terça-feira, 28 de junho de 2011

S. João




É a Festa do Porto, por excelência. Uma Festa democrática, de todos. Vivida por toda a cidade, na rua, em festas e bailaricos. Com martelinhos e alho porro. Sardinhas e Fogueiras de S. João. E balões S. Joaninos, os meus preferidos... A cidade de granito que é por norma solene e austera, fica nessa noite mais leve e descontraída. E o nosso, em particular, foi um S. João tão bom.... Tripeiro, caseiro, com caldo verde e sardinhas. Lançámos balões de S. João e, como em todos os anos, pedimos um desejo quando vimos o primeiro balão lá no alto, um ritual de fertilidade e de adoração ao sol. Os meninos ficaram eufóricos a ver os seus balões a conquistar o céu: "o meu já está em Lisboa" ... "o meu está a chegar à Lua"...







11 comentários:

Massapão & Companhia disse...

Nasci no Porto e na véspera de São João,não poderia ser indiferente à magia da festa que nessa noite "ressuscita" minha sombria cidade natal. No entanto dispenso sempre a rua e os martelinhos à minha popularucha mana - confesso que sou fã da tua versão: tripeira, caseira.
Hoje em dia, longe do Porto, o meu hobbie mantém-me perto da tradição. Recentemente publiquei um trabalho feito há 1 ano e o meu serão de hoje será uma decoração alusiva a São Pedro - por isso estou neste momento na net, em busca de inspiração.
Se tiveres curiosidade está atenta ao blog próximos dias...
Beijinhos!

Sara Ramos disse...

Aiiiiiiiiiiiii que maravilha... ficou mesmo muito bem. Bjs

Mónica Silva disse...

Babette S. João é no Porto e mais nada :) Adoro a magia desta noite.

Beijinho

Anónimo disse...

Pois, S. Joao é no Porto, o que é sinónimo de este ano não ter vivido essa noite como o fazia outrora (embora sempre tenha dispensado as sardinhas em favor das fêveras na brasa).

Eu era fã de acompanhar a "popularucha" mana da autora do Massapao & Companhia.

Aqui nem a couve para o caldo verde existe :-(

Beijinhos

Anónimo disse...

Ah!!!! esqueci-me de dizer que o teu enfeite de S. João das cores do Arco-iris, por cá é mais frequente encontrar no S. Martinho, mas seguro por uma vara, iluminado por uma vela, e nas mãos de uma criança, durante uma procissão de lanternas.

Gisela disse...

Nunca passei o São João no Porto, mas acredito ser uma festa bem divertida. E com sardinhas a acompanhar que eu gosto tanto.
Um beijinho

Anónimo disse...

que espectáculo!

Lume Brando disse...

O São João traz-me recordações tão boas! E também costumamos festejar a preceito, com fogo de artifício e balões, em casa de uma prima que faz anos na véspera, mas este ano faltámos à festa. O Douro das vinhas falou mais alto!
Gostei do manjerico de papel ;-)
Bjs
Teresa

Ilídia disse...

Penso que a seguir ao São João do Porto, o mais festejado do país seja o terceirense. Temos uma semana de festa e a noite de São João é o ponto alto. Cá, a noite é festejada com marchas de S. João, seguidas de bailaricos, fogueiras e sardinhas. Apesar de o meu marido ser do Porto, nunca passei lá o S. João, mas, pelo que dizem, e pela forma como a Babette o descreve, o espírito deve ser muito semelhante em ambos os sítios. Um beijinho, Ilídia

Mar disse...

Gostei muito da ideia de ser uma festa democrática. Que se espalha pela cidade, a pedir para ser vivida. Sabes que nunca fui a um S. João no Porto? Estranho, não é? Com família daí e tudo. Nunca calhou. É invariavelmente dia de trabalho por aqui. Gostei do manjerico meio minimalista:)A ser rei numa mesa alegre, cheia de pessoas.

Um beijo da tua amiga Mar.

Anónimo disse...

A "popularucha" falhou à noite mágica... pelo nobre motivo do aniversário da sua mana :)conforme já foi comentado neste blog, para mim, esta noite tem de facto algo de magia.

Gostei do balão e do manjerico :) da Babette... e recordei noites são joaninas na companhia da turista ocasional.

R.