terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Papos de Anjo com Calda de Tangerina



Pensava que era uma coisa muito difícil de fazer. Papos de Anjo. Um dos tesouros da nossa doçaria conventual. Mas quando li a receita da Mónica, pensei para comigo: "É só isto?"... Uns dias mais tarde, uma amiga da minha mãe fez-lhe Papos de Anjo e deixou-me a receita. Igual e por isso igualmente simples. Fi-los pequeninos (como gostamos) e ficaram deliciosos. Uma iguaria que pode ser feita para a Noite de Natal....

Ingredientes

Bolinhos
6 gemas
1 clara 

Calda
300 gr de açúcar
3 dl de água
1 pau de canela
1 casca de laranja
tangerina em calda


Preparação 


Preparar a calda misturando todos os ingredientes numa caçarola e levar ao lume. Deixar fervilhar por 5 minutos exactos. Reservar. Untar 10 a 12 formas de queijadas. Pré-aquecer o forno a 180ºC. Bater muito bem as gemas até ficarem fofas, cerca de 3 a 5 minutos. Bater a clara de ovo até obter picos suaves e envolver delicadamente nas gemas. Encher as formas praticamente até cima e levar ao forno por 10 minutos. Desenformar os papos de anjo ainda mornos e mergulhá-los um a um na calda quente, retirando-os de seguida para o prato de servir. Na calda que sobrar, juntar gomos de tangerinas em conserva. Servir à temperatura ambiente com a calda de tangerina.


Bom Apetite!


9 comentários:

Sissamar disse...

Tão bonitos e perfeitinhos!!!
Beijinho

Anónimo disse...

Estes papos de anjo estão com um aspecto absolutamente "fabulástico".

Realmente parece simples. Apenas uma curiosidade, 6 gemas e uma clara dá para quantos papos de anjo? Parece tão poucos ingredientes de "massa". Para talvez 12 ou mais papos de anjo como na primeira foto??

Luisa Alexandra disse...

Os teus Papos de Anjos estão bem gulosos, uma receita bem apropriada para a mesa de Natal!

Anónimo disse...

Também pensava ser muito mais complicado!
Ficaram tão bonitos nestes pratos, uma mesa linda linda como sempre.

bjs e boa semana

Inês Ginja disse...

Deliciosos e delicados. Perfeitos.
Um beijinho.

Mar disse...

Uma das minhas sobremesas preferidas. E sim. Também fiquei surpreendida com o facto de serem tão fáceis de fazer. Esta versão com tangerinas parece bem mais divinal do que as que já provei. Feita com carinho para o teu marido. Num aniversário muito especial. Ele merece-(te):)

Um beijo.

Mar

Babette disse...

Gostei de experimentar esta receita, que afinal é tão simples de preparar. E sim, Turista, fi-los pequenos (numas formas para queijadas pequenas), e com estas mesmas quantidades consegui 12 papos de anjo!

Babette

Bergamo disse...

Babette, ninguém mais faz papos de anjo aqui no Brasil. As avós já se foram, o conhecimento vai se perdendo. Comi apenas uma vez.
Bom...e não posso deixar de elogiar essa louça. Lindo prato, vi um bem parecido em uma loja hoje e lembrei de já ter visto por aqui. Não sei se é exatamente o mesmo.
Beijo,
Bergamo

Babette disse...

Pois eu resgatei essa receita do tempo das avós! E concluí que é até bastante simples de fazer... E têm um sabor delicadíssimo.O nome está bem escolhido ;)
Os pratos são de um serviço inglês herdado de uma tia-avó. Também os acho lindos... Chamo-lhe o serviço "cor-de-rosa".
Beijo também para o outro lado do Oceano.
Babette