quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Bifes Enrolados


A minha memória é composta por muitos sons, muitos cheiros e alguns sabores. Uma das recordações da comida da minha Avó A. eram estes bifes enrolados. Esperados no prato com alguma expectativa, já que ansiava por fatias generosas que me presenteassem com uma gema cozida grande e vistosa. A decepção era enorme quando me calhavam fatias que só abraçavam clara de ovo... Neste meu mais recente dia de aniversário, cumprindo uma vez mais a tradição de família de pedir o que se mais quiser para o festejar, pedi à minha mãe bifes enrolados. Com uma exigência extra: só me podiam calhar no prato fatias com muita gema à vista!....

Ingredientes



2 bifes grandes de novilho - cerca de 800gr - limpos e cortados em "livro"
8 fatias de bacon fumado pouco gordo cortado fino
4 ovos grandes cozidos e descascados
3 cebolas picadas finamente
2 cabeças grandes de alho picadas
1 tomate médio bem maduro sem casca, cortado aos cubos pequeninos
2 colheres de sopa de polpa de tomate
cebolinho fresco picado, salsa picada a gosto
1/2 copo de vinho branco maduro
Sal, noz moscada, uma folha grande de louro, um golpe de pimenta, 1 colher de café de massa de pimentão, azeite qb, 1 haste de alecrim

Preparação

Fazer um refogado com o azeite, a cebola e o alho e deixar alourar só um pouco. Introduzir os bifes já montados (1 bife, 4 fatias de bacon e dois ovos,  enrolando com um baraço sem dar nó), em fogo um pouco alto, virando com cuidado até selar a carne (o que deve acontecer em cerca de 4 min). Deitar de seguida os outros ingredientes e os temperos, reduzindo o lume para fogo brando, por cerca de 40 min. Vão-se rodando os bifes de vez em quando, com o auxílio de uma pinça. A meio da cozedura colocar uma haste de alecrim fresco, tentando que não se desfaça até ao final. Tirar o fio só depois dos bifes bem frios, cortando-os às rodelas, com cuidado, para não se desmancharem.


Bom Apetite!

23 comentários:

Barida disse...

Ficaram lindos esses bifes, tambem costumo fazer ca em casa :-) Parabens! beijinhos

Isabel Salvador disse...

que lindos que ficaram amiga perfeitos,bjokinhass

Bichinha disse...

Mas que maneira tão diferente de comer bifes :) gostei muito da sugestão.

Alma disse...

Ai,ai!
Esse também é um prato de muitas recordações para mim e familia, para a minha mana e família, tios e ... primos e ...A minha mãe faz deliciosamente apenas difere no molho, eu e a mana também fazemos!!

SML disse...

Só poderei adorar. Tem ovos, por isso fica de certeza perfeito. Além de que é um prato colorido e muito bonito.
Mais um a experimentar. ;-)
Sandra

Deborah Martin Salaroli disse...

Babette
Que comida 'antiga'. Minha vó fazia sempre.
E vc sempre surpreendendo...
Bj
Deborah

www.delicias1001.com.br

Anónimo disse...

Esta não é uma recordação de infância pois é a primeira vez que vejo imagens de tal prato, mas admito que me suscitou a curiosidade.

Beijinhos

Fa disse...

Olá, Babette
Estes bifes também fizeram parte da minha infância gastronómica, mas no meu caso só queria a parte com clara. bjs

Luisa Alexandra disse...

Que maravilha de aspecto!
Uma refeição mesmo vistosa e apetitosa.

Chefs.com disse...

Já experimentei bife enrolado em outros recheios, nunca comi com ovos...deve ficar muito bom.

Rita disse...

Adorei a ideia!
Só fico com uma dúvida: Quando se enrola os bifes os ovos não resvalam? Obrigada!

Sérgio Gomes disse...

Ficaram perfeitos! Fazem um prato muito bonito e sabroso.

Beijos.

Mar disse...

Outra receita que abre o apetite:) De infância. E a requerer muito cuidado na elaboração. As tuas fotografias são lindas. Sempre muito lindas. E sabes, acho que não consigo reproduzir esta receita. Parece ter tantas fases. E tão delicadas! É mais uma coisa para as mãos da Babette:)

Beijo da Mar.

Andreia Marques disse...

Olá Babette:
Adoro bifes enrolados e, curiosamente, é um dos pratos que a minha mãe prepara com talento como esses que estão maravilhosos. Parabéns à tua progenitora.
Parabéns, também, pelo aniversário do dia 13. Tudo de bom te desejo.
Receosamente, atrevi-me a fazer os panados no forno. Que maravilha que ficaram e sem fritos a incomodarem a minha 'sensível vesícula'! Obrigada por mais esta dica.
Beijinho da Andreia

Gisela disse...

Babette, que saudades que eu fiquei ao ver os teus bifes, comia quando era miuda e nunca mais os tinha visto. Que bom que me lembraste desta delicia, vou fazer com certeza
Um beijinho

Cristina Manso Preto disse...

Olá, Babette!
Estes também eram os meus preferidos quando era miúda. Claro que as fatias com gema eram sempre as mais disputadas...
Fiquei nostálgica... :)
Beijiinhos,
Cristina

Babette disse...

Que engraçado haver tantos comentários a demonstrar "saudades" e "nostalgia" em torno de uma receita. Há sempre algumas receitas um bocadito datadas e que até caem no esquecimento. E esta é uma das que merece ser resgatada!

Fa:
Estou a ver que nos dávamos lindamente com este prato. Uma comia a gema e a outra a clara. Sem choro nem drama!

Mar:
Esta em particular saiu das mãos da mãe para a boca da Babette.... O que ainda soube melhor! Gostei de termos falado. E de nos termos escrito!...

Rita:
Os bifes serão sempre maiores do que os ovos. De forma que quando se atam com o cordel, os cantos (que não levam ovo) ficam "apertadinhos" e não deixam sair o ovo!

Andreia:
Obrigada pelas palavras. E ainda bem que os panados no forno continuam a fazer sucesso. E melhor à saúde!

Babette

CUATRO ESPECIAS Por ELENA ZULUETA DE MADARIAGA disse...

Hoy me he dedicado a muchas cosas, entre otras a volver a ver esos blogs que antes veía con cierta frecuencia.
Realmente cuanto se les echaba en falta.
Pero por problemas medicos he estado casi un año sin escribir nada y ahora, ya algo mejor vuelvo.
He cambiado el enfoque de mi blog y su formato
Y aquí estoy, a pesar de que hasta hace unos días me parecía una tontería hablar de mis sentimientos,mis recuerdos y su relación con la gastronomía.
Pero ahora veo que va teniendo poco a poco su hueco.
Me vuelvo a sentir yo, al entrar y leer en los blogs, es realmente bonito.
Espero seguir viéndote.
Un saludo


CUATRO ESPECIAS

Anónimo disse...

querida babette
só me ocorre: tal filha tal mãe.
Beijinhos as duas

Daniana Bittencourt disse...

Ficam lindos assim, com o ovo no meio.
Eu, já iria preferir os pedaços com mais claras... Não sou muito fã de gemas. rsrs
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Susana Gomes disse...

Tb gosto tanto de bifes com recheio de ovo!
É um, que são dois. :) :)
Beijinhos

moranguita disse...

nunca foz bifinhos assim nem nunca comi. mas olha qu estão bem apetitosos.
vou ter de fazer
beijinho

Anónimo disse...

Parece delicioso! Já agora gostava de fazer uma pergunta sobre uma mousse que costumo fazer. Mousse de bolacha Oreo. Sempre que a faço, sigo à risca a receita, mas quando vou comer arde me a garganta. Ainda não consegui perceber porque? Será do creme da bolacha, devo retira-lo??? Por favor ajudem-me!!!
Obrigada!