sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Doce de Pêssego com Cascas de Limão



Os pêssegos chegaram de uma só vez. Estavam maduros e não havia forma de os comer todos ao natural. Por isso os doces. Para mais tarde lembrar um fim de tarde de Verão, em volta de tachos e panelas, a cheirar a pêssego, a canela e a limão... Para além do já habitual Doce de Pêssego com Vinho do Porto e Canela, duas receitas novas: Doce de Pêssego com Moscatel e Cardamomo (em breve!) e Doce de Pêssego com Casca de Limão. Este último passou a ser o meu doce de pêssego favorito. Gostei especialmente do travo ácido do limão e da junção das cascas, que conferem ao doce um sabor ainda mais cítrico e uma textura muito especial. Aprovadíssimo!...

Ingredientes

1 Kg de pêssegos
500 gr de açúcar amarelo
2 limões
água

Preparação

Tirar a casca aos limões e cortá-la em palitos muito finos. Levar uma panelinha ao lume com as cascas e um pouco de água. Deixar ferver por 2 ou 3 minutos, escorrer a água e reservar. Descascar os pêssegos e cortá-los em cubinhos. Juntar o açúcar, o sumo dos dois limões e as cascas reservadas e deixar macerar por 30 minutos. Levar então ao lume, por 35 a 40 minutos, mexendo de vez em quando até que o doce tenha atingido a consistência desejada (colocar um pouco do doce num prato raso: com uma colher traçar um sulco; se esse sulco se mantiver, ou seja, se ficar uma "estrada" no doce, está obtido o ponto). Colocar o doce, ainda quente, em frasquinhos previamente esterilizados. 

Bom Apetite!



6 comentários:

Anónimo disse...

Muito apetitoso!...

Mar disse...

O doce:) Estou mesmo a pensar que vou adorar! Muito bom.

Um fim-de-semana lindo para ti, Babette:)

Um beijo.

Mar

Tulipa disse...

Que ótima sugestão!

Babette disse...

Uma boa sugestão, sim ;)

Mar,
Tens aqui o teu frasquinho à espera!
Um fim-de-semana também lindo para ti ;)

Babette

Ilídia disse...

Ontem, também andei a fazer doce :) E hoje vou fazer de amoras. Gostei muito deste teu e o de pêssego com moscatel e cardamomo promete :)

Um beijo de bom fim de semana,

Ilídia

Babette disse...

Nós de formiguinhas na cozinha a preparar o Outono ;)
Babette