segunda-feira, 4 de maio de 2015

Vitela em Vinho Tinto com Aipo e Coentros



Mais uma boa receita partilhada por uma amiga especial. Um prato para fazer os outros felizes: denso, encorpado mas muito, muito saboroso. É obrigatório usar uma boa peça de carne (no nosso caso, vitela barrosã de elevada qualidade). Tendo bons ingredientes e seguindo com cuidado os passos da receita, o resultado só pode ser um: perfeito!...


Ingredientes
(Fonte: Coisas d'Amar)

1 quilo de carne de vitela (que seja boa para estufar)
1 cebola vermelha
1 talo de aipo 
4 dentes de alho (esmagados e com um pouco da casca) 
sumo de metade de uma laranja
2 folhas de louro (sem a nervura do meio) 
meio litro de vinho tinto 
1 colher de sobremesa de Maizena 
sal, azeite, molho inglês, coentros e pimenta preta q.b. 

Preparação

No talho, pedir para partir a peça de carne em cubos mais ou menos do mesmo tamanho. Se possível, temperar com alguma antecedência. No tacho onde vai ser cozinhado, colocar os pedaços de carne e todos os temperos da sequência. Envolver bem com as mãos, para que a carne possa tomar o tempero por igual e deixar estar, se houver tempo. Caso não haja hipótese disso, levar ao lume e deixar estar durante cinquenta minutos a uma hora, primeiro em lume forte (os primeiros dez minutos) e os seguintes em lume brando, para cozinhar lentamente. Durante esse tempo, mexer e acrescentar mais vinho e um pouco de água, se necessário. Pouco antes de retirar do lume, retirar um pouco do molho para uma chávena, acrescentar a Maizena, mexer bem, colocar de novo no tacho e deixar cozinhar por um minuto. Rectificar os temperos e salpicar com mais coentros. 

Bom Apetite!


5 comentários:

O Cantinho dos Gulosos disse...

adoro...perfeito para mim essa carne


O Cantinho dos Gulosos

Ana disse...

Boa tarde, Babette.
Também já tive a oportunidade de "brilhar", num jantar de amigos, com esta receita. Fica mesmo boa.
Uma boa semana.
Bjs
Ana

Babette disse...

Cantinho dos Gulosos
É tão boa!

An,
Uma delícia! Ontem foi prato principal dos festejos do dia da mãe. Esta mãe que sou eu, a minha mãe e a minha sogra gostaram muito ;)

Beijos
Babette

Mar disse...

Esta versão de vitela tem esse tempero dentro. Felicidade daquela maneira simples. Cozinhada. Temperada. Uma das comidas preferidas, das pessoas óbvias. E da minha tia Beca. Como ela adora esta vitela. Dá gosto:)

Fiquei feliz, ontem, quando me disseste que era esta a comida do teu/vosso dia das mães. E hoje, ao vir aqui e ao ver o resultado. Obrigada.

Um beijo grande.

Mar

Unknown disse...

Hoje especialmente ;)
Obrigada por mais uma receita de temperos que fazem pessoas muito felizes. Dei-te logo conta disso, claro.
Outro beijo grande para ti ; )

Babette