terça-feira, 31 de agosto de 2010

Reencontros



O facebook tem destas coisas maravilhosas. A minha mãe reencontrou as “amigas do peito”, que não via e de quem nada ou pouco sabia há uns bons 40 anos. A vida prega umas partidas assim…. Amigas de sempre que circunstâncias da vida pareciam ter separado de vez…. Mas eis que a tecnologia do tempo de hoje as faz reencontrar. Tiveram percursos de vida diferentes. Por entre mensagens electrónicas resumiam-se décadas de vida: alegrias, tristezas, carreiras, filhos, vida e morte. Tudo condensado em poucas linhas. Vivem em diferentes cidades mas combinaram o reencontro para este último fim-de-semana de Agosto. Numa casa belíssima, que a minha mãe fez questão de fotografar com o à-vontade que só as amigas de sempre, mesmo que reencontradas há uns minutos, têm. A minha mãe explicou rapidamente que uma das filhas tem um blog, e que gosta de uma mesa bem posta e de receitas a condizer. Vai daí ficou a promessa de uma mini-reportagem. Elas merecem!... A anfitriã desse encontro brindou as amigas com as melhores louças e os melhores sabores. Saíram à cena os talheres de prata, os bons vinhos, as toalhas mais bonitas. A minha mãe ia nervosa com o reencontro. “Pareces a debutante que vai ao baile”, disse eu. No rescaldo desse encontro, e depois de ver as fotos disse à minha mãe: “vens embriagada de afectos... que bom.”

O menú desse jantar tão especial era requintadíssimo. As entradas (fotos superiores)consistiram numa Canja de Galinha com Ovinhos e Tapioca e em Camarão com Pão Frito nos seus Sucos. O prato principal (em baixo) foi Robalo Cozido ao Vapor e Ervas Aromáticas acompanhado de Salada Fria de Sapateira e Camarão. O remate desse jantar foi uma combinação perfeita de Trouxas de Ovos com Laranja Fatiada.






O resto do fim-de-semana foi passado em convívio com mais amigas "temporariamente perdidas". Houve mais um almoço, um churrasco num belo dia de Verão,  porque afinal muitos dos bons momentos da vida são passados à volta de uma mesa...

10 comentários:

Turista Ocasional disse...

Realmente uma mesa muito produzida, uma ementa requintada e uma apresentação dos pratos digna de chefes profissionais.

Beijinhos

Cláudia Marques disse...

Um grande reencontro com uma mesa à altura, devem ter sido momentos inesquecíveis. Os pratos estão com uma aparência espectacular, mesmo a estas horas da "madrugada" dá vontade de experimentar... :)
bjs

De cozinha em cozinha disse...

Lindissima reportagem. Imagino o repasto bem temperado por uma amizade que resiste ao tempo e à distância.
Beijinhos.

Unknown disse...

Tudo deliciosos. Uma maravilha. Jinhos

Isabel (pipoka) disse...

Esses reencontros são sempre emocionantes e a mesa é o lugar perfeito para partilhar memórias e amizades.

bjs

Mãe disse...

Que boa surpresa esta reportagem... captaste tão bem a doçura dos sentimentos, quase parece que lá estavas! Quem conheça a história do filme/livro que deu nome a este blog, pode perceber que culinária pode ser uma manifestação muito grande de amizade. Muito obrigada e beijinhos

Babette disse...

Pois é mãe... tenho é pena de não ter posto o dente em pratos tão apetitosos!...
Para além de, claro está, ter imensa curiosidade em conhecer essas tuas amigalhaças! Pode ser que em breve se propicie mais um encontro, desta vez por cá!
Babette

Carla Oliveira disse...

Tudo com um aspecto fantástico.
Bjinhos

Fla disse...

Eu sempre acho que o melhor lugar para reunirmos e reencontrarmos pessoas é em volta a mesa.
Delícia de menu.
Bjs

Blog da Nô disse...

Que lindo e emocionante!
Também reencontrei amigos e parentes com a ajuda da internet!
Felicidade!

Um grande beijo!