sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Tarte de Limão Merengada





O desfecho perfeito deste Jantar de Amigos foi uma Tarte de Limão Merengada. Depois de aromas e sabores intensos, o sabor forte e refrescante do limão, revelou-se a escolha acertada para encerrar este Jantar. Uma fatia generosa de tarte, acompanhada por um chá branco, leva-nos num instantinho ao paraíso... Deliciosa!... 


Ingredientes
(Receita da minha amiga AB. a que acresci raspa de limão no merengue...)


250 gr de bolacha maria
100 gr de margarina aos pedaços (uso 75 gr)
1 ovo
1 lata de leite condensado (uso magro)
2/3 da medida dessa lata com água
4 ovos
3 colheres de sopa de açúcar
2 limões (sumo e raspa), de preferência biológicos (obrigada Tia L.!...)


Preparação


Moer na picadora as bolachas, reservando 6 bolachas moídas à parte. Numa taça, e com as pontas dos dedos, trabalhar com as mãos as bolachas, a margarina e o ovo. Amassar bem até obter uma massa compacta. Untar levemente uma tarteira e forrá-la com a massa, que deve ser calcada bem com as mãos, até ficar o mais lisa e regular possível. Separar as claras das gemas. Numa taça, misturar as 4 gemas com o leite condensado, a água, as 6 bolachas moídas, o sumo dos limões e a raspa de um deles. Bater tudo com uma vara de arames e verter sobre a massa. Levar a forno pré-aquecido, a 180ºC, por 15 minutos. Enquanto isso, bater as claras em castelo firme e, no final, deitar, lentamente, as 3 colheres de sopa de açúcar e a raspa do outro limão, batendo sempre. Retirar a tarte do forno, e baixá-lo para os 150ºC. Colocar as claras por cima da tarte e levar novamente ao forno, a 150ºC, por 15 minutos ou até que o merengue fique dourado. Servir fria.


Bom Apetite!



28 comentários:

São Ribeiro disse...

ESSA TARTE É UMA DELICIA, A TUA FICOU BEM TENTADORA.
BJS

Isabel Salvador disse...

que jantar perfeito amiga e que bem que acabou,lindaaa a tarte,bjokinhass

Bichinha disse...

Que bom... e que gulosa que é essa tarte. Adoro, perfeita para qualquer ocasião.

Lusitana disse...

Que lindas as fotografias. O toque dos limões frescos remete-me para os quadros de naturezas mortas com que os pintores registavam a beleza breve dos alimentos, sempre mostrando algo mais que isso! E ainda ficava para despertar a nossa imaginação tudo o resto que o pintor não desvendava...
Beijinho.

Autora do Blog disse...

Ficou com muito bom aspecto.
Deve ser deliciosa.
Gosto imenso de sobremesas com sabor a limão.


http://asvezescozinheira.blogspot.com

A Vida no Paraíso disse...

ADORO!! É mesmo um pedaço do Paraíso! ;)
Beijinhos

Natacha Rodrigues disse...

hummm aqui está algo que nunca fiz mas ja anda na lista h imenso tempo!! Ta fantastica!

Marisa Duarte disse...

Já algum tempo que estou para fazer esta tarte, está lindaaa!

De cozinha em cozinha disse...

Mais uma combinação fantástica: limão e merengue. Esta tarte é sem dúvida a minha favorita de entre as tartes doces.
Beijinhos e um bom fim-de-semana

Anónimo disse...

Pois bem me parecia que tarte de limão merengada, seria com leite condensado. E leite condensado é um dos meus ingredientes preferidos nas sobremesas.

Adoro esta tarte, com ou sem merengue, mas sempre que a faço acho sempre que fica uma tarte pequenina... (ou sou eu que sou bastante gulosa ao saboreá-la)

É sem dúvida uma forma óptima de acabar com "chave de ouro" qualquer refeição ou ementa.

Babette, hoje o meu post talvez te agrade, pois é do teu domínio da degustação

Luisa Alexandra disse...

Que linda ficou a tua tarte!

Filipa disse...

OLÁ! Cºa está a receita que já tinha captado a minha atenção! Mas, não, não é a mesma receita...ainda abem! Mais uma delicia para me tentar!!! Meus Deus e eu que tenho mesmo que me controlar! Ai ai, é dificil! Um beijinho e bom fim-de-semana!

Mar disse...

Finalmente a tarte de limão! Estive à espera pacientemente deste post, para fazer uma tarte de limão de acordo com o itinerário sugerido pela Babbette. Quando concretizar, dou notícia!

Beijo da Mar. E até amanhã:)No lugar combinado.

Gina disse...

Não posso ver um título com torta de limão, que vou correndo conferir. É a minha torta favorita!
Bjs.

Angela Escritora disse...

Estou com a Gina, é a prediletíssima!

Mar disse...

A Fa já deu notícia do risotto no blog dela! E ficou lindo! Numa mesa minimalista com pássaros e ramos secos. Com inspiração colhida no seu risotto de grelos e nas coisas da Mar:)

Beijo outra vez! E até amanhã outra vez!

Mar

Isabel disse...

Um final feliz. Como sempre!
Beijinho. Bom fim-de-semana.

SML disse...

Que tarte linda! E com merengue, que adoro, e como publiquei hoje também. Mais uma receita a experimentar. Obrigada pela partilha.
Sandra :)

Observador disse...

Boa!
Não fica atrás da do Mezzaluna!...
Excepcional!

Receitas para a Felicidade disse...

Ficou linda a tua tarte merengada, um verdadeiro capricho para os nossos olhos.

Beijinhos e bom fim de semana!!

Babette disse...

Filipa:
Então se não é a mesma receita, tens mesmo de me passar a versão da tua mãe!

Turista:
Também me lembrei que a receita te ia agradar...

Mar e Mar:
Tem mesmo que a fazer! Siga, portanto, o itinerário! Já fui ver a conquista da Fa! Um belíssimo aspecto, por sinal!... Até já!...

A todos os outros simpáticos (e gulosos) comentários, o meu obrigada!

Beijinhos da Babette

Deborah Martin Salaroli disse...

Babette
Tivemos transmimento de pensação!
Também fiz uma torta de limão ontem e parece muito com a sua. Dê suma olhada lá!

Bjs
Deborah

.................
Ah, vc não pode me ajudar a divulgar o concurso em que eu estou participando? É só clicar na imagem no meu blog, escolher 'gostei' e confirmar pelo email que a Tabasco manda! Muito obrigada...

www.delicias1001.com.br

Gisela disse...

Um jantar perfeito com uma sobremesa igualmente perfeita
Um beijinho

Belocas disse...

Que sobremesa maravilhosa...
Venho deixar dois selinhos que estão nos meus blogs
http://iguariascaseiras.blogspot.com
http://iguariaspragulosos.blogspot.com
Um abraço e bom fim-de-semana

M. disse...

Madre mia, que maravilha!!! Linda, linda!
Bjsss, bom domingo!
Madalena

Helena disse...

Olá Babette
Ficou um mimo essa trate. Confesso que não a faço muitas vezes, apesar de ter um grande fã aqui em casa.
Nunca experimentei com bolacha na base e leite condensado no recheio.
Uma boa semana!

ameixa seca disse...

Que linda ficou, deve ser uma delícia :)

Isabel (pipoka) disse...

É uma das minha sobremesas favoritas, mas nunca a consegui fazer igual à da minha saudosa avó... O merengue dela era perfeita em textura e doçura.

beijocas