terça-feira, 7 de junho de 2011

Tarte de Maracujá



A receita de Tarte de Maracujá que se faz cá em casa foi-me passada pela minha amiga AB. Uma receita deliciosa, fresca e aromática. Fechou em beleza este almoço de amigos. 


Ingredientes


250 gr de bolacha maria
75 gr de margarina à temperatura ambiente
1 ovo
sumo de 20 a 25 maracujás
1 pacote de gelatina de ananás
3/4 de lata de leite condensado


Preparação


Começar por preparar a base: triturar as bolachas na picadora. Juntar a margarina partida em pedacinhos e misturar bem até obter uma farofa grossa. Juntar depois o ovo e incorporar bem. Forrar uma tarteira previamente untada com esta massa. Levar a cozer, a 180ºC, por 5 minutos. Entretanto preparar o recheio: fazer a gelatina, seguindo as instruções da embalagem, mas utilizando apenas 2oo ml de água quente e 200 ml de água fria. Levar a amornar no frigorífico. Numa tigela, colocar a polpa dos maracujás e adicionar o leite condensado, misturando bem com um garfo. Juntar a gelatina e voltar a mexer bem. Verter sobre a base e levar ao frigorífico. De preferência, fazer na véspera do dia em que se quer servir.


Bom Apetite!

15 comentários:

conceicao disse...

Uma delicia.
Bjs

Mónica Silva disse...

Optimo aspecto, adoro maracujá :)

Beijinho

Luisa Alexandra disse...

Que linda ficou a tarte!

Sara Ramos disse...

Ai que maravilha de tarte....deve ser uma delicia.

Filipa disse...

Hummm! Acho que deve ser uma definição perfeita....aromática e leve!

Anónimo disse...

Gostei bastante da receita, mas ao preço unitário médio dos maracujás por aqui de 50 cêntimos, é um pouco extravagante demais fazer essa receita, ainda mais que cá em casa acho que sou a única adepta de maracujás.

Mas uma duvida/curiosidade: Porque o uso de gelatina de ananás? por ter uma cor que não compromete o resultado final, um sabor mais fresco e suave ou por outro motivo qualquer?

Beijinhos

Fla disse...

Que torta linda e certamente muito refrescante.
Beijos

luarte disse...

Eu costumo fazer essa tarte, mas por acaso há muito tempo que não a faço. Obrigada por me lembrares :)
Para a receita uso polpa de maracujá enlatada. Fica bem mais em conta que a compra de maracujás.
Também uso a gelatina de ananás. E antecipando a resposta à leitora que pergunta o porquê da gelatina ser com este sabor, julgo que tem a ver com o facto de ser um sabor que combina perfeitamente com o maracujá, sem adulterar o aroma e o paladar deste. Ambos os frutos têm um travo agridoce.
Beijinhos

Receitas ao Desafio disse...

Nós cá nos Açores, terra também de maracujá, costumamos fazer esta tarte, mas por cima colocamos as sementes do maracujá. Fica muito bonito.Um beijinho
Patrícia

Mar disse...

A receita da tarte de maracujá. Um sabor fresco, muito de Verão. A minha versão não tem gelatina de ananás. Folhas de gelatina brancas. E também costumo usar polpa de maracujás em lata. Descobri recentemente que são muito boas, principalmente de marcas brasileiras.
Um doce de que gostamos muito, as duas.

Um beijo com carinho. No final de um daqueles dias em que achamos que não dá para mais. Fez-me bem olhar a tua tarte de maracujá:)

Mar

Ilídia disse...

Babette, esta tarte parece-me perfeita para aquelas pessoas que, como o meu marido, apreciam o sabor, mas não gostam de sentir as sementes do maracujá. Todas as versões que conheço levam sementes. Vou experimentar a sua muito em breve. Obrigada pela partilha. Um beijo dos Açores

Glória disse...

Fiz uma um pouco parecida, mas com abacaxi e uva, ficou gostosa, mas eu prefiro muito mais maracujá e limão!!! Uma boa!!! Beijos

Filha+Mae na cozinha disse...

Devia estar deliciosa.
Esse doce deve ser muito bom para aqueles dias de calor...
Sera que se pode trocar a gelatina de ananas por outro sabor ja que ca em casa noa e um fruto muito apreciado
bjs Mariana R.

Babette disse...

À Turista:
Subscrevo a resposta da luarte, a que acresecnto o irrefutável argumento de que... faz parte da receita, e eu sou muito obediente!

À Mar e à Luarte:
Por acaso esta tarte também foi feita com polpa de lata. Mas gosto sempre de esperar pelos maracujás que vêm da casa da minha sogra. Um ritual, esse. Uma espera que conforta!

Receitas ao Desafio:
Esta tarte leva sementes! Mas confesso que as fotos não favoreceram as sementes.... esconderam-se!...

Mariana:
O sabor do ananás com o maracujá combina muito bem, e eu arrisco-me a dizer que o sabor do maracujá praticamente se sobrepõe ao ananás. Fica imperceptível. Por outro lado, o uso desta gelatina também não compromete a "cor" final da tarte. Assim, uma qualquer substituição deve atender não só à combinação de sabores do palato como também à combinação visual. Talvez o melhor nesse caso seja substituir, para a mesma proporção de água, por gelatina em pó neutra.

Beijinhos a todas e obrigada pelos comentários
Babette

pimentinhas na cozinha disse...

olá

Linda mesmo a sua tarte. adoro maracujá e plantei 2 pézinhos e estão a crecer, vamos lá ver se vão dar fruto

bjs.http://pimentinhasnacozinha.blogspot.com/