segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Bolo D.ª Maria Augusta Côrte-Real
A receita deste Bolo está na família há uns exactos 35 anos. Eu passo a explicar: os meus pais casaram em Lourenço Marques a 8 de Março de 1975, tendo nesse mesmo dia viajado para a Ilha da Inhaca onde passaram a sua Lua-de-Mel. À sua chegada, tinham no quarto uma recepção de boas-vindas, composta por um Licor da Madeira e duas generosas fatias de um Bolo que lhes soube a delicioso. A meu ver, este bolo é até muito apropriado para uma lua-de-mel, já que leva 2 boas colheres desse néctar tão doce e perfumado! A minha mãe conhecia a mãe dos donos do referido hotel que, ao ser deveras elogiada por tão distinto bolo, lhe passou a receita, que também estava na sua família há uns bons anos.... Entretanto, a minha mãe conseguiu adquirir o livro onde a receita deste bolo está publicada: "Coisas Boas". Sobre este livro, virá um dia um outro post!.... É (desde ontem!...) um dos meus tesouros!
Ingredientes
2 chávenas de chá de farinha
2 chávenas de chá de leite
2 colheres de sopa de margarina (eu coloco 3)
2 colheres de sopa de banha (não coloco)
2 colheres de chá de canela
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
2 chávenas de açúcar (eu coloco 1,5)
2 ovos
1/4 de colher de chá de sal
2 colheres de sopa de mel
passas, amêndoas e nozes (ou avelãs) a gosto (cerca de 2 chávenas de chá)
Preparação
Bater todos os ingredientes (com excepção dos frutos secos) na batedeira até obter uma massa lisa e homogénea. Incorporar os frutos secos e envolver com a colher de pau. Deitar sobre uma forma de buraco untada com margarina e polvilhada com farinha. Levar ao forno pré-aquecido, a 170ºC, por 45 minutos. Servir simples ou rechear com ovos moles e amêndoa picada.
Bom Apetite!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
23 comentários:
Também faço uma receita assim, usando mel de cana da Madeira, que fica muito saboroso.
Ficou muito bonito este teu bolinho.
Beijinhos
Já me estou a lambusar !!
Vou já imprimir para fazer.
Bjs
bem imagino o cheirinho a canela!!!
MAS QUE BOLO MARAVILHOSO , CHEIO DE COISAS BOAS , PENA OS MEUS BOLOS SAIREM SEMPRE UM DESASTRE , SENÃO FAZIA , BJS
Deve ser tão bom com esses ingredientes todos
mesmo bolo ideal para um lanche
bjs
Que lindo, ficou mesmo uma tentação.
Olá
Que coincidências! Não uma, mas duas! Eu também sou de Lourenço Marques, embora deva ser mais nova que a sua Mãe, uma vez que em 74 não estava ainda em idade de casar.....e também tenho o livro de receitas "Coisas Boas" herdado da minha Mãe - que é de facto uma relíquia!
Um beijo
Ana Maciel
Babette,
O bolo me parece delicioso, vou anotar a receita!
Beijos
A Copê
Tem um aspecto divino! Parece-me ideial para as tardes de chá que se aproximam a passos largos. Só fiquei com uma dúvida: será muito doce?
Olá, Babette
Eu sou de Angola mas também conheço esse livro. Acho que a minha mãe o comprou quando já estava em Portugal. Por aquilo que ouvi contar era uma referência no princípio da década de setenta para quem vivia em Moçambique. Fez bem em recordar-me porque vou tentar recuperá-lo para a minha biblioteca. bjs
Filipa:
Não o acho muito doce (e olha que eu corto o açúcar a tudo!...). Se quiseres, experimenta até só com 1 cháv de açúcar, em vez de 1,5 que é o que euso. Não acho que comprometa o resultado final...
Ana e Fa:
O livro é muito engraçado, de facto, e muito completo. Acho que vou testar mais algumas boas receitas.
Babette
Suponho que podemos reparar e comentar que o belo bule de chá que acompanha a fotografia do bolo é também anos 70. Parabéns, tudo a condizer e com o seu já habitual bom gosto!
Um bolo que eu não me importaria nada de comer uma bela fatia.
Claro que tb gostaria de obter esse livrinho...
Beijinho
Olá Babette!
Que bolo maravilhoso e que história deliciosa!
Gosto das histórias à volta de certas receitas e essa é fantástica.
Beijinhos
Um bolo lindo, requintado e com história.
Bjs
Babette,
Bolo feito e aprovadíssimo cá em casa.
Não fiz todo igual, mas o que alterei não significou nada no final,
depois coloco no meu blog.
Obrigada pela partilha, o bolo é mesmo muito agradável.
Rachel:
Fico feliz por já teres testado a receita e ela ter sido do vosso agrado. Estou ansiosa por ver as alterações que fizeste!
Babette
Fico lindo, e super apetitoso mesmo :)...
beijo
Lindo e saboroso! Agradou pequenos e graúdos num lanche bem especial!
Beijinhos
GRANDE PARTILHA A TUA BABETTE!!! Que lindo bolo!!! alem da historia por tras ser bonita o bolo deve ser uma delicia!!! a fazer sem duvida... quem sabe ele nao entra tb para a historia ca da Trofa!!! :***********
Um bolo cheio de história e de bons ingredientes!!!
Obrigada pela receita
beijos
Olá Babette,
adoro os seus bolos muito apreciados aqui em casa! Tenho a certeza de que este não foge à regra! A receita já está anotada.
Um beijinho.
Este bolo está na minha família há mais de 80 anos, era uma receita secreta da mamã e a mamã a deu à tia Laura que o fazia paa os hóspedes do Hotel Inhaca, na Ilha da Inhaca, Moçambique e eu fiquei atônita ao saber pelo meu irmão, que a tia Laura não resistiu aos pedidos insistentes da noiva e lhe forneceu a receita. Mesmo assim ele é maravilhoso, mas não creio que a receita de vocês seja tal e qual a nossa. Feliz Ano Novo, o meu com o Bolo Maria Augusta e o de vocês? Ainda o comem?
Enviar um comentário