quarta-feira, 31 de março de 2010

Folhadinhos de Farinheira com Espinafres




Esta entrada é um petisco!.... E muito simples de preparar. O contraste dos espinafres com a farinheira é excelente!

Ingredientes

1 embalagem de massa folhada de compra (fresca)
1 molho de espinafres
1 farinheira de qualidade
azeite, sal e pimenta q.b.

Preparação

Cozer os espinafres em água e sal por 10 minutos. Escorrê-los bem para retirar o excesso de humidade. Picar a farinheira com um garfo (para não rebentar ao cozinhar) e cozê-la em água a ferver por 5 minutos. Retirar a pele e esfarelá-la grosseiramente. Picar os espinafres. Levar a saltear os espinafres com a farinheira, com um fio de azeite (muito pouco). Rectificar os temperos, se necessário. Estender a massa folhada em formato rectangular. Rechear com o preparado de farinheira e espinafres. Enrolar e pincelar com gema de ovo. Partir o rolo em fatias de 3 cm, aproximadamente. Levar a forno pré-aquecido, no 180ºC, por 20 minutos ou até ficar dourado. Servir morno ou mesmo frio.

Bom Apetite!

22 comentários:

PratosdaBela disse...

Hummmmmmmmmmm
delicioso, aposto...
JInhos fofos

SoraiaSilva disse...

Fantásticos!! :)
Mas eu sou suspeita... adoro massa folhada e.. farinheira :)
Beijinhos*

Luisa Alexandra disse...

A mistura de sabores certamente resulta na perfeição!

Fatima disse...

Lindos!!!!! e certamente deliciosos1
Beijinhos

Fabiana disse...

Que arraso heim? Maravilhoso!
Bjs!

Fla disse...

Com certeza devem ficar deliciosos, adoro espinafre!
Bjs

Fa disse...

Olá, Babette
É uma boa ideia. O meu problema é que não gosto muito de farinheira, mas às vezes oferecem este tipo de enchidos e nunca sei qual o destino a dar-lhes. Talvez experimente esta receita no domingo de Páscoa, com muitos espinafres e pouca farinheira. A técnica que utiliza também lhe dá um aspecto final bastante bonito. Bjs

Susana Gomes disse...

As tuas escolhas de menu's são sempre perfeitas.
Eu acho que fazia desta entrada prato principal! :)

Adoro a combinação.

Beijinhos.

Turista Ocasional disse...

O aspecto é óptimo... mas acho que esta é uma receita que não experimento... primeiro porque decididamente não existe farinheira por cá e depois porque não gosto de espinafres.
Tenho mesmo que ver se consigo mudar os meus hábitos alimentares e se opto mais por coisas "verdes" e saudáveis.

Muitos beijinhos

Sissamar disse...

Que bem que me pareçe! Está mesmo uma tentação!
Beijinhos
Silvia

Isabel disse...

Olá Babette,
Que entrada maravilhosa e que bonitos que ficaram assim dispostos na travessa!
beijinho.

Babette disse...

A todas as meninas:
é realmente delicioso!...

Fa e Drica:
Vocês faziam complemento uma à outra: uma comia os espinafres e a outra a farinheira ;)
Foi a 1ª vez que comi farinheira (oferecida pela minha mãe q tb nunca tinha comido!...). E como tinha medo de não gostar ou de os sabores serem muito fortes, lembrei-me da mistura com alguns legumes. Para o meu paladar ficou perfeito!

Isabel:
Esta travessa é uma folha estreita da Bordalo Pinheiro de que gosto particularmente!

Obrigada pelos comentários...

MARIE GOURMET disse...

Só mesmo a Babette! Que combinação prévia tão esquisita 'et malgré tout' um resultado, ao que parece, delicioso. Não conhecia a receita mas vou experimentar. Merci bien. Au revoir.
M. Gourmet.

PAI DA BABETTE disse...

M. Gourmet, faça o favor de cair na tentação. Verá que resulta num sabor exótico e único!
Conselho de quem degustou. Já agora, ando a ver se consigo convencer a minha filha a preparar aquele prato que lhe recomendou, dos linguados fécampoise.
Os meus cumprimentos.
J.P.P.

Natália Eleutério disse...

Uma excelente ideia para entradas, Páscoa Feliz, bjs.

Kristininha disse...

Fiquei a imaginar estes folhadinhos na minha boca e a saborea-los!!! Não gosto assim muito de farinheira, mas com espinafres deve-lhe dar um sabor bem agradável!!!

Cristina Costa Amaral a.k.a Romã disse...

É uma mistura que resulta muito bem, tanto com espinafres como com grelos.
Excelente sugestão e apresentação.
Aproveito para desejar uma Páscoa Feliz.

Xana Bértolo disse...

Excelente combinação de sabores... Vou levar cmg :)
beijo e boa páscoa

RUTE disse...

Babete, gostei muito desta ideia folhada :)
O aspecto cortado do folhadinho está divino.
Beijinhos.

Raquel Alabaça disse...

Muito rica em sabores! Obrigada por enviares o link.
É mais uma para experimentar!

Bjs

Laranjinha disse...

Os folhadinhos estão lindos e a combinação parece-me excelente. Parabéns.

Anónimo disse...

Most of the networds are slow today but this one is just as fast as Rocket