Parabéns à mãe e ao bolo que mesmo sem a fatia cortada merece ser reconhecido.

Diogo Marques disse...

Que maravilha!! Adorei as raspas de chocolate :)

Susana disse...

Que lindo bolo para uma mãe linda, doce e suave!
Muitos beijinhos nossos!

Mar disse...

Só posso comentar tarde. Sabes que a segunda-feira é non-stop:) Mas pude escrever à tua mãe, a meio do dia. Para lhe dizer parte das coisas boas que desejo para ela. E ouvi-la há pouco. Mesmo antes de este bolo ser celebrado com luz e vozes felizes a cantar os parabéns.
Muito lindo, o teu bolo. Melhor...o bolo da tua mãe. Que tem uma voz doce. Que diz coisas com tempo para respirar. De certeza que vos soube bem. Literalmente. E da outra forma que é sem instruções. Que é saber que foi celebrado com amor.

Um beijo de obrigada. Por partilhares um momento vosso. Que deu alegria ao meu dia. E uma certa vontade de ir num salto ao Porto:) A tempo de uma fatia de bolo.

Mar

Andreia Marques disse...

Olá Babette:
Então muitos parabéns para a tua Mãe.Porque faz anos e porque é a mãe da Babette!
bjinho da Andreia

Babette disse...

Obrigada por todos os parabéns!

Carla, os 12 minutos são mesmo suficientes, pois cada bolo é de espessura reduzida. Como agora podes ver pela foto, ficou bem cozidinho!

Santa Gastronomia, o sumol é um refrigerante português gaseificado. Penso que pode usar um outro tipo de sumo, como guarana. escolha um com um sabor fresquinho...

Mar,
Quem me dera teres vindo a tempo de uma fatia de bolo ;) Sabes que a metadinha da minha mãe lhe fez uma surpresa? Meteu-se no carro (com a minha conivência) e apareceu lá em casa. Almoçaram e estiveram juntas até meio da tarde mas depois a P. teve de regressar a Lisboa.

Andreia:
Então tem repetido o bolinho patriarca?...

beijinhos
Babette

Fa disse...

Olá Babette,

Hoje o comentáario é dirigido em particular à sua mãe. Um grande beijinho de parabéns. Tenho a certeza que foi um dia muito feliz e doce.

Fa

Anónimo disse...

Ola boa tarde adorei o seu bolo, mas fiquei a pensar, não levou manteiga nem outro tipo de gordura?Não será mesmo preciso pois não?
Obrigado
Nádia Cardoso

Babette disse...

Olá Nádia!
De facto não é preciso. A receita base do bolo é a de um pão-de-ló simples, que tb não leva gordura, que aqui é humedecido com o sumol.
Tem essa vantagem extra ;) como não leva gordura podemos comer mais uma fatia...
Babette

Anónimo disse...

Olá muito obrigada pela resposta..acabei mesmo agora de fazer os bolos, amanha vou acabar de o decorar (para um aniversário) e têm óptimo aspecto :). Obrigado por partilhar as suas receitas.
Já agora parabéns pelo seu blog, já o visito algum tempo e adoro as suas ideias.

Nádia Cardoso