terça-feira, 3 de agosto de 2010

Fruta em Crosta de Bolo



Ainda nas férias fiz esta sobremesa, para levar a um jantar na casa dos meus pais. Agora era a vez da minha irmã e do F. irem de férias, logo, mais um pretexto para nos juntarmos: uns chegavam e outros estavam prestes a partir. Este "Bolo com Fruta" ou "Fruta com Bolo", como lhe queiram chamar, ficou muito saboroso e permitiu-me renovar a fruteira, já que só em fruta leva 750 gr, peso da fruta já descascada!.... Seguindo a sugestão do Pão, Bolos e C.ª, fiz a sobremesa de véspera, de forma a que, no dia seguinte, os sucos da fruta estivessem bem entranhados..... Estava realmente muito bom!...


Ingredientes


750 gr de fruta descascada
1 limão (raspa e 2 colheres de sopa de sumo)
2 colheres de sopa de Vinho do Porto
1 colher de chá de canela
100 gr de margarina
100 gr de açúcar
2 ovos separados
150 gr de farinha


Preparação


Numa taça funda que possa ir ao forno colocar a fruta partida em pedaços, a raspa e o sumo do limão, o Vinho do Porto e a canela. Envolver bem e deixar a macerar. Derreter a margarina, juntar o açúcar e bater bem. Adicionar as gemas e voltar a bater. De seguida, juntar a farinha e envolver. Por fim, adicionar delicadamente as claras batidas em castelo. Colocar a massa de bolo por cima da fruta e levar a cozer em forno pré-aquecido, a 180ºC, por 30 minutos. 


Bom Apetite!

7 comentários:

Helena disse...

Olá Babette
Estes tipo de bolos são sem duvida muito saborosos, mas faço-os sempre baixinhos para ver a fruta a espreitar....
Boa semana!

Fa disse...

Olá Babette
Deve ter ficado muito bom. Lembro-me de ter uma receita deste tipo, mas há anos que não a faço. Às vezes temos épocas ... bjs

Cristina Costa Amaral a.k.a Romã disse...

Babette,
Um bolo sem dúvida peculiar.
Excelente para renovar a fruteira. Anotei a receita para experimentar um destes dias, em que a fruta é abundante aqui por casa.
Bjnhs e Boa semana :)

Elisabete disse...

Que delícia deve ter ficado esta tua sobremesa. Bela sugestão a tua. Adorei.

ameixa seca disse...

Óptima ideia porque agora no calor a fruta precisa de ser renovada muitas mais vezes :)

Fla disse...

Poxa que ótima ideia isso!
Beijos

bio_geo_esds@ disse...

Eu gosto muito. É um bolo sem pretensão de o ser, simples, rústico, mas com sabor e aroma delicioso. Com algum pêssego fica o aroma delicioso.