quarta-feira, 10 de março de 2010

A 1ª Pizza!...


Não é, nem de longe nem de perto, a melhor pizza que fiz. Foi feita de improviso, com os ingredientes que estavam à mão (ou melhor, no frigorífico). Mas foi a 1ª Pizza que os meus filhos comeram (a metade da direita...) e só por isso já convém ser recordada!

Era domingo e tínhamos estado a ver um filme de desenhos animados em que apareciam umas belas pizzas. Eles perguntaram o que era aquela papinha. Eu expliquei. Eles quiseram provar. Eu fui para a cozinha. Nós jantámos Pizza!...

Ingredientes:

1/2 receita de artisan bread (feita só com 500 gr farinha de trigo, 1/2 pacote de fermento de padeiro, 1/2 colher de sopa de sal, 350 ml de água morna)
molho de tomate caseiro 
um florete de brócolo
2 ovos cozidos
6 fatias de fiambre não muito finas
16 rodelas finas de chouriço de carne extra
queijo mozzarella ralado, a gosto

Preparação

Estender a massa com um rolo até obter a espessura desejada (nós gostamos das pizzas finas). Forrar um tabuleiro do forno com papel vegetal e colocar a massa por cima. Cobrir com o molho de tomate. Escaldar o brócolo em água a ferver com sal (2 a 3 minutos) e escorrer. Rechear a pizza com o fiambre e o chouriço de carne. Numa das metades, colocar os ovos cozidos às rodelas e os raminhos de brócolo. Polvilhar, com queijo mozzarella ralado, a gosto. Levar a forno quente 190ºC por 20 a 25 minutos, até o queijo gratinar.

Bom Apetite!

15 comentários:

Turista Ocasional disse...

Pois eu nunca confeccionei uma pizza caseira... mas o meu pequenito já provou algumas, apesar de preferir "pescar" o recheio e deixar o resto.

Os teus filhos têm imensa sorte por terem uma mãe tão prendada e versátil, e não apenas na cozinha.

A tua pizza tem mesmo óptimo aspecto.

Beijinhos

Sónia Meirinho disse...

e que bela 1ª experiencia!! tambem me lembro da 1ª vez que comi!! a minha tia levou-me a mim e ao meu irmao a uma pizzaria e na altura nao comi nem metade!! hoje arrependo-me do que sobrou pois amo pizza e aquelas eram das melhores da zona!! lool. ficou optima.beijos

Unknown disse...

Ficou fabulosa...maravilha. Venha duas fatias xxl. Beijinhos

Maria Vitamina disse...

Cá em casa a pizza também é assim... sai sempre de improviso e resulta sempre!
Obrigado pela visita!
Bjs

Marinex disse...

que pizza fabulosa... eu sou fa e de vez em quando tb faço... beijinhos

Pezinhos de Lã disse...

Quando miuda (mais miuda), a minha mae tambem nos presenteava com fabulosas pizzas caseiras. Ficava de nariz no forno sempre a espera que estivessem prontas para meter um pedaço enorme na boca ainda quente... Ainda me recordo do cheiro. Ja nao as faz algum tempo, vou ver se lhe avivo a memoria:)

Renata disse...

Tenho certeza que agradou a todos,pois, não conheço quem nao goste de pizza! E a sua está perfeita, maravilhosa!

Xana Bértolo disse...

Tb kro experimentar as pizzas...
Adoro broculos, tem 1 excelente aspecto
1 beijo

Carolina Macedo disse...

Que pizza óptima!!! Os miúdos devem ter adorado!!
Beijinhos*

Marisol disse...

Hola, ¿puedes decir que no es la mejor pizza ... porque ya se comió una tajada! Y con el brócoli que se ve tan saludable! Mis mejores deseos querida Babette

Marisol disse...

Me olvidé de decirles que me recuerda a una pizza que sirve a un hotel de playa, aquí en Portugal ... Porto Santo, ¿sabes?

Natália Eleutério disse...

Super saudável e bastante original, bjs.

ameixa seca disse...

Adoro pizza caseira, a minha mãe é viciada :)

Isabel disse...

Não só aprenderam o que era pelos desenhos animados, como ainda a provaram na realidade!! Uma mãe assim é uma Senhora Mãe!!
beijinho Babette.

Kristininha disse...

Uma bela pizza, bem diferente...