sexta-feira, 18 de março de 2011

Esparregado de Espinafres


Adoro esparregado. De grelos, de nabiças, de espinafres. Do cremoso que fica. Um sabor que consegue ser suave e intenso ao mesmo tempo. Que conforta.


Ingredientes


5oo gr de espinafres
2 dentes de alho
azeite, sal e pimenta q.b
1 dl de leite
1 colher de sopa de farinha


Preparação


Cozer os espinafres em água e sal por 15 minutos. Escorrer, espremendo a água em excesso, picar finamente e reservar. Aquecer o leite e desfazer nele a farinha, mexendo bem. Num tachinho levar ao lume um fio de azeite com os dentes de alho picados. Quando começar a estalar, juntar os espinafres reservados e mexer bem e rapidamente. Adicionar o leite com a farinha e deixar cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo sempre para não pegar. Temperar de sal e pimenta. Servir de imediato.


Bom Apetite!

9 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Adoro esparregado, é sempre um acompanhamento excelente.

manuela m. disse...

Adoro esparregado, mas nunca experimentei com espinafres, um dia destes vou me tentar...

moranguita disse...

e sempre um acompanhamnto apreciado la em casa.
eu gosto
beijinhos e um bom fim de semana

Mar disse...

Mais uma convergência. Também gosto muito deste acompanhamento verde e cremoso. Como te disse, experimentei em casa da minha cunhada, uma variação da receita-base de que gostei bastante. Ela usa molho béchamel, para acentuar a cremosidade e o sabor. Claro que aqui, aprendemos sempre coisas novas (e boas:): nunca fiz de espinafres. Uma coisa a experimentar.

Um beijo de bom fim-de-semana. Cheio de sol, adivinha-se:)

Mar

De cozinha em cozinha disse...

Babette,
Confesso que não é dos meus acompanhamentos favoritos e por isso nunca o fiz em casa, mas não há como experimentar ... quantas vezes somos agradavelmente surpreendidos.
Beijinhos e um bom fim-de-semana

Hola :-) disse...

Hola Babette,
Sugerencias siempre bella y sabrosa!

Receitas para a Felicidade disse...

Também não resisto a um bom esparregado a acompanhar especialmente um peixinho frito, adoro!!

Beijinhos e bom fim de semana!!

Anónimo disse...

Gosto imenso de esparregado caseiro (em casa da minha avó e agora da minha mães faz-se de espinafres, grelos, nabiças e até mesmo de feijão verde...). Raramente compro congelado, mas hoje experimentei o esparregado de grelos congelado da marca Gelcampo (à venda no Continente) e achei-o francamente bom! Claro que não há comparação com o caseiro, nem por sombras, mas de vez em quando dá jeito podermos recorrer a estas soluções...
Abraço,
Marta

conceicao disse...

Adoro.
Bjs