segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Hot Ketchup


A colheita de tomates, este ano, foi tão abundante que, para além das receitas habituais, houve também espaço para algumas novidades. Como este ketchup, baptizado de "hot" pelo travo dos pimentos picantes que levou. Fica uma delícia barrado no pão para um hamburger caseiro, para "molhar" as batatas fritas aos palitos, para acompanhar pratos de carne. O Rodrigo ficou fã e é sempre o candidato a rapar a colher...


Ingredientes

1 Kg de tomates cereja bem maduros
2 cebolas
2 dentes de alho esmagados
6 pimentos padron verdes 
1 pedaço de gengibre ralado
250 ml de vinagre
1 chávena de chá de açúcar amarelo
2 colheres de chá de molho de peixe  

Preparação

Lavar bem os tomates cereja, retirar-lhes o pé e cortá-los ao meio. Colocar num tacho, juntamente com todos os restantes ingredientes, com excepção do molho de peixe (ou de soja). Levar ao lume, mexendo ocasionalmente até levantar fervura. Reduzir depois a temperatura e deixar cozinhar suavemente até que tenha atingido a consistência desejada (quase de compota), o que deve acontecer em cerca de 30 a 40 minutos. Retirar do lume e juntar o molho de peixe. Levar a ferver por mais 2 minutos e apagar o lume. Triturar com a varinha mágica. Colocar o ketchup, ainda quente, em frasquinhos previamente esterilizados. 

Bom Apetite!




4 comentários:

Su Delícia disse...

Deve ser óptimo!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Diogo Marques disse...

Eu adoro ketchup, assim picante e natural ainda melhor :)

______________________
aculpaedasbolachas.com

Babette disse...

É uma delícia! Não se compara, de facto, aos de compra... Ficámos fãs.
Babette

Mar disse...

Deve constituir mesmo um upgrade, relativamente ao ketchup de compra. Já tinha olhado com atenção para a versão da Ilídia, no seu "acre e doce", olho agora para esta tua hipótese. Também com atenção.

Um beijo.

Mar