No mesmo dia em que cristalizei numa compota as últimas ameixas Rainha Cláudia, fiz também um doce de tomates cereja. Tão bom que ficou! Encorpado, saboroso e com uma cor muito apetitosa. Tem sido a companhia perfeita das lascas de Quejio da Ilha que têm finalizado os nossos jantares de fim-de-semana...
Ingredientes
1,6 Kg de tomates cereja bem maduros
800 gr de açúcar
2 paus de canela
canela em pó
Preparação
Lavar bem os tomates cereja, retirar-lhes o pé e cortá-los ao meio. Colocar num tacho, juntamente com o açúcar e envolver bem. Deixar macerar por 1 hora. Juntar os paus de canela e levar então ao lume, mexendo ocasionalmente até levantar fervura. Reduzir depois a temperatura e deixar cozinhar suavemente até que o doce tenha atingido a consistência desejada (colocar um pouco do doce num prato raso: com uma colher traçar um sulco; se esse sulco se mantiver, ou seja, se ficar uma "estrada" no doce, está obtido o ponto), o que deve acontecer em cerca de 30 a 40 minutos. Retirar do lume e juntar canela em pó, a gosto. Levar a ferver por mais 2 minutos e apagar o lume. Colocar o doce, ainda quente, em frasquinhos previamente esterilizados.
Bom Apetite!
6 comentários:
Nem de propósito, abri o frasquinho ontem à noite:) Com bolo de cenoura e café inofensivo, enquanto víamos a vitória "indie" aí no Porto:)
Delicioso! E uma textura ligeira. Ainda bem que houve essa abundância:)
Um beijo.
Mar
impecável!
Que maravilha!!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/
Os meus pais colheram imensos tomates cereja mas não tive coragem de fazer doce. Ainda tenho uns, que vou gastar hoje numa fritatta mas a maioria foi comida a "bicar" pelo meu filho. Enviei-lhe imensas vezes uma caixinha com tomate cereja e bagos de uva para o lanche na escola. Ele adora :)
O teu doce deve ser muito bom. Seria o destino perfeito se o meu rapaz não gostasse tanto :)
Um beijinho e boa semana!
Mar,
Que bom que houve o conforto de um doce de tomate no domingo à noite. E mais ainda que tenhas gostado ;)
Susana,
Obrigada
Vera,
Um dos meus filhos é muito tomateiro mas só gosta dos grandes, como ele diz. Chama aos tomates cereja "tomates de brincar". Vê lá tu o pirralho! Se o teu rapaz um dia deixar experimenta o doce. Ele também vai gostar ;)
Babette
Olá, obrigada pela receita - não se encontram muitas deste doce!
Fiz (alterei uma ou outra coisita) e ficou uma autêntica delícia. Muito obrigada!
http://dietatipogenetico.blogspot.pt/2013/12/doce-de-tomate-cereja.html
Enviar um comentário