sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Confit de Marmelo na sua Geleia



Uma compota muito diferente, oferecida por uma amiga querida que tem umas mãos de fada. Antecipando o que seria o meu pedido mais que certo, teve a gentileza de adicionar ao presente a receita deste "confit de marmelo na sua geleia", e ainda uma outra - que tenciono experimentar em breve - de uma sugestiva "tarte de castanhas com carapuça". Obrigada, Subchefe Sãozinha!...



Ingredientes

1 Kg de marmelos
água
750 gr de açúcar por cada kilo de marmelos cozidos mais o seu molho

Preparação

Lava-se, descasca-se e descaroça-se 1 Kg de marmelos. Colocam-se as cascas e os caroços numa panela, cobrem-se de água e levam-se a ferver bastante tempo, como se fosse para fazer geleia. Entretanto, corta-se a polpa dos marmelos em bocadinhos laminados e colocam-se noutra panela. Quando as cascas e pevides tiverem cozido muito bem, coam-se sobre a panela onde estão os marmelos, pressionando muito bem o coador para aproveitar todo o sabor. Cozer então os marmelos, nesse molho, até que este fique molezinho. Pesa-se então o fruto e o molho, adicionando 750 gr de açúcar por cada kilo de fruto e molho pesado. Coze tudo novamente até fazer ponto estrada e o molho se apresentar na consistência de geleia. Colocar em frascos escaldados.

Bom Apetite!




5 comentários:

Anónimo disse...

Que presente requintado! Deve ser uma delícia... o aspecto é óptimo!
Cristina

Babette disse...

Cristina,
É realmente muito saboroso!
Babette

Anónimo disse...

hummmmmmmm...

Mar disse...

Que doce sofisticado. Aparentemente simples. Mas deve ficar mesmo bem. Sabes do que me lembrei? Deve ficar óptimo com carnes assadas. Ando a magicar uma maneira natalícia de comer peru:) Deu-me ideias, esta tua sugestão.

Um beijo.

Mar

Babette disse...

Mar,
Sabes que acho que há-de ligar bem. Não é assim muito doce e deve ficar muito bem a acompanhar um assado ;)
Babette