segunda-feira, 29 de março de 2010

Omolete de Claras, Cebola e Courgette aromatizada com Caril e Coentros




Já tinha visto o desafio. E até achei muita piada: fazer uma receita cujo mote do nome/dos ingredientes fosse uma letra do alfabeto. Agora era o "C". Vi o desafio mas não sabia que tinha mordido o isco... E não pensei nesta receita de propósito. A sério! Eu até passo a explicar: o meu pai ontem fez anos e fui eu a fazer o bolo de aniversário - um bolo de nozes com recheio de doce de ovos. Vai daí, sobraram claras. Vai daí, a minha mãe fez um almoço de aniversário divino e era preciso algo light para o jantar. Vai daí, também, tinha uma meia courgette e uma meia cebola perdidas no frigorífico a precisarem de um destino digno. Vai daí, e por último, uma pitada de caril e umas folhas de coentros davam graça e côr ao prato, pensei. Fiz o jantar. Quando o Z. perguntou o que era eu respondi: omolete de Claras com Cebola, Courgette e aromatizada com Caril e Coentros. E fez-se-me luz: tantos Cs - pensei!... Que boa!.. - disse o Z.  E aqui está a nossa participação!

Ingredientes (para 2 pessoas)

4 claras
1/2 cebola às rodelas finas
1/2 courgette partida em palitos finos
queijo mozzarella ralado, a gosto
azeite, sal, pimenta q.b.
uma pitada de caril
coentros picados

Preparação

Saltear numa frigideira, com um fio de azeite e uma pitada de caril, a cebola e a courgette até amolecerem (entre 5 a 10 minutos). Temperar com um pouco de sal e reservar. Na mesma frigideira, deitar metade das claras. Quando começarem a ganhar côr, temperar com um pouco de sal e pimenta. Polvilhar com uns fios de mozzarella e colocar metade do recheio de legumes. Fechar a olomete, dobrando-a com cuidado para não se partir. Fora do lume, polvilhar com mais um pouco de queijo e aromatizar com coentros picados. Fazer de seguida a outra omolete, com os restantes ingredientes. Servir com uma salada de alface e rúcula, temperada com vinagreta de balsâmico.

Bom Apetite!

18 comentários:

M. disse...

A omelete está maravilhosa, mas agora fiquei a pensar no bolo!!!
Bjs e boa semana!
Madalena

Turista Ocasional disse...

Realmente uma receita com muitos C´s na denominação, a fazer jus ao desafio.

Eu também tenho que me render a receitas mais saudáveis e com mais vegetais nos ingredientes... caso contrário a minha balança não pára de me avisar do aumento de peso consecutivo.
A pensar nisso, 3/4 das nossas refeições de fim-de-semana foram saladas... mas acho que umas omeletes com o aspecto dessa tua seriam opções divinais.

Beijinhos

Lusitana disse...

Juntando ao que é dito pela Drica, esta receita é muito imaginativa, saudável (basta ver os legumes a espreitarem pelo prato fora) e parece-me uma boa solução para as claras "sobrantes". Parabéns!

Kristininha disse...

Vai daí saiu uma bela de uma omolete e bem saborosa mas melhor ainda : bem light!!! O que me agradou bastante porque tenho de entrar nessa onda...

Margarida disse...

Bem, eu diria que isso é uma omeleta com um C grande! : )
Bem leve e aromática. Gostei!
beijinho

Fatima disse...

Excelente sugestão e bastante ligth, adorei!!!
Beijinhos e boa semana

Delícias e Talentos disse...

Babette, contemplas-nos com uma sugestão aromática e repleta de "C's"!
Uma omelete muito leve e com um aspecto bem cremoso...
Uma ideia excelente! :)

Babette disse...

E se a participação tivesse sido consciente ainda lhe tinha enfiado Cenoura e Cogumelos!!!!
babette

Fa disse...

Boa ideia Babette! E sem as gemas temos uma omelete inofensiva. Bjs

Dani Franken disse...

Gostei muito dessa receita de omelete. É diferente daquela coisinha básica... Tantos aromas... deve ter ficado ótimo!
beijinho
Dani

Figos & Funghis disse...

Bela receita Babette, e ainda tem o plus de ser light! Amei!
Bjinhos

P I N T O R disse...

COM UM COPO DE TINTOL
P'RA REGAR A REFEIÇÃO
VAI ABAIXO O COLESTEROL
E SAFAS O CORAÇÃO.

Beijinhos.

Tuquinha disse...

Gostei imenso dessa omelete...
beijinhos

Anónimo disse...

Musicalmente falando, omolete em "C Major"!

Susana Gomes disse...

E que deliciosa sugestão.
eu sou uma grande fã do Seinfeld (de onde, aliás, vem o nome do meu blog) e tb lá havia quem só comesse omelete de claras.
Na altura fiz para experimentar e volta e meia faço, porque gosto muito.

Beijinhos

Suzi disse...

Que maravilha. Sabes que, por vezes, as coisas mais originais, acontecem por acaso! Bjs

Isabel Salvador disse...

ficou mesmo um espectáculo parabéns..jinhoss

R.correia disse...

que optima participação.....com muitos ccccc