quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Lombinhos de Porco com Laranja e Cebolas Vermelhas



Daquele lugar que só tem coisas de amar, veio esta receita especial. Lombinhos de porco cheios de aroma e sabor: molho inglês, laranja, cebolas vermelhas e bom azeite. Uma junção meticulosa de ingredientes, e intervenções subtis para garantir o sucesso. Dizia-me a minha amiga ao telefone que era mesmo preciso seguir aquela sequência. Hidratar a carne em dois momentos, adicionar as cebolas só num certo ponto. Procurei fazer tudo assim, relendo bem os passos dela. E, assim, foi à mesa um assado feito com amor e com o prazer das coisas simples. Que podem ser absolutamente maravilhosas....

Ingredientes

2 lombinhos de porco (médios) 
4 dentes de alho
2 folhas de louro 
2 colheres (de sobremesa) de massa de pimentão 
4 copos de vinho branco
4 colheres (de sopa) de molho inglês
sumo de uma laranja 
2 cebolas vermelhas 
sal, azeite e coentros q.b. 

Preparação

Temperar a carne, se possível de véspera. Depois de lavados, colocar os lombinhos no tabuleiro onde irão ao forno. A seguir, uma sequência certa para o tempero: primeiro o sal, logo a seguir, o vinho, o sumo de laranja e o molho inglês. Depois, os dentes de alho (esmagados e com um pouco da casca), as folhas de louro (sem a nervura do meio). No fim, massajar a carne com a massa de pimentão, acrescentar um fio de azeite generoso e os coentros picados. Levar ao forno a 200º c durante 40 minutos. A meio do tempo, retirar do forno e hidratar a carne com o molho. Decorridos os 40 minutos, retirar a carne do forno e fatiar. Hidratar novamente com o molho e acrescentar as cebolas, partidas em quartos e previamente regadas com os sucos do tabuleiro. Levar ao forno durante mais 15 minutos. 

Bom Apetite! E obrigada, Mar ;)



4 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia. Achei interessante a sua receita e gostaria de reproduzi-la mas tenho uma dúvida. O temperar na véspera implica utilizar todos os temperos, naquela sequência, incluindo o azeite e os coentros, ou só se tempera com sal e depois no dia acrescentam-se os outros temperos?

Babette disse...

Olá anónimo que quer reproduzir esta receita ;)
Perguntei isso mesmo à minha amiga e a resposta foi muito pronta: sim, devemos temperar de véspera e colocar logo todos os ingredientes. Vai fazer toda a diferença!
Babette

Vera Felício disse...

Obrigada pela informação pronta.Fui anónima porque me pareceu a forma mais fácil de enviar o comentário! :) Mas chamo-me Vera

Mar disse...

É uma comida afectuosa, sim. Faz-me lembrar sempre a alegria do meu filho, quando lhe digo que vai ser isto o almoço ou o jantar. E agora dos teus filhos, essa alegria. Bom que assim seja. Um sentido bem lindo para ter deixado esta comida lá no meu sítio.
Fico feliz por vê-la também aqui, pelas tuas mãos.

Pela nossa conversa de há pouco, estamos as duas a ter uma daquelas semanas. Haja redutos e lugares felizes nas memórias.

Um beijo.

Mar