Uma compota muito diferente, oferecida por uma amiga querida que tem umas mãos de fada. Antecipando o que seria o meu pedido mais que certo, teve a gentileza de adicionar ao presente a receita deste "confit de marmelo na sua geleia", e ainda uma outra - que tenciono experimentar em breve - de uma sugestiva "tarte de castanhas com carapuça". Obrigada, Subchefe Sãozinha!...
Ingredientes
1 Kg de marmelos
água
750 gr de açúcar por cada kilo de marmelos cozidos mais o seu molho
Preparação
Lava-se, descasca-se e descaroça-se 1 Kg de marmelos. Colocam-se as cascas e os caroços numa panela, cobrem-se de água e levam-se a ferver bastante tempo, como se fosse para fazer geleia. Entretanto, corta-se a polpa dos marmelos em bocadinhos laminados e colocam-se noutra panela. Quando as cascas e pevides tiverem cozido muito bem, coam-se sobre a panela onde estão os marmelos, pressionando muito bem o coador para aproveitar todo o sabor. Cozer então os marmelos, nesse molho, até que este fique molezinho. Pesa-se então o fruto e o molho, adicionando 750 gr de açúcar por cada kilo de fruto e molho pesado. Coze tudo novamente até fazer ponto estrada e o molho se apresentar na consistência de geleia. Colocar em frascos escaldados.
Bom Apetite!
5 comentários:
Que presente requintado! Deve ser uma delícia... o aspecto é óptimo!
Cristina
Cristina,
É realmente muito saboroso!
Babette
hummmmmmmm...
Que doce sofisticado. Aparentemente simples. Mas deve ficar mesmo bem. Sabes do que me lembrei? Deve ficar óptimo com carnes assadas. Ando a magicar uma maneira natalícia de comer peru:) Deu-me ideias, esta tua sugestão.
Um beijo.
Mar
Mar,
Sabes que acho que há-de ligar bem. Não é assim muito doce e deve ficar muito bem a acompanhar um assado ;)
Babette
Enviar um comentário