segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Doce de Ameixa Rainha Cláudia com Cardamomo


Estou, aos poucos, a guardar o Verão em frascos de vidro. Doce de Tomate, Doce de Pêssego, Doce de Ameixa. A fruta do tempo quente guardada para quando os dias de frio nos pedirem mantas, chá, e bolo de iogurte barrado com um pouco de um doce a saber aVerão...



Ingredientes

500 gr de Ameixas Rainha Cláudia (peso das ameixas já descascadas e descaroçadas)

250 gr de açúcar
alguns caroços
6 sementes de cardamomo esmagadas
1 gole de Vinho do Porto

Preparação

Colocar num tacho as ameixas partidas em pedaços pequenos e envolver no açúcar. Deixar a macerar por 1 hora. Entretanto, colocar numa rede alguns caroços e 6 sementes de cardamomo previamente abertas e esmagadas. Colocar no tacho com a fruta e o açúcar e deixar ferver até obter o ponto estrada (colocar um pouco do doce num prato raso: com uma colher traçar um sulco; se esse sulco se mantiver, ou seja, se ficar uma "estrada" no doce, está obtido o ponto), cerca de 20 a 25 minutos (os caroços são uma fonte natural de pectina, pelo que a sua utilização vai acelerar a obtenção do ponto certo). Retirar do lume e adicionar 1 bom gole de Vinho do Porto. Guardar em frascos esterilizados, que só devem ser fechados depois do doce completamente arrefecido.

Bom Apetite! 


4 comentários:

Ilídia disse...

Este ano ando preguiçosa. Não tenho feito as minhas conservas de verão, como de costume. Apenas doce de amora. Tenho de ver se ainda vou a tempo de guardar uns bocadinhos de verão em frascos :) Talvez faça conserva de figo. Gostei muito do teu doce. Cardamomo é das minhas especiarias preferidas.

Um beijo de boa semana,
Ilídia

Babette disse...

Vais a tempo certamente ;) Esta minha vida de formiguinha também é recente, depois de uns dias (semanas) em que não me apetecia nada cozinhar...
Uma boa semana!
Parece que o Outono vai chegar em breve...
Babette

Mar disse...

É mesmo disso que se trata: guardar o Verão e fragmentos da sua abundância. As ameixas, os figos, as uvas, o tomate. E sim, lá mais para a frente, num Domingo frio, bolo de iogurte com doce de ameixas e uma especiaria há-de saber mesmo a conforto. Assim seja.

Um beijo.

Mar

PS: Tu cortas no açúcar, amiga saudável:)

Babette disse...

Mar,
Corto, sim ;) Mas olha que está bem docinho! Os caroços também ajudam a obter o ponto certo. Não se preserverá certamente por muitos, muitos meses, mas ao ritmo dos pequenos-almoços e lanches cá de casa, esse não será o problema!
Babette