quinta-feira, 11 de março de 2010

Galette au Chou





Andava a namorar esta Galette desde que a vi aqui... Uma couve perdida no frigorífico foi o pretexto. Foi o nosso jantar de domingo, acompanhada com uma salada de alface e rúcula. "Legumes com legumes", pensarão. "Que bom", digo eu!....

Ingredientes

½ couve (sabóia, verde ou branca)
2 colheres de sopa de azeite
2 ovos
100 g de bacon em pedaços
3 chalotas finamente picadas
3 dentes de alho picados
Salsa picada qb
200 g de farinha
25o ml de leite
Sal
Pimenta preta moída na altura


Preparação

Pré-aquecer o forno a 180º. Cortar a couve em pedaços, lavá-la e cozê-la a vapor durante apenas 2 a 3 minutos. Untar uma forma de tarte com o azeite e colocá-la no forno. Numa tigela bater os ovos, com o bacon cortado e as chalotas picadas, juntar o alho e a salsa picada e temperar com sal e pimenta. Incorporar o leite e a farinha e misturar tudo até obter uma massa homogénea. Nesta altura, retirar a forma de tarte do forno e verter metade da massa para dentro. Colocar a couve em pedaços por cima e terminar com o resto da massa. Levar ao forno, a 180ºC, por 35 minutos ou até ficar dourada. Servir quente ou morna.

Bom Apetite!
 
   

24 comentários:

Sónia Meirinho disse...

e que bom aspecto mesmo!! essa fatia está com um look de comer e chorar por mais!!! adorei.beijos

Tuquinha disse...

adoro legumes com legumes...........está delicioso
beijos

Elisabete disse...

Ficou simplesmente magnífica. Que delícia, que aspecto tão apetitoso.

Fatima disse...

Ficou maravilhosa! Também gosto muito de legumes com legumes....
Beijinhos

Luisa Alexandra disse...

Ficou mesmo óptima!
Cá em casa não teria muitos apreciadores, além de mim, mas em dúvida que me daria uma excelente refeição!

ameixa seca disse...

Tem o bacon pelo meio, portanto não é só legumes com legumes ;)

Babette disse...

...bacon esse que dá um gostinho.... hmmmm!
Babette

Isabel disse...

Olá Babette :)
Quem a vai namorar agora sou eu :)
Beijinho.

Kristininha disse...

Mas que aspecto maravilhoso...ai eu não posso andar por aqui com fome, porque me dá vontade de comer tudo...

Fa disse...

Excelente aspecto, Babette. Vou experimentar.
Bjs

Sara Moras disse...

Babette:
Obrigada pelo comentário que deixou no meu blog. Vejo que também faz o seu com carinho.Venho visitá-la mais vezes sem dúvida!
Beijinhos
Sara

Anónimo disse...

Alinho nesta Galette...que tem um ar tão, tão comestível que ninguem poderá resistir.
A variedade aqui é tão grandse que o dificil está em escolher...
Beijicas
Maria

Marina disse...

Eu vou adorar esta galette, eu sei que vou adorar!
Beijinhos.

Suzi disse...

É mesmo a cara dos meus jantares de domingo! Beijinhos

Xana Bértolo disse...

Está com 1 aspecto maravilhoso :)...
Adorei
1 beijo e bom fim-de-semana

Mary disse...

Olá,
Está com um óptimo aspecto. Adorei.

Bjinhos e bom fim de semana

M. disse...

Bendita couve perdida!!! Está fabulosa la galette!!!
Bjs e bom sábado,
M.

Belita disse...

TEM UM ASPECTO DIVINAL!ADOREI A IDEIA AGORA QUE ESTOU NUM PROCESSO DE ALIMENTAÇAO SÒ LEGUMES E VERDURAS E FRUTAS!DEIXEI DE FUMAR E ESTOU A CONTER A ALIMENTACAO TB !OBRIGADO PELA RECEITINHA DELICIOSA !

Marinex disse...

esta galette ficou simplesmente divinal... beijinhossssssss

Unknown disse...

Nada como uma refeição vegetariana.

Beijinhos

Fátima disse...

Essa cremosidade é que deu água na boca!
Delicia.
Beijo.


p.s. Não entendi direito, levamos a forma ao forno untada com o azeite apenas ?
E o que é chalota.
Obrigada e me desculpe pelas dúvidas.

Babette disse...

Olá Fátima!
É isso tudo: a forma vai untada com o azeite ao forno a aquecer. Assim, quando se deita a 1ª parte da massa fica logo com uma crostinha, do contraste com o quente da forma.
Chalotas são parecidas com cebolas, mais pequenas e com um travo mais delicado. Mas podem facilmente ser substituídas por cebolas (procure as mais tenras).
Obrigada pela visita!
Babette

RUTE disse...

Que linda fatia! Faz crescer água na boca!

Susana Gomes disse...

Não tinha visto a tua!
Fiquei fã: simples, deliciosa e perfeita para quem gosta de legumes como eu! :)

Beijinhos.