Mais um risotto executado pelo meu Z. Eu imaginei a combinação de ingredientes e ele executou na perfeição (apesar de eu ter deixado os ingredientes todos preparados, conforme atesta a foto aí em baixo...). Fica um risotto aromático e o sabor cítrico do limão com o apimentado fresco do gengibre resultou muito bem. Para repetir, sempre que apeteça um bom risotto!
Ingredientes (4 pessoas)
2 copos pequenos de arroz para risotto (arbório ou carnaróli)
600 gr de gambas cozidas (ou camarão grande)
2 dentes de alho
1 chávena de café mal cheia de vinho branco
azeite, margarina, salsa
raspa e sumo de um limão
1 troço (4 cm) de gengibre ralado na horaazeite, margarina, salsa
raspa e sumo de um limão
1 l de caldo de legumes (quente)
flor de sal
queijo da ilha ralado
Preparação
Descascar as gambas e reservá-las. Preparar o caldo de legumes, que se deve manter quente. Num tacho largo colocar 2 alhos picados, um fio de azeite e uma colher de sopa de margarina. Quando aquecer juntar o arroz e mexer bem, até que este mude de cor (cerca de 2 minutos). Deitar o vinho branco e deixar que evapore. Juntar, a pouco e pouco, o caldo quente, mexendo sempre o arroz até que este absorva o líquido. Repetir a operação até que o caldo acabe. No final deste processo o arroz deve estar cozido (mais ou menos 25 a 30 minutos). Pouco antes de terminar a junção do caldo ao arroz, juntar as gambas (ou camarões), o sumo e a raspa de limão e o gengibre. Depois de pronto, e já fora do lume, temperar com flor de sal e salsa. Juntar queijo da ilha ralado a gosto e uma colher de sopa de margarina. Deixar tapado por uns minutos antes de servir.
8 comentários:
Que maneira original de mostrar os ingredientes. Até a cor amarela se apresenta em degradé. Muito bonito!
Uma boa semana e um beijinho.
Um risotto com óptimo aspecto, mesmo apetecível, como as fotos assim o atestam.
Uma óptima semana
Beijinhos
Já sabes, não é? Aquelas coisas todas sobre o significado dos risottos. Uma espécie de homenagem ao prazer de fazer comida. Uma coisa, a juntar às outras todas: por que é que é o teu marido que faz sempre (ou quase sempre) os risottos? Um ritual vosso? Acho piada à ideia de esse ser um departamento do teu Z.:)
Mas partilhada, a tarefa. Uma metáfora, também. Tu destinas e preparas os ingredientes. E ele executa.
Um beijo de bom dia. E de bom início de semana.
Mar
Eu sou louca por risotto, esse deve ser maravilhoso.
Beijinhos
Lusitana, Turista e Cidália:
Muito obrigada. É um risotto maravilhoso sim senhora!
Mar:
Sim, já sei. Tudo de bom, o fazer um risotto. Nem sei bem o porquê desta delegação. Penso que o meu Z. ter-me-á ajudado a primeira vez que fiz risotto, e desde aí passou a ser uma sua competência. E sim, já tem rituais. Eu normalmente preparo tudo e ele executa. A 4 mãos, portanto. Como no piano!
Babette
que belo jantar daria este rissoto para mim e o prato idela
beijinhos
Que risoto lindo!!! Adorei o seu blog, estou seguindo! Gostaria de convidá-la a conhecer o meu novo blog www.yeswecooking.blogspot.com
Beijos, Cecilia
Babette, este risotto deixou-me mesmo com vontade de ir aí com o garfo para provar. Eu adoro risottos e estou sempre disposta a experimentar novas combinações.
Bejiinhos
Enviar um comentário