quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Robalo de Mar ao Sal





Ingredientes
(Fonte: Programa Televisivo "O Prato do Dia" da Filipa Gomes)

1 robalo de mar com 1,600 Kg
2 kg de sal grosso 
1 molho de coentros
2 + 1 claras de ovo
4 + 1 colheres de sopa de água 
1/2 chouriço de carne de boa qualidade
2 dentes de alho
1/2 limã0 cortado às fatias
1 punhado de folhas de manjericão

Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Colocar numa taça grande o sal grosso. Com a varinha mágica, triturar um molho de coentros juntamente com 2 claras de ovo e 4 colheres de sopa de água. Juntar os coentros ao sal, a terceira clara e mais uma colher de sopa de água. Misturar bem com as mãos, até obter uma pasta com a consistência de areia molhada. Lavar e arranjar bem o peixe, limpando-o das entranhas mas mantendo-o intacto e com a pele. Rechear o peixe com as folhas de manjericão, o chouriço partido em tiras finas, as rodelas de limão e os dentes de alho. Forrar uma assadeira com papel vegetal. Colocar uma camada de sal no fundo e, por cima, o peixe. Cobrir o peixe com o restante sal, moldando bem a pasta de sal em redor do peixe, de forma a cobri-lo completamente. Levar ao forno, na função assar com calor circulante, por 50 minutos (regra: 30 minutos por cada kilo de peixe). Para servir, cortar a crosta de sal com a ponta de uma faca e retirar as lascas de peixe, com cuidado, para uma travessa de ir à mesa. Servir o peixe com batatas assadas com alho e alecrim e esparregado de grelos.

Bom Apetite!





4 comentários:

Ana disse...

Vim até aqui na procura de inspiração para o almoço/ jantar. E queria peixe. Fiquei feliz, ao ver uma receita de peixe, e logo robalo! Agora, vou à peixaria na esperança de encontrar um robalo de mar, depois, vou escondê-lo no meio de uma areia molhada e saborosa (nunca misturei coentros no sal, mas vou experimentar). E fico à espera de fazer feliz quem o vai saborear.
Obrigada, mais uma vez.
Continuação de uma boa semana, rumo ao Natal.
Bjs
Ana

Mar disse...

Nunca fiz peixe nesta versão, como te disse. Ainda não aconteceu apetecer-me fazer. Muito possivelmente, porque não provei ainda, para ver como é. Estivemos para pedir, no Porto de Santa Maria, no Guincho. Mas eu hesitei e acabou por não acontecer. Pena, que aquele seria um dos sítios certos para isto.
Mas quando eu ultrapassar as minhas questões com esse sal todo e se gostar, há-de apetecer-me fazer, que eu sei como é que é, quando tenho vontade de fazer coisas:)

Um beijo.

Mar

Anónimo disse...

Olá Babette,

Então foi este o "recheio" dos pratos azuis, em cima da mesa bonita!

Gosto muito de peixe ao sal. Confesso que da primeira vez que fiz tive receio, por causa do sal.

Afinal não fica nada salgado, o sal preserva o sabor e ajuda a que o peixe não fique seco.

As ervas aromáticas costumo pôr dentro da barriga do peixe, juntamente com rodelas de limão.

E já não faço há muito tempo, agora me lembrei.

Um beijo do Algarve e votos de bom fim - de - semana!

Sandra Martins

Babette disse...

Ana,
Que bom que levou daqui inspiração. Já a concretizou?

Mar,
É realmente muito bom. Vai-te apetecer que é mesmo um milagre essa coisa do sal não se entranhar todo no peixe. Comprei no El corte inglês o saquinho de sal de 2
Kg que diz que é mesmo próprio para cozinha no forno.

Sandra,
Fica realmente bonito e especial, este prato. Da próxima vez também não vou juntar os coentros à parte do sal. O sabor não passou, de todo, por isso não há que desperdiçar.

Beijo
Babette