quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Pizza Mais que Perfeita



Sim, é arriscado usar algumas palavras. Como o "nunca" ou o "sempre", o "irreversível" ou o "perfeito". Têm um quê de desafiar o seu significado. E mostrar que se calhar não, que revemos muitos desses sentidos, mais cedo ou mais tarde.... Mesmo com esta ressalva, arrisco a dizer que, pelo menos por agora, as nossas pizzas são, aos nossos olhos, perfeitas. Apurámos um nadinha a forma de confecção da massa, pré-aquecendo o tabuleiro em que a colocamos no forno, obtendo assim uma massa muito, muito estaladiça. Um bom vinho, ingredientes simples e boa companhia fizeram o resto. 


Ingredientes

Massa de Pizza (Quantidade para 1 pizza familiar - 4 pessoas - ou 4 pizzas pequenas)

350 gr de farinha tipo 55
4,7 gr de fermento de padeiro em pó
1/2 colher de sopa de açúcar
200 ml de água
25 ml de leite magro
30 ml de azeite
3/4 de colher de sopa de sal

Recheio

8 colheres de sopa de molho de tomate
2 bolas de queijo mozzarella fresco
150 gr de chourição
folhinhas de manjericão
queijo mozzarella ralado
azeite

Preparação

Massa de Pizza: Começar por dissolver o fermento na água (tépida) e misturar o açúcar. Na taça da batedeira, com o gancho de pão, colocar a farinha e a água misturada com o fermento e o açúcar. Ligar a batedeira em velocidade reduzida e deixar misturar os ingredientes. Bater por 2 minutos. Juntar então o azeite, o leite e o sal. Bater por mais uns minutos até que todos os ingredientes estejam bem integrados e a massa pareça elástica. Retirar a massa para uma superfície enfarinhada e amassar mais um pouco com as mãos. Formar uma bola, tapar com um pano de cozinha e deixar repousar por 1 hora. Ao fim desse tempo, dividir a massa em várias porções (mais ou menos consoante o tamanho das pizzas pretendidas), formar de novo pequenas bolas de massa e deixar levedar por mais 30 minutos em lugar seco e sem correntes de ar. Pré-aquecer o forno a 275ºC, com o tabuleiro dentro do forno

Recheio: Preparar o molho de tomate. Barrar a(s) pizza(s) com o molho de tomate, dispor as fatias de chourição e de mozzarella fresca e polvilhar generosamente com queijo mozzarella ralado. 

Retirar o tabuleiro do forno e colocar a pizza (cuidado para não se queimarem!). Levar a(s) pizza(s) ao forno por 5 a 10 minutos, ou até que fique(m) bem tostada(s). Retirar do forno, polvilhar com manjericão fresco e regar com um fio de azeite. Servir de imediato.

Bom Apetite!



4 comentários:

Mar disse...

Ontem (e tu bem sabes porquê), teria sido mesmo consolador ter uma pizza destas à minha espera. Só com molho de tomate e muito queijo, que já sabes que sou um tédio nisto de pizza:)
Mais que perfeito parece bem. Por mais utópico que possa parecer. Mas as utopias são cada vez mais necessárias.

Um beijo.

Mar

Diogo Marques disse...

Mais do que perfeita mesmo! E com esses "acompanhamentos" melhor ainda :)

______________________
aculpaedasbolachas.com

Su Delícia disse...

Que bela pizza!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Babette disse...

Mar,
Sei que sim ;( Para ti, já sei que só servia uma "pizza-tédio". No fundo eleges o melhor: pão, queijo e tomate. E vamos acreditar em algumas utopias! Só assim é possível continuar a sonhar...

Diogo e Susana:
É tão boa!!!

Babette