quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Pão de Muesli


Este pãozinho estava verdadeiramente delicioso!... É mais uma variante do artisan bread, desta vez com a adição de muesli, composto por flocos de aveia, flocos de centeio, passas e amêndoas. A textura e o sabor ficaram perfeitos. Rendo-me realmente ao pão.... Não há nada que me saiba melhor do que pão acabado de fazer....


Ingredientes

1 saqueta de fermento de padeiro seco (11 gr)
1 colher de sopa de sal fino
700 ml de água morna
700 gr de farinha de trigo
150 gr de muesli
100 gr de farelo de trigo
50 gr de gérmen de trigo tostado



Preparação

Num recipiente de plástico com tampa colocar o fermento, o sal e a água morna. Bater com varas de arame. Incorporar as farinhas e o muesli, mexendo com uma colher de pau, do centro para fora, apenas até ligar os ingredientes. Fica uma massa de consistência bastante pegajosa. Tapar o recipiente e deixar levedar por 2 horas. Está pronta a utilizar ou a ser guardada no frigorífico. Moldar os pães, a gosto, amassando-os muito pouco, para não libertarem as bolhas de ar que se tiverem formado no interior. Pré-aquecer o forno a 200ºC por 10 minutos e colocar no fundo do forno um tabuleiro de inox. Colocar os pães numa superfície enfarinhada, polvilhar com farinha e dar uns golpes no pão com uma faca afiada. Levar ao forno. Imediatamente a seguir, deitar sobre o recipiente previamente aquecido uma chávena de chá de água. O vapor criado ajudará a criar uma côdea estaladiça. Cozer no 190ºC por 40 minutos.

Bom Apetite!



15 comentários:

Fa disse...

Bom dia, Babette
O aspecto é excelente e gostei do pormenor de não ser preciso amassar muito. Isso é algo que eu não conseguiria fazer. Vou experimentar um dia destes. Não posso também deixar de fazer um comentário à loiça azul e branca que é muito bonita. Bjs

Babette disse...

Olá Fa:
Recomendo que veja este vídeo, para comprovar como é fácil (e pouco cansativo!) fazer este tipo de pão:
http://www.youtube.com/watch?v=zMxJgIpe38Q
Obrigada pela referência à louça: é uma travessa de família muito antiga.
Babette

Isabel Salvador disse...

que maravilha amiga adorei mesmo,agora vou ver as panquecas ;o) logo já ponho as minhas jinhosss

Fa disse...

Olá, Babette
Obrigada. Já estive a ver o vídeo e estou com uma enorme vontade de ir já experimentar. Vou ver se descubro um pacote de farinha na minha dispensa. Parece extremamente simples. Bjs

ameixa seca disse...

Não consigo estar sem pão em casa e este é bem saudável. Óptimo :)

Fla disse...

Delícia este pão. Super saudável.
Bjs

conceicao disse...

Ficou óptimo deve ter um sabor delicioso.
Bjs

Carla Oliveira disse...

Parece-me muito bem.
Beijinhos

São Ribeiro disse...

QUE DELICIA DE PÃO É DOS MEUS PREFERIDOS BJS

Salsa Verde disse...

O aspecto é mesmo uma maravilha!!
Lia.

Suzi disse...

Excelente! Tenho feito um pão de muesli na mfp que fica um espectaculo, mas em Artisan nunca me lembraria! Óptima sugestão! Beijinhos

Erva Doce e Canela disse...

Olá :)

Também já vi o da Tupperware, mas achei o demasiado caro para o utensilio que é. Não queria dar 25€ por um descaroçador de azeitonas/cerejas.

Bá Maglia disse...

Que pão lindo! Realmente, poucas coisas na vida são tão gostosas quanto cheirinho de pão fresco! Adorei seu blog, voltarei....

Susana Gomes disse...

Que pão tão apetitoso!!
confesso que com este calorão, perco a coragem de usar o forno e não tenho feito pão.
Mas que fiquei cheia de vontade, fiquei!
:)
Beijinhos

Graellsia disse...

Hmmmm... este pãozinho está a pedir para ser feito aqui em casa! :D