quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Bolo Salgado de Feta, Tomate Seco e Manjericão


Adoro bolos salgados, e apesar de serem uma excelente opção para uma refeição leve de Verão ou até um piquenique, curiosamente são por mim associados mais frequentemente a entradas ou refeições ligeiras de dias mais frios... Esta receita, da querida Elvira, foi anotadíssima mal foi publicada. A preparação deste "jantar mediterrânico" tornou a sua preparação quase obrigatória: feta, tomate seco e manjericão "saíram à rua" nesta versão de bolo salgado que convenceu todos os presentes (e até um dos miúdos: o meu R. deliciou-se com estes sabores!)

Ingredientes

150 gr de farinha
1 colher (chá) de fermento em pó
3 ovos
100 ml de azeite
150 ml de leite
15 folhas de manjericão
100 gr de tomate seco em azeite
150 gr de queijo feta
sal & pimenta moída no momento
margarina para a forma


Preparação


Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma tipo bolo inglês com margarina e forrar com uma folha de papel vegetal. Reservar. Numa tigela grande, misturar a farinha com o fermento. Juntar os ovos e envolver com uma vara de arames. Adicionar o azeite e o leite. Misturar muito bem com a vara de arames até obter uma massa lisa e homogénea. Reservar.
Cortar as folhas de manjericão em tiras finas. Escorrer e secar os tomates secos com papel absorvente e picar grosseiramente. Secar também o queijo com papel absorvente e cortá-lo em cubos pequenos. Juntar o manjericão, o tomate seco picado e os cubos de queijo à massa. Temperar com sal (pouco, pois o queijo e o tomate já têm bastante) e pimenta. Envolver muito bem com uma colher de pau. Transferir o preparado para a forma e levar ao forno por 45 minutos, a 180ºC. Retirar o bolo do forno e deixar amornar ligeiramente. Desenformar sobre uma rede ou grelha, de lado, para que conserve a forma. Deixar arrefecer por completo antes de fatiar e servir.

Bom Apetite!

11 comentários:

Turista Ocasional disse...

Um bolo muito saboroso e uma óptima forma de iniciar um jantar em tudo "5 estrelas".

Sem dúvida mais uma receita vencedora na categoria de "um paladar que convence".

Beijinhos

Luisa Alexandra disse...

Que textura tão apetitosa!

Chef Daniel Deywes disse...

óTIMA SUGESTÃO, ÓTIMO BOLO

amei essa receita


abraço

Daniel Moura
http://feitonahora.blogspot.com/

Natacha Rodrigues disse...

hummm bolo salgado!! é mt mt raro fazer mesmo, tem mt bom aspecto!

Fla disse...

Morro de vontade de provar este queijo. Eu nunca vi para comprar na minha cidade.
Delícia de prato.
Beijos

Doces Cristina Hipolito disse...

Nuca fiz bolo salgado, mas essa ai dá vontade de comer, ainda mais pq tem tomate seco e manjericão que eu adorooo.

Bjos,
Cris

De cozinha em cozinha disse...

Também gosto de bolos salgados. Este tem uma agradável combinação de ingredientes, em aroma e sabores. Vou guardar a receita.
Beijinhos

Cabra Caprichosa disse...

Combinação intrigante de ingredientes, tenho que experimentar!!! :) * méééé

ameixa seca disse...

Já eu associo mais ao calor, mas acho que qualquer altura é boa para comer um bolo salgado :)

Susana Matias disse...

Este bolinho deve ser mesmo bom...

tem um aspecto maravilhoso...

jinhos

Susana Gomes disse...

Eu gosto muito de bolos salgados, seja em que estação do ano for. :)
Este parece-me delicioso.
Beijinhos