sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Panados no Forno


Uma aritmética muito simples: os miúdos queriam panados + eu não queria fazer fritos = panados no forno. Excelentes, saborosos e muito mais saudáveis. Adorei e vou repetir!... 


Ingredientes


6 bifes de perú
sal, pimenta, sumo de limão
1 ovo
pão ralado 
queijo ralado


Preparação


Temperar os bifes com sal, pimenta e sumo de limão. Deixar tomar gosto por cerca de 30 minutos. Numa taça colocar o pão ralado e o queijo ralado (em partes iguais) e misturar bem. Noutra taça bater um ovo. Passar os bifes pelo ovo e depois pela mistura do pão ralado com o queijo. Dispor num grelhador de forno, para que fiquem estaladiços de ambos os lados. Levar ao forno pré-aquecido, a 180ºC, por 25 a 30 minutos. Virar a meio para que dourem por igual. Servir de imediato.


Bom Apetite!

21 comentários:

Isabel Salvador disse...

Ficam muito bem assim no forno,assim como os douradinhos,batatas fritas, rissóis etc...

bjokinhass

colher-de-pau disse...

Babette:
Também costumo utilizar o forno para fazer panados e outras coisas que não quero fritar. É realmente uma excelente solução. Além de ser mais saudável evita o cheiro horrível e a sujidade.
bj

Belinha disse...

Sem dúvida uma excelente alternativa aos fritos.
Vou experimentar.
Beijinhos
Belinha

Isabel disse...

Uma opção saborosa e saudável. Nunca experimentei. Está na hora...
beijinho.

Anónimo disse...

Pois eu fritos também não gosto de fazer...
Os meus panados também vão todos para o forno. E não são os únicos, o mesmo acontece com os meus bolinhos de bacalhau, rissóis, croquetes, cordon bleu, tudo quanto posso. Tem duas vantagens principais, suja menos, não deixa cheiro ao não precisar usar óleo.

Até as rabanadas, descobri uma receita e agora as que faço também são no forno.

Beijinhos e óptimo fim-de-semana

Chefs.com disse...

Que delícia. Nunca comi bife de peru.
Vc já compra os bifes fatiados?
Bj,
Marcela.

Babette disse...

Pois para mim foi um mundo que se abriu, este dos panados no forno!... E gostei realmente muito.

Turista:
Tens de me dar essa receita de rabanadas no forno....

Para o atelier:
Compro no talho. No fundo são fatias finas do peito do perú. Muito saborosos e saudáveis.

Babette

Mar disse...

Quase na hora de almoço. Ainda não tinha tido tempo. E já sabes como é. Imagino as coisas que aqui estarão. À espera.
Adorei esta aritmética. E adoro panados, por me fazerem pensar na minha infância. Mas detesto fazer fritos. Outra das minhas objecções na cozinha. Esta parece ser uma boa maneira de contornar essa limitação.

Um bom fim-de-semana para ti, minha amiga Babette!

Mar

Anónimo disse...

Babette:
A receita foi retirada de um blog, mas por certo existe em vários locais pela web.
Aqui fica o link do referido local de onde retirei a receita das rabanadas de forno (com leite condensado claro, pois como sabes esse é um ingrediente que aprecio bastante)
http://www.umbigonofogao.com/2008/11/rabanadas-de-forno.html

A Vida no Paraíso disse...

Babete,

Isto é uma ideia de génio!
Adorei!!!
Só preciso que me explique isso do "grelhador de forno" não faço ideia o que é!?
Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

Babette,
Lá em casa o forno também é um auxiliar precioso para refeições mais saudáveis: panados e outros, como os pastéis de massa tenra, de preferência passam pelo forno. Também lá vão parar, no Inverno, as carnes e peixes para grelhar (no Verão entra de serviço a churrasqueira). Cubro a grelha com papel de aluminio para não sujar muito e pouso-a sobre o tabuleiro de forno onde deito água, assim qualquer liquido ou gordura caem na água do tabuleiro e não no próprio forno: suja menos e faz menos fumo. Ligo o grill entre o médio e o forte, dependendo do que vai grelhar e fica uma delicia.
Beijinhos e bom fim-de-semana.

SML disse...

Muito apetitosa a sugestão. Não como panados há imenso tempo por serem fritos, mas agora já não há problema. :-)
Sandra

Babette disse...

Paraíso:
Refiro-me à grelha do próprio forno, com um tabuleiro por baixo para amparar o que possa cair sem sujar o fundo do forno. Dessa forma os panados "respiram" também por baixo e ficam estaladiços dos 2 lados.
Babette

Sandra e Carla:
Um forno que é nosso aliado!

Mar:
Partilho essa objecção a fazer fritos. Um horror o que salta de óleo e o cheiro intenso. Por isso fiquei feliz com esta conquista! Um beijo.

Turista:
Vou já espreitar a receita de rabanadas. Obrigada

Babette

Gisela disse...

Eu faço sempre os panados no forno, quer sejam de carne, ou de peixe e gosto imenso. Fizeste bem em não fazer fritos, nada mais chato que ficar com tudo salpicado e um cheiro terrivel a fritos
Um beijinho

Daniana Bittencourt disse...

Ainda não preparei um panado ao forno, mas deve ficar uma delícia, além de ser bem mais saudável.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Sérgio Gomes disse...

Perfeitos e muito mais saudaveis! Tenho que fazer!

Beijos.

Susana Gomes disse...

Cá em casa são sempre assim: no forno! :)
Com mais isto ou aquilo para empanar, ficam uma delícia.
Beijinhos

moranguita disse...

ora nao ha nada melhor.
para alem de nao termos o cheiro a fritos a comida fica a ganhar e nos tambem:-)
estao uam delicia.
beijinhos e bom domingo

Andreia Marques disse...

Olá Babette:
Estive uma semana fora numa estafada 'acção de formação', monótona e repetitiva. Enfim...ossos do ofício.
Assim, tive que visitar longamente o teu blogue. Fiquei cheia de ternura pela amizade nascida com a Mar que, de tanto a citares, já a "conheço" também. E, para além de dar nota 20 às tuas receitas, acredita que foi essa vertente de afinidade e amizade que considero o ponto alto da semana. Parabéns, longa e frutuosa Amizade para ti e para a Mar.
Um beijinho da tua fã, Andreia.

Cantinho da Jana!!! disse...

Me parece delicioso...

bjim
Jana
http://janainamechi.blogspot.com/

Paulinha disse...

Esta eu vou querer experimentar! Adoro panados, mas só de pensar que os tenho de fritar, perco logo toda a vontade! Em breve sairão uns panadinhos no forno la em casa :)
Obrigada pela dica!!