quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Das Férias II - Mercados



Obrigatório em qualquer viagem. Uma visita demorada aos mercados da região. Uma manifestação colorida e genuína de uma cultura. Não dispenso a visita aos monumentos, aos museus e a todos os pontos de interesse de um local. Mas os mercados apaixonam-me. Pelo que têm de autêntico. Nada pode ser disfarçado. O que é um povo e a forma como vive está muito nestes sítios. E foi uma delícia percorrer o Viktualienmarkt. Descobrir os enchidos, os queijos, as frutas e os legumes. Ao bom estilo alemão, tudo se apresentava ordenado, arrumado, limpo e muito apelativo. Secções distintas para uma variedade imensa de produtos.




Outros passeios levaram-nos entretanto até à Dallmayr. Um paraíso para a Babette!... Foi difícil resisitir a tantas iguarias. Na mala vieram doces, chás e chocolates. E muita vontade de voltar um dia...


8 comentários:

Ondina Maria disse...

Realmente, um mercado muito aprumadinho, ao bom estilo alemão :)

Fa disse...

Olá Babette,

Gosto muito da Baviera. Também me perdi de amores pela Dallmayr (não sei se estou a escrever bem). Ainda fui lá tomar um chá duas vezes, no 1º andar, até que o meu marido se aborreceu por não o deixarem fumar cachimbo! Depois passámos a ir uma cervejaria que fica perto e também é muito agradável.

beijos

fa

Anónimo disse...

O Viktualienmarkt é mesmo um mercado delicioso e muito, muito colorido. Acredito que o tenhas adorado.
A diversidade de frutas é imensa e encontram-se frutas que para mim foram uma absoluta novidade, como a jaca ou o Durian (durio)que eu pessoalmente desconhecia de todo.

Quanto à Dallmayr, era previsivel que a Babette a considera-se uma verdadeira perdição. Presumo que o problema aí tenha sido que alguns produtos muito apelativos e com um aspecto fantástico, quer na categoria dos doces como dos salgados, precisam de ser conservados no frio, pelo que não são susceptíveis de fazer uma viagem de horas dentro de uma mala, por muito bem acondicionados que estejam ;-)

Em termos de doces e bolinhos com óptimo aspecto faltou-te espreitar a Maelu, presumo eu, que fica na Theatinerstraße (rua paralela à da Dallmayr). Apenas mais um motivo para regressarem cá ;-)

Presumo que também foram ao Schranenhalle junto ao Viktualienmarkt, que eu adoro e é uma espécie de mercado coberto. Aqui encontra-se uma loja da Kaffer (a principal companhia rival da Dallmayr em termos de produtos gourmet aqui em Munique).

Beijinhos (de quem está adorar ver-te falar com tanto entusiasmo da região onde vivo)

frango do campo disse...

também adoro mercados!
este parece imperdível, muito bem organizado hehe
beijinho**

Mar disse...

Os mercados permitem mesmo esse sentir do pulsar de uma cultura. Muito vívidos. E vividos. Pelos bens e pelas pessoas que lhes dão coloridos irrepetíveis. Creio que constituem quase sempre as memórias mais gratas que conservo dos lugares por onde vou passando. A par dos cafés, talvez. E sabes, muitas vezes abdico de conhecer mais um museu ou um sítio dito emblemático, para me demorar nestes lugares com gente dentro.
Muito bonitas, as imagens que partilhas. Lindas de ver, a estas horas tão matinais. Acordei às cinco da manhã, hoje. Para escrever com muito silêncio.
E a ver se revejo definitivamente alguns dos meus pontos em relação à Alemanha. Apesar de tudo, a História é como é. E para mim, o sentido de organização e de cumprimento dos alemães está irremediavelmente ligado ao Mal. É irracional, este sentir. Sei disso. E não pode ser a medida para tudo. Mas também nesse capítulo, as coisas são como são. Por isso, pode ser que haja vontade de ir a esses lugares. Um dia.

Um beijo.

Mar

Anónimo disse...

Hoje estive no local a que se refere a primeira foto e também vi esses pacotes de chá muito aprumados. O que mais me chamou atenção é que na marca faz referencia Bremen.

Tu desceste ao piso -1, ao Milka Welt? Eu ainda não o tinha feito e o M. adorou. Claro que saímos de lá com um saco de chocolates dessa marca.

Beijinhos e óptimo fim-de-semana

Turista Ocasional disse...

Ups, como é óbvio o meu comentário anterior referia-se ao teu artigo de hoje (dia 24) e nao ao de dia 23. Sorry

Babette disse...

Ondina e Frango do campo:
German style!

Fa:
Adorei a Baviera. E de facto à Dallmayr é um encanto. O 1º andar convida a uns chás demorados, mas pelos vistos sem fumo ;)

Turista:
Foste incansável com as dicas!...

Mar:
Adoro mercados!... E penso que sim. Que vais rever muitos pontos de vista se visitares a Alemanha. Comigo foi assim. Um beijo com saudades!!!