sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Salada de Figos com Morangos



Despeço-me das saladas do Sul com uma proposta tão simples quanto inusitada. Esta salada, que pode obviamente também ser uma bela sobremesa, se não for temperada, é apenas uma sugestão diferente para uma entrada, um acompanhamento ou (como foi o caso) uma refeição leve de Verão. Temperada com um fio de azeite e uma pitada de pimenta, acompanhou na perfeição uma tábua de queijos e de enchidos. Com umas tostas de pão de Ferreira do Alentejo foi uma refeição que surpreendeu pela sua simplicidade. Com morangos e figos do Algarve. Suculentos e cheios de sabor... Não deixem de experimentar esta "salada de fruta" como prato principal. Inesperada e deliciosa.

Ingredientes

Bons morangos
Bons figos
Azeite e Pimenta

Preparação

Fatiar as frutas. Servir a salada de imediato, regada com um fio de azeite e uma pitada de pimenta. Acompanha muito bem queijos e enchidos.

Bom Apetite!




11 comentários:

Vera Ferraz disse...

Os figos têm um aspeto delicioso e a combinação é realmente diferente e da qual eu nunca me lembraria!
Versátil, entrada, refeição ou sobremesa :)
Bom fim de semana!!

Ondina Maria disse...

tenho-me deliciado com as tuas propostas de saladas, e esta não é diferente. Pena que hoje ao pequeno-almoço dizimei os morangos num batido :)

A Vida no Paraíso disse...

Ao ver esta tua receita deliciosa constatei com pasmo que este ano ainda não provei um único figo!!
Como é possível? Agora fiquei cheia de vontade de comer figos!!
Beijinhos do Paraíso *.*

Ilídia disse...

Olá, minha querida. É a primeira vez que escrevo aqui depois de termos falado ao vivo :) Gostei tanto, tanto de te conhecer. Espero que não demore muito até nos encontrarmos novamente.
Já estou em casa. De volta às minhas coisas, mas ainda com uns dias de férias para gozar.
Quanto à tua salada, absolutamente maravilhosa (todas elas, aliás). Adoro figos, mas eles ainda não começaram a aparecer por aqui. Daqui a uns dias começo o meu ritual quase diário de ir, com o meu pai, colher figos.
Um beijo,
Ilídia

Lenita disse...

nem sabes a vontade que me dá de comer figos ao ver esta foto!
Por cá não se vêem à venda :((
Que delicia de salada!
Bjs

Babette disse...

Vera:
Uma combinação tão simples e tão especial, vais ver.

Ondina:
Obrigada por estares a acompanhar estas saladas. Às vezes penso se isto interessa mesmo a alguém...

Paraíso:
Nada de deixar uma grávida "ougada"...vai lá comer um ou dois ;)

Ilídia, querida:
Ainda te imaginava deste lado! Foi tão bom, de facto! Darmos rostos, abraços e afectos tornou tudo mais especial. Fico à espera das tuas receitas com os figos especiais da tua Ilha.
Dois beijos para ti, que és uma simpática!

Lenita:
Aqui no Porto também só os comi uma vez. Por isso vinguei-me nas terras do Sul ;)

Babette

Laranjinha disse...

Olá Babette,
adorei esta tua salada. A combinação dos figos com os morangos parece-me deliciosa.

Um beijinho.

Anónimo disse...

Olá Babette. Temos assistido a um verdadeiro cardápio de saladas. Neste momento estou confusa. Nem sei de qual gostei mais. A de salmão fumado piscou-me o olho e esta de figos e morangos ainda está colada na retina.
Que bom que o vosso descanso estival está sendo bom!
Que continue assim!
Um abraço.
Patrícia

Mar disse...

A tal salada. Talvez não como prato principal, para mim. Entrada bem fresca, antes. Com queijo da Ilha. E pão. E o que nos lembrarmos no momento. Uma inspiração, a tua salada de figos com morangos. Com aquele toque do Sul:)

Um beijo.

Mar

Ameixinha disse...

Estou ansiosa por provar os figos este ano, a figueira está carregadinha mas ainda não amadureceram e morangos são sempre bons :)

Babette disse...

Laranjinha:
Estive quase para não a publicar, de tão simples. Mas afinal valeu a pena!

Patrícia:

Mar:
Falei-te dela ainda no Sul. Inspiradíssima numa salada tua de Verão do ano passado, como te disse. Os créditos são da minha amiga com nome de Mar...
PS. Foi prato principal por ter sido prato leve de Verão, aqueles entre mergulhos. O ideal será mesmo como entrada. Deliciosa!

Ameixinha:
Figos são mesmo uma perdição. Queres ajuda com a figueira??? ;)

Babette